Tem 65 anos ou mais? Há ofertas grátis que está a perder!

Aproveite a sua reforma da melhor forma e usufrua das vantagens a que tem direito. Conheça quatro ofertas gratuitas para os 65+.

Tem 65 anos ou mais? Há ofertas grátis que está a perder!
Quatro coisas gratuitas para os 65+

Ofertas gratuitas para os 65+? É certo que existem, mas sabe quais são? Já se sabe que entrar na reforma garante uma série de benefícios fiscais e descontos/vantagens em produtos e serviços que, no entanto, muitas vezes não cobrem na totalidade da perda de rendimentos por deixar de trabalhar.

Se é o seu caso, esteja atento a este artigo e descubra como aproveitar os descontos para quem entra na reforma. Saiba tudo sobre as vantagens gratuitas a que tem direito depois dos 65 anos.

4 ofertas gratuitas para os 65+

senior

1. Cartão Municipal do Idoso

Para pessoas com 65 anos – ou mais – está disponível o Cartão Municipal do Idoso (também denominado de Cartão Sénior Municipal). A ferramenta permite, entre outros benefícios, o acesso algumas ofertas gratuitas.

Como o próprio nome indica, o Cartão Municipal do Idoso depende dos Municípios, ou seja, as suas vantagens dependem dos mesmos. No entanto, são muitos os Concelhos a aderir e, em alguns casos, os cartões permitem, por exemplo, entradas gratuitas em programas culturais promovidos pela respetiva Câmara, além de descontos nas taxas municipais ou no preço dos medicamentos (nas farmácias). Consulte a sua autarquia para ficar a par de todas as vantagens.

2. Descontos e isenção de taxas

Os reformados que tenham uma Conta Poupança Reformado — conta de depósito a prazo sem risco, com condições especiais para os reformados que não recebam uma pensão superior a três vezes o ordenado mínimo nacional — também usufruem de alguns serviços gratuitamente, nomeadamente a isenção de imposto sobre as sucessões, doações e transmissões por morte, e isenção do pagamento do imposto do selo nas transmissões gratuitas do saldo da conta ou isenção de IRS dos juros da conta, caso não ultrapasse o valor determinado em Orçamento de Estado.

3. Serviços de saúde

Na saúde também existem ofertas gratuitas para os 65+. As pessoas com mais de 65 anos têm direito, por exemplo, à vacina da gripe de forma gratuita. Ao abrigo do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (Benefícios adicionais de saúde — CSI) têm ainda acesso, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através de um cheque-dentista que lhe é passado pelo Médico de Família.

4. Transporte e reparação da casa

Para saber tudo a que tem direito gratuitamente depois dos 65 anos, deve ainda informa-se junto da sua autarquia, pois em alguns casos existem apoios municipais adicionais, nomeadamente nos transportes ou reparação da casa, por exemplo.

Veja também: