10 maus hábitos de quem corre: combata-os e previna-se

A corrida é uma modalidade desportiva bem mais complexa do que parece e envolve muitos cuidados. Estes maus hábitos de quem corre têm que ser ultrapassados.

10 maus hábitos de quem corre: combata-os e previna-se
Invista na sua saúde e na qualidade da sua prática desportiva

Os maus hábitos de quem corre precisam de ser definitivamente ultrapassados, sobretudo porque o que está em risco é a saúde em geral dos praticantes desta modalidade desportiva. A corrida exige um esforço muito grande do corpo e esse desgaste precisa de ser compensado e bem gerido até para aproveitar devidamente os seus benefícios.

Uma correta alimentação e hidratação são alguns dos fatores-chave para essa gestão, bem como o equipamento que usa na prática desportiva. Mas os cuidados não se ficam por aqui. Conheça aqui os maus hábitos de quem corre e, se for um dos adeptos da corrida, tente ultrapassá-los definitivamente.

10 maus hábitos de quem corre

1. Correr demasiado

Se está a retomar ou a iniciar esta modalidade desportiva, o tempo de corrida não deve ser extenso, muito pelo contrário. Aumente gradualmente os tempos, de forma a ir preparando e habituando o corpo ao desgaste da corrida.

2. Má alimentação

maus-habitos-de-quem-corre

Aproximadamente duas horas antes da sessão de treino, os especialistas aconselham uma alimentação variada, sobretudo com a presença de frutas e hidratos de carbono complexos.

Após o treino, as proteínas e os hidratos de carbono simples são muito aconselhados.

3. Falta de protetor solar

Este é, provavelmente, um dos principais maus hábitos de quem corre – esquecer-se de usar protetor solar. Como passa muito tempo exposto ao sol, sobretudo na primavera e no verão, tenha sempre cuidado em proteger a pele.

4. Falta de exercícios preparatórios

Não estamos aqui a referir-nos aos exercícios de aquecimento ou de mobilidade articular que faz imediatamente antes da corrida. Referimo-nos a exercícios de preparação do “core” – sobretudo prancha e abdominais, essenciais para a correta preparação física do adepto da corrida e que devem ser feitos todos os dias (mesmo nos que não corre).

5. Começar a corrida a grande velocidade

maus-habitos-de-quem-corre

Convém que as primeiras sessões de corrida sejam quase a um ritmo de passeio, sem forçar os músculos nem o coração. Posteriormente, pode ir aumentando não só o ritmo da passada, como também a distância do seu percurso de corrida.

Deste modo, evitará dores musculares, lesões mais graves ou mesmo problemas respiratórios.

6. Ser o seu próprio médico

Outro dos muitos característicos maus hábitos de quem corre – a auto-medicação, a toma de anti-inflamatórios para as dores musculares e o uso excessivo de gelo. Se uma qualquer dor perdurar mais de três dias consulte rapidamente o seu médico, pois pode estar perante uma lesão grave.

7. Saltar os exercícios de aquecimento

maus-habitos-de-quem-corre

De vez em quando, e apenas por preguiça, decidimos saltar uma das premissas vitais de quem corre – o aquecimento. Não é nada aconselhável, sobretudo para prevenir lesões musculares.

Por isso, antes de começar qualquer treino deve sempre fazer uma ronda de aquecimentos dinâmicos, que ponham o corpo todo a mexer. O aquecimento aumenta a circulação muscular e ativa o sistema neuromuscular e, por esta razão, são aconselháveis os exercícios de mobilidade articular – ao nível de joelhos, pernas, braços e tornozelos e alongamentos suaves, por exemplo.

8. Não dormir tempo suficiente

Estudos demonstram que poucas horas de sono podem prejudicar a performance do seu treino e comprometer a recuperação, imunidade ou mesmo a objetividade do pensamento. Cada um de nós precisa de um número diferente de horas de sono, mas, em média, tente dormir entre 7 a 8 horas.

9. Não descansar devidamente após o treino

O chamado “overtraining” – excesso de treino – pode contribuir para gerar uma série de problemas, desde lesões a uma perda de motivação. Tente reservar um a dois dias de descanso total para dar aos seus músculos a oportunidade de recuperarem.

10. Não stress, relaxe.

Sim, são muitos os cuidados que a modalidade da corrida exige. Todavia, tente não se esquecer que corre para se sentir melhor e não para andar ‘stressado’.

EQUIPAMENTO DE CORRIDA ADEQUADO

Para que se sinta o mais confortável possível durante a prática da corrida estas são as nossas sugestões de equipamento para mulher.

maus-habitos-de-quem-corre

Comprar >>

E de equipamento para homem.

maus-habitos-de-quem-corre

Comprar >>

 

Veja também: