Saiba tudo sobre a osteoartrite

A osteoartrite não tem cura, mas existem formas de gerir melhor os sintomas e aprender a viver melhor com a doença. Fique a saber como.

Saiba tudo sobre a osteoartrite
A osteoartrite é uma doença crónica nas articulações

A osteoartrite é um dos tipos mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Esta doença crónica ocorre quando a cartilagem protetora localizada entre os ossos começa a ficar desgastada.

Apesar de a osteoartrite poder danificar qualquer articulação no corpo, as articulações mais frequentemente afetadas são as das mãos, joelhos, anca e coluna.

Podendo afetar pessoas de todas as idades, esta doença é mais comum em pessoas com mais de 65 anos.

Causas e sintomas da osteoartrite

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem entre as articulações começa a desgastar, provocando dor, rigidez e inchaço.

Não existe uma causa específica para esta doença. Os fatores de risco da contração de osteoartrite incluem o envelhecimento, obesidade, lesões anteriores nas cartilagem e desgaste desta, fraqueza nos músculos das coxas e fatores genéticos.

Os sintomas desta condição variam em função das articulações que estão a ser afetadas e do modo que estas estão a ser danificadas. Os sintomas mais comuns são dor e rigidez, sobretudo depois de o doente acordar ou depois de ter estado a repousar. As articulações afetadas podem também inchar, especialmente após atividade física mais intensa. Estes sintomas tendem a desenvolver ao longo do tempo, não aparecendo de forma repentina.

Alguns exemplos de sintomas são:

  • Articulações doridas e rígidas (especialmente nas ancas, joelhos e costas, após inatividade prolongada ou atividade intensa);
  • Movimentos limitados ou rigidez que desaparece com movimento;
  • Sons de cliques ou estalido quando uma articulação dobra;
  • Inchaço na articulação;
  • Dor mais aguda após atividade física ou ao final do dia.

Estes sintomas podem dificultar a execução de tarefas diárias no trabalho ou em casa. Fazer a cama, abrir uma caixa, usar um rato de computador ou até conduzir, são exemplos de ações que ficam muito dificultadas ou até impossíveis de realizar. Quando ataca os membros inferiores do corpo, a osteoartrite pode dificultar o andar e a capacidade de subir escadas, por exemplo.

Se não forem geridos com atenção, estes sintomas podem prejudicar bastante a vida social e profissional. No entanto, os sintomas da osteoartrite podem ser controlados com eficiência, apesar de não haver cura para esta doença.

Tratamento da osteoartrite

Não há cura para a osteoartrite, mas a condição pode deixar de piorar caso se tomem medidas preventivas e se apliquem mudanças no estilo de vida que permitam viver melhor com esta doença e a aliviar os sintomas.

Ser ativo e fazer exercício físico e alongamentos vai ajudar a atenuar a dor, prevenindo também o aumento de peso.

O uso de medicação como analgésicos, e a aplicação de cremes e loções ajudam a reduzir a inflamação e, por conseguinte, a lidar melhor com a dor.

A prática de terapia ocupacional, alternativa e fisioterapia, bem como o uso de dispositivos de assistência também são opções que podem melhorar a gestão desta doença.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser uma boa solução para reparar ou substituir articulações que estejam bastante danificadas.

Em suma, é possível ter alguma qualidade de vida mesmo sofrendo de osteoartrite. Permanecendo fisicamente ativo e tendo atenção ao peso já ajuda a evitar a progressão da doença, lidando melhor com a dor e melhorando a função das articulações.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.