Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
17 Jul, 2018 - 00:00
4 cuidados a ter com a pressão dos pneus

4 cuidados a ter com a pressão dos pneus

Francisco Rodrigues

A pressão dos pneus do seu carro é um fator importante não só na maneabilidade do carro, mas também na economia de combustível. Com as nossas dicas, vai manter-se em segurança enquanto poupa.

O artigo continua após o anúncio

A pressão dos pneus tem de ser controlada regularmente, pois esta afeta vários aspetos da condução, desde a travagem ao consumo de combustível. Ter os pneus bem cuidados não só o vai ajudar a poupar dinheiro, como também o vai ajudar a manter-se seguro na estrada e a sua vida vale mais do que qualquer outra coisa.

4 cuidados para ter os pneus prontos para tudo

1. Verifique a pressão regularmente

A pressão dos pneus deve ser verificada, pelo menos, uma vez por mês para garantir que está sempre como deve estar. Com a condução, os pneus vão perdendo pressão e se nada for feito começará a sentir a diferença. De modo a estar mais seguro, deve também verificar a pressão antes de fazer viagens longas. Se não souber qual a pressão indicada para os pneus do seu carro, deve consultar o manual do proprietário.

2. Mantenha a pressão correta

Pode parecer óbvio que manter a pressão dos pneus correta é necessário mas muitos condutores não o fazem. É sabido que ir acima da pressão indicada ajuda a poupar combustível, uma vez que a aderência ao piso é menor. No entanto, isto diminui a vida útil do pneu e ao diminuir a aderência faz com que seja mais difícil controlar o carro, o que não dá muito jeito, especialmente, em situações criticas.

Por outro lado, manter a pressão abaixo da indicada faz com que os pneus aqueçam em excesso, e com que o consumo de combustível seja maior. O ideal, é mesmo cumprir a pressão recomendada.

3. Dê uma vista de olhos aos pneus de vez em quando

A não ser que algo corra muito mal, os pneus são a única parte do carro em contacto com o chão. Logo, deve verificar estado dos pneus de vez em quando para se certificar de que não há pequenas fugas de ar ou se não estão demasiado gastos. Estes fatores afetam a perda de pressão dos pneus e podem vir a dar-lhe dores de cabeça. É aconselhado, também, pedir a um profissional para dar uma vista de olhos aos seus pneus, pelo menos, uma vez por ano.

4. Não se esqueça do sobresselente

O pneu sobresselente pode estar pacientemente à espera do seu momento mas, mesmo assim, precisa de ser inspecionado de vez em quando, apenas para prevenir a necessidade de o usar um dia e este não ter pressão para ajudar o carro a seguir caminho em segurança. Imprevistos acontecem e o sobresselente pode fazer a diferença entre ficar preso no meio de nenhures à espera de ajuda, ou seguir caminho.

Veja também: 

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp