Proteção solar no inverno: 3 razões para usar

O protetor solar é necessário ao longo de todo o ano e não apenas durante os meses de verão. Confira três motivos para usar proteção solar no inverno.

Proteção solar no inverno: 3 razões para usar
Está frio? Chove? Neva? De qualquer forma, use protetor solar

Não está tempo para ir à praia e pouca pele fica fora das camisolas, calças e agasalhos, mas a verdade é que a radiação UV existe mesmo durante os meses mais frios do ano. Por isso, é importante apostar numa boa proteção solar no inverno. Tome nota das 3 razões para usar sempre protetor e não esqueça: cuidar da pele é tarefa para todo o ano.

Proteção solar no inverno: porquê usar

O sol não tira férias e para evitar problemas de pele ou o fotoenvelhecimento, é necessário apostar na aplicação diária de um bom creme com fator de proteção solar. Os raios UVA são os grandes vilões durante o inverno, uma vez que os UVB diminuem de intensidade por esta altura.

Sabia que o tipo UVA pode provocar lesões pré-malignas, perda da elasticidade, rugas finas e manchas?

Confira as 3 principais razões para não sair de casa sem proteção solar:

1. Em casa. Mesmo dentro de casa, estamos sujeitos aos danos provocados pelo sol. Os raios UV têm a capacidade de ultrapassar os limites dos vidros, entrando no conforto do lar através das janelas. Se trabalha próximo de uma, use proteção solar (mesmo em dias cinzentos).

2. Pele seca. O protetor solar também ajuda a hidratar as peles mais secas. Opte por um que tenha glicerina ou lanolina na composição e evite os que têm uma base de gel ou de álcool.

3. Na neve. Sabia que a neve reflete até 80% da temida radiação UV? Estar em locais com gelo ou neve significa que deve apostar na proteção solar, tal como se fosse à praia.

Dicas para proteção solar no inverno

Os dermatologistas dizem que a proteção solar deve ser aplicada, idealmente, pela manhã e por volta do meio-dia. Estas indicações são gerais, podendo ser adaptadas aos dias que fogem à rotina.

O importante é não esquecer: entre as 10h e as 15h, os cuidados com a pele exposta não podem falhar. É durante este período do dia que os raios solares prejudiciais atuam com maior intensidade. Sempre que necessário, reforce a proteção solar e reaplique o creme a cada duas horas.

Veja também: