A melancia engorda? Mito ou verdade?

É uma das frutas típicas de verão! Mas há uma eterna dúvida que a acompanha: afinal a melancia engorda ou emagrece?

A melancia engorda? Mito ou verdade?
5 razões para comer melancia

Verde por fora; cor de rosa por dentro; mais de 90% de água e muitos nutrientes. Assim é a melancia, a fruta do verão! Mas será que a melancia engorda?

A fama da melancia carateriza-a como uma fruta constituída maioritariamente por água. Mas será que os benefícios da melancia se resumem ao seu poder de hidratação?

A melancia engorda?

melancia engorda

A melancia é uma das frutas que mais consenso reúne quanto aos seus benefícios. Na verdade, os nutricionistas são unânimes ao reconhecer o valor desta fruta: rica em vitaminas A, C, licopeno, antioxidantes, aminoácidos,  potássio e baixo teor de açúcar.

Conheça então os 5 benefícios de comer melancia:

1. Prevenção de cancro

prevenção de cancro

Para além da sua riqueza em antioxidantes e, também, vitamina C, a melancia, à semelhança do tomate, contém ainda licopeno, a substância que lhe confere a cor vermelha.

Esta é uma substância que tem sido associada a um menor risco de cancro, nomeadamente o cancro da próstata, cancro da mama e pulmão.

2. Prevenção da asma

prevenção da asma

O mito de que a melancia engorda, não tem grandes razões de ser. Ou seja, para além de não engordar, a melancia é ainda uma fruta que se encontra recomendada para as crianças.

Isto porque, ao ser rica em vitamina C, a melancia funciona como uma fruta de prevenção da asma.

Caraterizada como uma doença do foro respiratório, a asma é também uma doença com tendência a manifestar-se na infância e, que acompanha o indivíduo para a vida.

3. Hidratação

Nos dias mais quentes, uma forma de contornar a desidratação é comer melancia. Através das suas elevadas quantidades de água, conseguimos manter os níveis de água equilibrados.

Para além disto, durante as longas tardes de verão pode ainda fazer um lanche saudável e divertido para as crianças, seja em sumos; smoothies ou partindo a melancia aos triângulos.

Veja aqui um vídeo que demonstra diferentes formas de desfrutar da melancia:

4. Prisão de ventre

sementes da melancia

O facto de ser rica em água e fibra, é mais um argumento que vem ajudar a esclarecer a dúvida se a melancia engorda.

Com efeito, as fibras e água caraterizam a melancia como uma fruta que ajuda a prevenir a obstipação, promovendo a regularidade do trânsito intestinal, o que por sua vez, ajuda a emagrecer.

No entanto, as suas sementes têm também propriedades laxantes. Uma opção para as tornar úteis passa por colocar as próprias pevides nos batidos.

5. Pele

pele

O consumo desta fruta torna-se ainda mais convincente se conhecermos todas as vantagens da vitamina A, que lhe estão associadas.

Ao conter um nutriente necessário para a produção de sebo, a vitamina A ajuda assim a manter a pele hidratada e protegida, contribuindo ainda para um cabelo e unhas hidratados.

Cuidados a ter com o consumo de melancia

malefícios da melancia

Como já vimos, não há motivos para dúvidas se a melancia engorda. Na verdade, não só não engorda, como o seu consumo é ainda recomendado.

Contudo, e, apesar de ser reconhecida como uma fruta saudável, o seu consumo não deve ser exagerado. Isto porque as vitaminas C e o licopeno em excesso podem causar sintomas como a diarreia ou outro qualquer desconforto intestinal.

Já no caso do potássio o seu consumo em demasia – hipercalemia – pode causar um ritmo cardíaco anormal, que pode tornar-se perigoso.

Assim e, de forma geral, a melancia pode ser consumida com segurança e sem demais riscos para a saúde.

Veja também:

Continuar a Ler