10 maneiras de desperdiçar dinheiro e como evitá-las

Gastar dinheiro é fácil. Poupar requer disciplina. Descubra 10 maneiras de desperdiçar dinheiro e como deixar de o fazer.

10 maneiras de desperdiçar dinheiro e como evitá-las
Pense bem antes de deitar dinheiro fora

Na habitação, no carro, em lazer ou na comida. São várias as maneiras de desperdiçar dinheiro. Por muito que queiramos economizar, nem sempre é fácil controlar as despesas. Se está nos nossos exemplos, talvez esteja na altura de tomar uma atitude e de arranjar formas de contornar o problema.

10 maneiras de desperdiçar dinheiro e como inverter a situação


1. Usar cartões para efetuar pagamentos

pagar pay cartao card

O uso dos cartões para pagar despesas diárias veio para ficar. No entanto, não o deve fazer em exclusividade porque, em muitos casos, essa comodidade também é uma das maneiras de desperdiçar dinheiro. Isto porque não estamos constantemente a verificar o saldo e não temos uma sensação tão real dos gastos como quando pagamos com dinheiro e o vemos a desaparecer.

Dica: quando for às compras, leve dinheiro em vez de cartões e verá que gasta menos.

2. Compra de artigos que mal usa

As pessoas tendem a investir grandes quantias de dinheiro em roupa para uma ocasião especial, como casamentos, mas depois o seu uso restringe-se a esse momento. É um erro comum e o investimento não é pequeno.

Dica: compre roupas elegantes, mas que sejam multifacetadas e que também possam ser usadas noutro tipo de ocasiões, como reuniões importantes, cocktails, um encontro mais formal ou uma saída especial.

3. Compras de artigos com pouca qualidade

roupa compras shopping

Por outro lado, algumas pessoas compram roupa para o dia a dia de pouca qualidade. Muitas vezes, o resultado é a insatisfação, o que faz com que se deixe de usar as roupas rapidamente, ou as peças acabam por se estragar depressa.

Também há quem arrisque comprar algumas peças de roupa ou acessórios aos quais não dão uso por serem excêntricos ou difíceis de combinar. Essas roupas e acessórios acabam por ficar no guarda-fatos a “apanhar pó”.

Dica: invista em meia dúzia de peças de boa qualidade e às quais dê uso para justificar o investimento.

4. Compras por impulso

É talvez a principal forma de desperdiçar dinheiro. Os descontos são apelativos, mas por vezes levam a compras desnecessárias.

Dica: para parar com as compras por impulso, opte por uma espécie de período de carência. Obrigue-se a esperar 24 horas para comprar algo que viu e desejou adquirir. Esse período será fulcral para perceber se realmente precisa de comprar determinado artigo.

5. Pressão dos pneus do carro

pneus tyres

A pressão certa dos pneus é fundamental para que estes durem. No entanto, muitas vezes desleixamo-nos, acabando por ser obrigados a trocar de pneus mais depressa do que poderíamos ter feito.

Dica: uma simples verificação regular da pressão dos pneus do carro – por exemplo, quando vai abastecer – permite-lhe fazer este controlo que tem em vista a poupança.

6. Ir ao supermercado de barriga vazia

As compras no supermercado representam uma boa fatia do orçamento familiar, mas se as fizer com fome a percentagem será ainda maior. Pessoas com fome tendem a efetuar mais compras desnecessárias em comida.

Dica: coma antes de ir às compras.

7. Desperdício alimentar

desperdicio alimentar food waste

desperdício de comida, para além de ser um ato irresponsável, também é uma das mais flagrantes maneiras de desperdiçar dinheiro.

Dica: antes de ir às compras faça uma lista de necessidades para evitar comprar coisas em excesso que acabam por se estragar. Tente também aproveitar as sobras de comida que ainda esteja boa para fazer outros pratos. Ainda antes de cozinhar, aprenda a calcular a quantidade de comida que, normalmente, é consumida em sua casa, para não cozinhar quantidades a mais.

8. Energia

Ter a televisão ligada sem ninguém a prestar atenção, lâmpadas que gastam mais energia ou potência energética contratada acima do necessário são algumas das maneiras de desperdiçar dinheiro e de prejudicar o ambiente.

Dica: ao ler este artigo vai ver como há várias formas de poupar na energia.

9. Água

agua water chuveiro shower

Deixar a torneira aberta enquanto esfrega os dentes ou se ensaboa no banho são maneiras de desperdiçar dinheiro e de gastar aquele que talvez seja o recurso natural mais importante para a nossa sobrevivência e que é cada vez mais escasso.

Dica: fechar a torneira não custa nada. Eduque-se para seu bem e de todos. E veja aqui mais formas de poupar água.

10. Comer fora

Às vezes, almoçamos ou jantamos fora sem necessidade. Por muito que haja promoções em refeições, nem sempre se justifica ir comer a um restaurante. Assim como muita gente come fora durante a semana, mesmo tendo copas perfeitamente aceitáveis nos seus locais de trabalho.

Dica: se combinou estar com a sua melhor amiga, porque não fazer um jantar em casa? Fica mais barato, não sentem a pressão de libertar a mesa para os próximos clientes e ainda podem falar sem restrições e sem terem que gritar para se fazerem ouvir.

Se tem um local de trabalho fixo e com copa, invista nas marmitas.

Veja também: