AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Qual é a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego?

Antes de marcar a sua próxima entrevista de emprego é melhor ler as nossas dicas e garantir que escolhe a melhor altura possível.

Qual é a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego?
Alguma vez se questionou sobre isto? Então saiba a resposta.

Enviou várias candidaturas, esperou várias semanas (ou meses) mas eis que finalmente o telefone tocou e alguém do outro lado quer marcar uma entrevista de emprego consigo. Por norma os recrutadores limitam-se a informar data, hora e local da entrevista, mas desta vez "passam a bola para si" e perguntam quando estaria disponível para agendar uma entrevista. E agora? Quais são mesmo as melhores alturas para marcar uma entrevista?
 

4 Dicas para marcar a entrevista de emprego para a hora e dia certos

Depois de meses de espera, muitas candidaturas finalmente uma entrevista de emprego. Com o entusiasmo do momento é normal que se sinta tentado a agendar logo para o dia seguinte. Não o faça! A escolha da data e hora da sua entrevista deve ser estratégica, para que possa tirar todo o partido do tempo da entrevista e impressionar os seus recrutadores. Mas como saber qual a melhor altura para marcar uma entrevista? Bem, o site Glassdoor reuniu algumas dicas que o podem ajudar a encontrar a resposta.
 

1. Evite agendar a entrevista para as primeiras horas do dia de trabalho

Ser o primeiro entrevistado não é tão positivo quanto possa pensar. Muito pelo contrário. Agendar entrevistas para as primeiras horas de trabalho pode ser contraproducente para si. Por esta altura o recrutador ainda está a “entrar no ritmo”, a percorrer mentalmente o trabalho que tem pela frente durante o resto do dia ou pode até chegar atrasado. Isto sem falar que provavelmente não é a melhor altura para se destacar aos olhos dos recrutadores, já que por norma, a seleção se faz com base em comparações entre candidatos, se for o primeiro será a base para o termo de comparação para os restantes e isso nem sempre é bom.

 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

2. Não marque entrevistas para o final do dia

Se ser o primeiro não é positivo, ser o último muito menos. Por esta altura o recrutador já conta com várias horas de trabalho, está cansado e a pensar já no trabalho do dia seguinte. A capacidade de decisão do recrutador é afetada ao longo do dia e nas últimas horas do dia já não estará no seu melhor e você pode ser o único prejudicado.
 


3. Evite entrevistas imediatamente antes ou depois do almoço

Dizem que “no meio está a virtude”, mas não neste caso. Se antes de almoço o tempo da entrevista pode ser consideravelmente diminuído por – isso mesmo – ser hora de almoço, depois de almoço pode significar uma longa espera.

 

4. Fins de semana ou períodos de férias são também para evitar

Segundas e sextas não são (de todo) os melhores dias para agendar uma entrevista. O recrutador está prestes a ir de fim de semana ou acabou de regressar dele e tem imenso trabalho para finalizar ou iniciar, respetivamente. E pode dar-se o caso de não estar totalmente focado na sua entrevista. O mesmo acontece com o período antes do início das férias ou após as mesmas, alturas em que o recrutador preocupado em organizar ou retomar o seu trabalho. Nestas situações corre o risco de ver a entrevista a ser marcada e remarcada, por vezes.

 

A altura ideal?

Se realmente lhe for dada a oportunidade de sugerir uma data e hora para a entrevista, os especialistas sugerem entre as 10 e as 11h30, sendo a terça-feira uma boa opção para si.

Claro que nem sempre vai poder escolher a altura ideal para a entrevista, mas pode (sempre!) aproveitar os minutos que lhe são destinados para mostrar todo o seu potencial e arrasar na entrevista de emprego.


Veja também: