Potência Contratada: está a pagar eletricidade a mais?

Os aparelhos elétricos funcionam a uma determinada potência. A Potência Contratada ao seu fornecedor de energia define quanto vai pagar de luz ao fim do mês.

Potência Contratada: está a pagar eletricidade a mais?
Todos os aparelhos elétricos têm indicação da potência a que funcionam

Se lhe acontece frequentemente o quadro da eletricidade “ir abaixo” ou o disjuntor disparar, saiba que isso pode acontecer porque está a ultrapassar o nível de Potência Contratada para a sua habitação.

O que é a Potência Contratada?

A Potência Contratada define o valor máximo de eletricidade que uma instalação elétrica (neste caso, uma casa) pode receber. Ou seja, o nível da Potência Contratada vai determinar o número máximo de aparelhos elétricos que podem estar ligados ao mesmo tempo. Acaba por ser uma estimativa à volta da necessidade de energia, mediante o seu gasto mensal de eletricidade.

Cada aparelho tem uma indicação da sua potência, da energia que consome. Estes valores são expressos em watts, mais concretamente em kW por hora. 1kW é igual a 1000W, que por sua vez é igual a 1kVA – quilovolt ampere – medida que define a potência disponível. Ou seja, um aparelho de 1000W de potência vai precisar de 1kW de energia para ser alimentado durante uma hora.

Existem bastantes opções de Potência Contratada, 13 segundo a EDP, sendo que os valores mais comuns para residências se situam entre os 3,45 kVA ou 6,9 kVA. Este valor tem de ter em consideração o somatório dos aparelhos que tem em casa, o número de pessoas que os usam e o número de horas de cada um.

Deve também ter em consideração de que forma usa os seus dispositivos elétricos: por exemplo, se tem a televisão ligada durante muitas horas, se usa o computador para trabalhar, ou quando e quantas vezes por semana usa a máquina de lavar a roupa.

contas

Como sei qual é a minha Potência Contratada?

Para saber qual é a sua Potência Contratada, basta consultar a fatura da eletricidade. Por norma, essa informação encontra-se junto dos seus dados de consumidor (nome, contribuinte e morada). Nessa secção pode ver a Potência e a tarifa que utiliza.

Posso alterar esse valor? Como?

É possível alterar o valor da Potência Contratada para evitar pagar ou gastar luz a mais, ou simplesmente evitar problemas constantes no quadro, caso necessite de uma Potência Contratada superior.

Antes disso, faça uma simulação e consulte as tabelas de consumo energético. Seja consciente acerca da utilização de aparelhos elétricos na sua habitação. Tenha em atenção a indicação de potência de cada eletrodoméstico e dispositivo. Depois precisa de contactar o seu fornecedor para que uma equipa se desloque para fazer a alteração. A potência contratada pode ser alterada várias vezes sem qualquer custo para o consumidor.

Poupança

Ao fazer a simulação e verificar as indicações de consumo de cada um dos seus aparelhos, e a utilização que faz deles, pode chegar à conclusão que tem potência a mais contratada, o que significa que pode estar a pagar mais luz do que o necessário para as suas necessidades.

Escolher dispositivos e eletrodomésticos com maior eficiência (A+ ou superior, por exemplo), pode ajudar a reduzir a potência contratada.

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