AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para regressar ao trabalho após licença de maternidade

Se foi mãe recentemente e está agora na hora de regressar ao trabalho após licença de maternidade, estas são as dicas a seguir para se preparar!

5 dicas para regressar ao trabalho após licença de maternidade
Foi mãe recentemente? Este artigo é para si!

Regressar ao trabalho após licença de maternidade não é tarefa fácil. Durante o tempo em que esteve ausente, a cuidar de um bebé, manteve rotinas diferentes e voltar a mudar de registo, após esse período não é, de todo, pêra doce, mas também não é impossível! Com estas simples dicas vai conseguir regressar ao ritmo de trabalho num ápice! 


5 dicas para regressar ao trabalho após licença de maternidade


1. Cuide da sua aparência

Depois de vários meses a tratar de um bebé pode ter a tendência a descurar o visual. Se acha que isso aconteceu, na hora de regressar ao trabalho após licença de maternidade, há que compensar essa falha!

O que fazer para contrariar esta tendência? Aposte num novo corte de cabelo e em algumas peças de roupa novas. São pequenas coisas que podem fazer toda a diferença na sua autoestima!


2. Organize uma nova rotina de trabalho

Se tem de regressar ao trabalho após licença de maternidade o ideal é que, ainda antes desta acabar, comece a organizar uma nova rotina. Defina horários, quer para si, quer para o bebé, de forma a organizar previamente a sua nova rotina. Mantenha-se ativa durante o dia, aproveitando as horas em que o bebé está a dormir e comece a planear, à noite, o dia seguinte.



3. Prepare-se para o regresso ao trabalho

Prepare-se previamente antes do primeiro dia de regresso ao trabalho! Elabore uma lista de questões a colocar, relacionadas com os trabalhos que lhe dizem respeito, de forma a saber o que foi feito durante a sua ausência. Marque ainda uma reunião com o seu superior, para que o coloque a par de tudo o que se está a passar e coloque as questões que preparou.

Vai demonstrar que está pronta para voltar ao ativo! Este é o momento certo para abordar o seu chefe ou patrão acerca de questões como horário reduzido ou flexibilidade de horários, que podem ajudar a que organize de melhor forma o seu tempo.



4. Mantenha uma atitude positiva

Na hora de regressar ao trabalho após licença de maternidade, o lado profissional é de extrema importância, mas também as relações entre colegas e chefes. O truque para ser bem recebida por todos? Manter uma atitude positiva! Ainda que, no início, a ansiedade seja normal, preocupe-se em controlar as emoções, de forma a que o regresso seja mais fácil e equilibrado.



5. Seja pró-ativa

Ainda que, de início, voltar ao ritmo de trabalho possa parecer complicado, com o tempo vai conseguir mostrar que está de volta! Mostre a tudo e a todos o quanto gosta do seu trabalho, seja pró-ativa e trabalhadora. Todos vão adorar a sua postura e felicitá-la pelo seu esforço.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: