Quais os melhores meses para viajar?

É certo que viajar faz bem, mas é ainda mais certo que se viajar em alturas do ano em que a sua carteira não sofra, faz ainda melhor. Saiba quais.

Quais os melhores meses para viajar?
Dicas sobre a melhor época do ano para viajar

Existem, de facto, melhores meses para viajar. Viajar é, para muitas pessoas, uma maneira de aproveitar a vida ao máximo, conhecendo novos locais, novas culturas e novas pessoas. Viajar é remédio santo para quem está a precisar de umas boas doses de energia. Certo é que, ao longo do ano, há certos meses que são melhores e mais propícios para viajar para um destino à sua escolha, fazendo jus às suas economias.

Há sempre vantagens e desvantagens quando escolhe viajar numa certa altura do ano. Contudo, ao escolher uma época oportuna ao local que quer visitar poderá gastar muito menos do que previa, isto é, em termos turísticos, a época baixa. Deste modo, pode aproveitar muito mais as atrações que se encontram na zona que quer visitar, pois há menos filas e o atendimento é mais personalizado para quem é turista.

Por conseguinte, não há uma época ideal e perfeita para viajar, consoante as preferências do consumidor. Todavia, fique a conhecer o que de melhor pode aproveitar em cada estação do ano no âmbito de viagens e quais os meses favoráveis para viajar para não ter muitos gastos.


Primavera:

A primavera é a melhor da estações do ano para fazer uma viagem. São os meses primaveris os mais indicados e os melhores para viajar devido a duas fortes razões: preços baixos e clima super agradável. Caso escolha destinos como a Suíça, o frio é suficiente para esquiar, mas se prefere Paris é garantia que haverá calor suficiente para tomar um copo numa esplanada nas ruas parisienses. Esta é uma estação instável, por isso caso prefira viajar entre março e junho vá preparado para qualquer temperatura que possa surgir.


Verão:

Para os apaixonados por praia, o verão é a melhor época do ano para viajar, porém não é a mais económica. Do final de junho até meados de setembro, os preços são salgados como a água do mar e as atrações estão sempre cheias, não dando a hipótese de as visitar convenientemente. Contudo, é a altura do ano ideal para viajar com crianças e para aproveitar melhor os dias de férias porque os dias são longos e as noites mais curtas.


Outono:

No outono, o clima é semelhante ao da primavera, ou seja bastante instável. Até ao fim de novembro, os preços são acessíveis e as atrações não estão lotadas. Nesta época, dia a dia o sol vai permanecendo brilhante no céu até à chegada do inverno.


Inverno:

O inverno é a estação do ano ideal para quem gosta de férias com frio. Nesta época, com o contexto do Natal, os preços são altos em zonas com neve, especialmente em hotéis, atrações, museus e restaurantes.


E agora? Quando viajar?

Os melhores meses do ano para viajar são, sem dúvida, os meses da primavera:
  • março;
  • abril;
  • maio;
  • junho.

E os meses de outono:
  • setembro;
  • outubro;
  • novembro.

Por várias razões: preços acessíveis e baratos, as atrações raramente estão lotadas e os preços de entrada não são caros, e o clima é ameno, ou seja, não sofre com altas temperaturas de calor nem passa frio com as terríveis temperaturas negativas que possam existir.

Para além disso, são nestes meses que, geralmente, existem promoções de passagens aéreas com preços reduzidos e atrativos, quartos de hotel com preços imperdíveis e a tão aclamada época de saldos em roupas. Ao viajar nestes meses pode atingir promoções que vão até aos 40%. Outra forte vantagem é uma maior tranquilidade ao andar pelas ruas, frequentar pontos turísticos e visitar museus, visto que a densidade de pessoas desce acentuadamente, sobretudo em grandes cidades como Londres, Paris e Roma. Aliado a isto, estão os descontos dos bilhetes de entrada nas atrações o que faz com que aproveite melhor o lugar onde está como turista. Com esta tranquilidade, pode conhecer a fundo a verdadeira identidade do povo da região que visita, algo crucial numa viagem.

Por último, ao viajar entre março e junho e setembro e novembro, os melhores meses do ano para fazer uma viagem, saiba que ao haver menos turistas, é-lhe oferecido um atendimento mais personalizado, ou seja, a atenção e disponibilidade dos funcionários são superiores, porque é mais tempo e mais preocupação para atender bem o turista que visita o local.

Agora já sabe em que meses pode viajar sem ter muitos gastos, por isso aproveite as nossas dicas e conheça o mundo!


Veja também: