8 excelentes razões para ir a Roma este ano

A cidade eterna é um destino fabuloso. Se ainda lhe restam algumas dúvidas, a nossa lista de razões para visitar a capital italiana vai deixá-lo convencido.

8 excelentes razões para ir a Roma este ano
Roma é um museu a céu aberto

Romantismo, história, gastronomia, pura sedução italiana: não são poucas as razões para ir a Roma. Neste guia, condensamos os motivos favoritos que nos levam a fazer regularmente as malas e rumar até à cidade eterna. Estamos certos de que ficará igualmente apaixonado.

8 bons motivos para visitar Roma

A história

roma antiga coliseu

Poucas cidades se podem gabar de ter uma história tão rica, poderosa e fascinante. Um passado admirável que continua vivo, devido a um forte sentido de respeito pelo património. Os vestígios da Roma Antiga sucedem-se a cada esquina, sendo o incontornável Coliseu a sua principal marca. Todos os anos, cerca de seis milhões de pessoas visitam esta arena impressionante. De contemplação altamente recomendável, são também o Fórum Romano, o Monte Palatino e o Castel Sant’ Angelo.

A arte

fontana di trevi roma

Michelangelo, Donatello, Leonardo da Vinci, Botticelli, Salvi… estes são apenas alguns dos nomes que inscreveram o seu génio na cidade. Itália foi berço de artistas ímpares e Roma guarda muitas das suas obras-primas. Magníficas fontes, como a célebre Fontana di Trevi, cenário da icónica cena com Anita Ekberg e Marcello Mastroianni no filme La Dolce Vita; pontes, edifícios, igrejas, esculturas, pinturas e muito mais.

De facto, uma das mais fortes razões para ir a Roma é a sua infindável lista de tesouros artísticos, seja para apreciar a céu aberto ou sob a proteção de interessantes museus, como por exemplo a Galleria Borghese, os Museus Capitolinos, a Galleria Nazionale di Arte Moderna ou o contemporâneo Maxxi, sem falar dos concorridos Museus do Vaticano.

A comida

comida italiana

A gastronomia de um país e de uma cidade é cada vez mais um ponto de interesse para quem a visita e, neste campo, Roma mostra-se absolutamente imperial. A cozinha italiana dispensa apresentações e à semelhança do que acontece em todo o país, na capital, comer é muito mais do que alimentar-se, indo bastante mais além das pizzas e das massas.

É difícil comer mal em Roma – e em Itália, no geral – mas para uma experiência gustativa verdadeiramente original e com sabor local, aconselhamos que faça uma food tour. Há vários operadores que disponibilizam este tipo de visitas, como por exemplo o Eating Italy ou o Secret Food Tours.

A língua

Apesar de não estar no top das línguas mais faladas do mundo – já agora, sabia que o Português é a sexta língua mais falada? – o italiano é sem dúvida das línguas mais sedutoras, com vocábulos e expressões conhecidos em todo o mundo. Sobretudo para os ocidentais, nomeadamente para os povos cuja língua também tem origem latina, o italiano é sinónimo de melodia romântica. Poder contactar de perto com esta língua, na mais importante cidade italiana, é outra deliciosa razão para ir a Roma. Siete d’accordo con noi?

O Vaticano

vaticano roma

Um Estado dentro de uma cidade. Roma apresenta esta singularidade e tem no Vaticano uma das suas principais atrações. Seja por razões religiosas e pela fé ou apenas por motivações culturais, visitar o Vaticano é uma experiência memorável. Da simbólica Praça de São Pedro à famosa Basílica, e da majestosa Capela Sistina aos ricos Museus do Vaticano, estes são périplos obrigatórios para quem visita a “cidade eterna”.

A proximidade

De Lisboa a Roma são pouco mais de duas horas de voo, o que faz da cidade um excelente destino para toda a família. Para além disso, a localização de Roma no mapa do país, permite a quem a visita aceder a várias outras cidades e locais interessantes em pouco tempo. Ir até à altiva povoação de Calcata, à zona de Tivoli – com as suas elegantes Villas, à praia de Anzio ou à pitoresca vila de Genzano, são passeios fáceis de fazer a partir de Roma, no caso de uma estadia mais prolongada ou numa segunda visita à cidade.

O clima

O clima de Roma, de influência mediterrânica, é outro dos seus atributos. De facto, em termos de condições atmosféricas, qualquer altura do ano é boa para visitar a cidade. No Verão as temperaturas podem ser elevadas e no inverno a chuva pode atrapalhar um pouco, no entanto, com o vestuário, o calçado e os acessórios adequados, poderá usufruir de agradáveis dias em Roma seja qual for a estação do ano em que decida viajar. Se puder escolher, aposte na primavera e no outono, quando as temperaturas são amenas e há menos concentração de turistas na cidade.

As lojas

roma lojas

E nesta lista de razões para ir a Roma, não podiam faltar as compras. A moda e o design são outro dos cartões de visita do país e em Roma não faltam lojas de roupa, sapatarias e conceitos de decoração onde perder a cabeça. E ainda que os preços destes produtos possam ser incompatíveis com o seu orçamento, não deixe de passear pelas ruas comerciais e por espreitar as bonitas lojas.

Há de sempre poder comprar souvenirs gastronómicos, como por exemplo massas, arroz para risotto, conservas, licores e biscoitos, para referir apenas alguns dos produtos que o vão deixar de água na boca.

Já está rendido? O próximo passo é encontrar o melhor hotel ao melhor preço. Siga as nossas sugestões! 

Veja também: