Helena Peixoto
Helena Peixoto
01 Fev, 2017 - 14:41
8 alimentos ricos em potássio

8 alimentos ricos em potássio

Helena Peixoto

Tremor? Descubra como aliviar o mal estar através dos alimentos ricos em potássio – um mineral essencial ao nosso corpo.

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O potássio um mineral muito importante para a regulação do nosso organismo e pode equilibrar a nossa saúde. Com a principal função de distribuir a água pelo corpo, ajudar no relaxamento muscular e na regulação das atividades neuromusculares, o potássio é essencial para manter a vitalidade em dia.

Mas como consumi-lo e onde encontrar este super nutriente poderoso? Para facilitar a tarefa de incluir este mineral na dieta, listamos para si os alimentos ricos em potássio – e que devem entrar para a lista de compras.

Tome nota.


Alimentos ricos em Potássio

É muito importante incluir na nossa dieta diária alimentos que contenham este mineral indispensável, e isso pode ser muito saboroso. Conheça a lista que criamos para si e bom proveito.

Banana

As bananas encabeçam a lista dos alimentos ricos em potássio. Uma porção de 100g de banana possui incríveis 358mg de potássio!

A banana é também uma excelente aliada nos períodos pré e pós exercício físico, dando e repondo a energia necessária que o nosso corpo precisa.

Batata

Cerca de 100gr de batata apresentam 379mg de potássio, um número bastante elevado. As opções de preparação são inúmeras e quem manda é a imaginação: assadas, cozidas, em puré, a murro… É só escolher!

Batata-doce

A batata doce aproxima-se dos níveis da batata normal, uma vez que 100g deste alimento têm 230mg de potássio. Este é um dos alimentos ricos em potássio que é tendência no universo fitness – e que não deve eliminar do seu menu semanal.

Tomate

Este fruto – sim, o tomate é um fruto – é também uma excelente opção quando o assunto é a aumentar os níveis de potássio no organismo. Uma chávena de chá de tomate consegue reunir cerca de 450mg deste mineral. Incrível?

Feijão branco

O feijão branco, muito utilizado na confeção de feijoada e de sopas, é também dos alimentos ricos em potássio. Cerca de 100g de feijões brancos levam ao prato 561mg deste mineral.

Abóbora menina

A abóbora menina, além de extremamente saborosa, traz a vantagem de ser muito rica em potássio. Cerca de 100g de abóbora contêm 437mg de potássio. Consuma em sopas, purés, ou assada….as sugestões não se esgotam.

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Iogurte natural

Um iogurte natural contém cerca de 510mg de potássio, o que o coloca no cabaz dos alimentos ricos em potássio. Esta é uma excelente opção para comer na hora do lanche, e ainda ajuda a regular o trânsito intestinal!

Abacate

O abacate, além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, é muito rico em potássio: em cada 100gr de alimento encontram-se 485mg do mineral. Agora já não tem desculpa para adiar fazer aquele guacamole que tanto queria experimentar!

Calma, ainda há muito mais potássio!

Se ainda não ficou satisfeito com o top que fizemos para si, aqui vai uma lista de outros alimentos ricos em potássio:

  • Feijão Preto
  • Figo
  • Salmão
  • Feijão manteiga
  • Atum
  • Cogumelos
  • Peito de frango
  • Espinafre
  • Damasco
  • Amora
  • Cenoura
  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Pimento verde
  • Pêssego

Falta de potássio? Fique atento

Em casos de défice de potássio, podemos desenvolver alguns problemas de saúde – leves ou severos, mas sempre muito incómodos -, tais como:

  • Abdómen distendido;
  • Fortes cãibras;
  • Reflexos diminuídos;
  • Vómitos;
  • Falta de ar;
  • Coração dilatado;
  • Formigueiro em certas zonas do corpo;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Problemas cardíacos;
  • Confusão mental.

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