Belinda Sá
Belinda Sá
10 Out, 2017 - 13:13

Saiba qual a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego

Belinda Sá

Depois de enviar o currículo, o melhor cenário é ser contactado para uma entrevista. Descubra qual a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego.

Saiba qual a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego

Em primeiro lugar, antes de saber o que deve e o que não deve dizer numa entrevista de emprego, o mais importante é estar a par de dicas essenciais sobre como marcar uma entrevista de emprego.

Além de estar preparado para responder às perguntas clássicas, é também importante saber dar resposta, em primeiro lugar, a uma questão básica, mas que pode orientar, a priori, um percurso que mal começou: afinal quando se deve marcar uma entrevista de emprego?

Ao seguir os conselhos abaixo, o mais provável é assegurar o próximo passo e aí sim, leia bem este artigo se quer estar bem preparado.

Qual a melhor altura para marcar uma entrevista de emprego?

Ser o primeiro nem sempre é bom

É verdade que “assim já despacha o assunto”, mas quando se trata de conquistar um posto de trabalho que suscitou o seu interesse, a questão que se coloca não é, de todo, “despachar assuntos”.

Regra geral, num dia em que um recrutador tem vários potenciais candidatos a uma vaga existente, por mais experiência que tenha, custa um pouco a entrar no ritmo – sobretudo se as entrevistas começarem logo de manhã. Quer isto dizer que é vantajoso para ambos que esta tenha lugar mais tarde.

Se possível, não coloque tanta pressão sobre si e dê lugar a candidatos mais ansiosos. Encare o tempo como um bónus e prepare-se ainda melhor. Isto poderá fazer a diferença.

Evite, por outro lado, ser o último

Regra número dois para marcar uma entrevista de emprego: nem o primeiro, nem o último. Tanto um como outro têm demasiada pressão e, por vezes, não encontram, do outro lado, a melhor disposição. Este processo é cansativo para ambos os lados, o que pode ser um ponto negativo para o seu sucesso se optar por marcar uma entrevista de emprego para o final do dia.

placeholder-1x1

Antes ou depois da pausa para almoço?

Ora bem, ninguém disse que este tema sobre quando marcar uma entrevista de emprego era fácil. Uma vez excluídas as primeiras e últimas horas do dia, parece que antes ou depois do almoço será, eventualmente, a melhor opção para marcar uma entrevista de emprego. Nem uma nem outra.

O problema que se coloca antes da hora de almoço é o facto de as pessoas estarem mais agitadas – seja por fome, por necessidade de pausa, ou por terem outros assuntos a tratar a meio do dia. Por outras palavras, é maior a probabilidade de cair no erro e ter um destes comportamentos proibidos numa entrevista.

Se já aprendeu a controlá-los, pode ser que quem o entrevista não consiga esconder tão bem a impaciência e o frenesim que paira no ar antes do horário de almoço. Neste caso, a linguagem corporal de quem o entrevista pode influenciá-lo de forma negativa.

Em relação a marcar uma entrevista de emprego depois do almoço, esteja preparado para esperar. Pelo menos a primeira hora que se segue à pausa deve ser reservada à inércia e até é aceitável que isso aconteça. Houve uma quebra no ritmo do dia e precisamos de mais tempo para voltar ao trabalho.

A hora ideal

Se lhe for concedido o privilégio de poder decidir – neste caso, prefira a palavra “sugerir” – para que horário vai marcar a entrevista de emprego, escolha o período entre as 10h00 e as 11h30. Neste período do dia, já não há desculpas quanto à inércia e ao ritmo. Além disso, houve tempo para preparação prévia e acertar os últimos detalhes antes de ser colocado à prova.

Outro assunto importante é que nesta fase do dia está bem acordado, de maneira que vai estar mais atento, evitando cair nestas perguntas que são uma autêntica rasteira.

Dias a evitar

Segunda e sexta-feira dispensam justificações. A não ser que algum destes dias seja véspera de feriado – também uma escolha a evitar – resta apenas terça, quarta e quinta. A escolha mais sensata deve ser a terça-feira, uma vez que estamos “mais fresquinhos” e porque há mais uns dias pela frente, durante os quais a empresa pode, porventura, tomar uma decisão. O facto de não ter uma quebra do fim de semana pelo meio ajuda também a manter a memória acerca do que aconteceu durante a entrevista.

Veja também: