Primeira entrevista de emprego? 7 dicas essenciais

Siga as 7 dicas que lhe damos para ter o sucesso que pretende na sua primeira entrevista de emprego.

Primeira entrevista de emprego? 7 dicas essenciais
Dicas importantes para a sua primeira entrevista de emprego

É a sua primeira entrevista de emprego, o dia está a chegar, mas não sabe como agir? Damos-lhe 7 dicas que deverá seguir para alcançar os seus objetivos de trabalho, impressionando o seu entrevistador.

7 dicas essenciais para a primeira entrevista de emprego


1. O que deve vestir?

Lembre-se que a imagem é a primeira impressão que passa ao seu entrevistador. Por isso, procure usar um código de vestuário adequado. Será uma primeira forma de mostrar que é realmente importante para si conseguir aquela vaga.

Mesmo que o trabalho para o qual está a concorrer seja na área operacional, mostrar cuidado na apresentação é crucial para marcar a diferença junto do entrevistador.

2. Fale de forma correta e nunca em demasia

A segunda dica que lhe damos é para que tenha cuidado com a forma como se exprime verbalmente. Procure falar num português correto e educado, e diga apenas o que considerar necessário, de acordo com o que lhe for perguntado. Cuidado também com a forma como se dirige ao entrevistador e com o que diz.

3. Esteja bem informado sobre a empresa

Antes de ir à sua primeira entrevista de emprego, prepare-se cuidadosamente, recolhendo toda a informação necessária sobre a empresa em causa. Procure informação na Internet sobre a história da empresa, sobre o que lá se faz, o que produz, qual o seu tamanho, quais os concorrentes diretos, como se encontra posicionada relativamente a esses concorrentes, etc.

entrevista de emprego

4. Preveja alguma das questões que serão colocadas

Na maior parte das entrevistas para determinada área, há questões que são sempre colocadas pelos entrevistadores. Pesquise na Internet quais são essas questões e também as respostas que poderá dar para ir de encontro ao que o entrevistador procura. É sempre uma forma inteligente de prever qual a resposta que esperam de si.

5. Saiba valorizar os seus traços de personalidade

Uma vez que ainda não deverá, em princípio, ter experiência de trabalho anterior, procure salientar, junto do entrevistador, as características da sua personalidade que poderão interessar à empresa, assim como a forma como acha que poderá contribuir para o crescimento da mesma.

6. Evidencie a sua formação académica

Como se trata da sua primeira entrevista de emprego, e para não sair a perder, em comparação com outros candidatos que certamente terão experiência anterior na área, evidencie a sua formação académica. Refira unidades curriculares que teve ao longo do curso e que podem ser uma mais-valia para a empresa.

Coloque também o foco na formação em contexto de trabalho, que possa ter tido. Pode ainda evidenciar conhecimentos de línguas e informática, e formações e workshops a que possa ter assistido ou que possa ter frequentado.

7. Evite estar nervoso

Por fim, procure manter a calma ao longo da entrevista. Seja você mesmo e nada terá a temer! Se for alguém que fica ansioso com alguma facilidade e teme que isso o prejudique na entrevista, pesquise técnicas de relaxamento que possa colocar em prática antes do momento em que estará cara a cara com o entrevistador. Relaxe e tudo correrá melhor!

Estas são as dicas fundamentais que temos para si. Desejamos que a sua primeira entrevista de trabalho corra da melhor forma!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.