Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
02 Mai, 2018 - 11:00
4 dicas para conciliar maternidade e trabalho

4 dicas para conciliar maternidade e trabalho

Catarina Mesquita

Conciliar maternidade e trabalho pode constituir-se como um desafio diário que nem todos estarão prontos para enfrentar. Saiba como não ter de abdicar de nenhum dos dois.

O artigo continua após o anúncio

À medida que o Dia da Mãe se aproxima, é imperativo que se reflita sobre o quanto as mães podem ser verdadeiras heroínas na nossa sociedade, conseguindo conciliar maternidade e trabalho de forma eficaz e surpreendente. É, na verdade, incrível como tantas mulheres conseguem ser felizes na sua vida familiar e carreira, uma vez que são metódicas e organizadas.

Na verdade, nos dias que correm, equilibrar maternidade e trabalho pode, de facto, ser bastante complicado, principalmente quando não se tem uma estrutura familiar de suporte, como ajuda de familiares próximos. Nestes casos, encontrar o equilíbrio entre ser mãe e ter uma carreira pode ser ainda mais difícil. No entanto, há dicas que poderá ter em consideração, sem ter de abdicar de nenhum dos dois.

Como conciliar maternidade e trabalho? 4 dicas

maternidade e trabalho

1. Ter organização e estar focada nos seus objetivos

É importante que saiba exatamente quais são os seus objetivos na vida, organizando-se para que não falhe em nenhum dos papéis nobres a que se propõe, quer seja na vida pessoal como na profissional. Para que nada falha, possua uma agenda, de modo a organizar o seu tempo.

2. Tenha uma profissão de que realmente goste

Quando fazemos aquilo de que gostamos, tudo se torna mais fácil e leve. Portanto, se está num emprego que não a faz feliz e onde se sente como uma prisioneira diária, onde não têm compreensão perante a sua situação como mãe, talvez seja esta a altura de ponderar a mudança, dando uma volta à sua vida e encontrando o trabalho que a faz sorrir e que permite conciliar a sua vida profissional com o seu papel de mãe.

3. Divida as tarefas

Para conciliar maternidade e trabalho, tenha consciência de que é uma só e que, portanto, não consegue estar em todo o lado ao mesmo tempo. Por esse motivo, saiba dividir as tarefas com o seu companheiro, de modo a que ambos possam ter uma carreira e nenhum tenha de abdicar do sucesso e progressão na mesma.

4. Adquira hábitos de vida saudáveis

Para ter a energia necessária para enfrentar cada dia desafiante que se avizinha, terá de adquirir hábitos saudáveis, como fazer uma boa alimentação e ter tempo para exercício físico. Só estando bem de corpo e alma, poderá dar aos seus filhos e à sua carreira o melhor de si.

Siga estas dicas e verá como conciliar maternidade e trabalho já não será tão complicado como poderia parecer no início.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio