7 maneiras de desperdiçar dinheiro

Conheça sete maneiras de desperdiçar dinheiro. Saiba ainda como parar de desperdiçar dinheiro. 

7 maneiras de desperdiçar dinheiro
E como parar.

Na habitação, no carro, em lazer ou na comida são alguns dos exemplos onde muitas pessoas encontram maneiras de desperdiçar dinheiro.

Por muito que queiramos economizar dinheiro, não é raro desperdiçarmos dinheiro sem que sequer estejamos conscientes disso. Conheça sete maneiras de desperdiçar dinheiro e saiba como parar de o fazer.
 

7 Maneiras de desperdiçar dinheiro (e como parar)

 

1. Usar sempre o cartão de débito/crédito para efetuar pagamentos

É um clássico, mas não há como o contornar. O uso dos cartões para pagar despesas diárias veio para ficar, no entanto, não o deve fazer em exclusividade pois, em muitos casos, essa ‘comodidade’ também origina desperdício de dinheiro. Por exemplo, nas idas ao supermercado leve apenas dinheiro e verá que gasta menos.

 

2. Comprar artigos de uso diário de pouca qualidade

É um erro muito comum e uma das maneiras de desperdiçar dinheiro. Por exemplo, tendencionalmente as pessoas investem grandes quantias de dinheiro em roupa para uma ocasião especial (casamento, comunhão, etc.), mas depois o seu uso restringe-se a esse momento.
Por outro lado, compram roupa para o dia-a-dia de pouca qualidade. No entanto, depois acaba por não ficar satisfeito ou a durabilidade é reduzida. O ideal é investir o seu dinheiro naquilo que vai usar mais. Ficando satisfeito, acabará por reduzir a vontade de comprar mais.

 

3. Compras por impulso

É talvez a principal forma de desperdiçar dinheiro. Descontos, tendências, entre outras, são apelativos, mas levam, por vezes, a compras desnecessárias. Para parar com as compras por impulso, opte por uma espécie de ‘período de carência’. Coloque em si mesmo o hábito de esperar 24 horas para comprar algo que viu e desejou adquirir. Esse período será fulcral para perceber se realmente precisa/quer comprar o determinado artigo.

 

4. Não verificar a pressão dos pneus do carro

A pressão certa dos pneus é fulcral para a durabilidade dos mesmos, no entanto, menosprezamos a importância desta máima e somos obrigados a trocar de pneus bem mais cedo do que o desejável. Um simples verificação regular da pressão dos pneus do carro (por exemplo, quando vai abastecer), permite-lhe economizar dinheiro.

 

5. Ir ao supermercado de ‘barriga vazia’

As compras no supermercado representam uma boa fatia do orçamento familiar, mas se as fizer com fome a percentagem será ainda maior. Pessoas com fome tendem a efetuar mais compras desnecessárias em comida. Almoce/jante em casa e só depois faça as suas compras.

 

6. Deitar comida fora

O desperdício de comida gera enorme desperdício de dinheiro e, infelizmente, continuamos a fazê-lo com frequência. Antes de ir às compras faça uma lista de necessidades para evitar desperdícios. Tente também aproveitar as sobras (congelar ou reaproveitar noutra receita).

 

7. Desperdício energético

Televisão ligada sem ninguém a prestar atenção, lâmpadas que gastam mais energia ou potência energética contratada acima do necessário são algumas das maneiras de desperdiçar dinheiro e o ambiente. Mudar pequenos hábitos ou aplicar melhorias (utilizar lâmpadas economizadoras, por exemplo) representam poupança de dinheiro e o ambiente agradece.

Veja também: