Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
14 Fev, 2020 - 10:11

Manter o foco no trabalho: 7 estratégias para aumentar a produtividade

Inês Silva

Conheça algumas dicas que o podem ajudar a manter o foco no trabalho: organização, gestão de tempo, prioridades e mais. Fique atento.

mulher concentrada a trabalhar

Manter o foco no trabalho nem sempre é fácil, é verdade. Por vezes, são muitas as solicitações e as distrações e até o ambiente pode não ajudar. Por exemplo, temperaturas demasiado quentes ou ou demasiado frias podem minar por completo a sua concentração.

Espaços abertos, por exemplo, acarretam mais ruído e lá se vai a concentração. As pessoas são todas diferentes e cada um tem de encontrar a própria forma de fazer render o trabalho para atingir os objetivos. Se para uns a música funciona como estímulo e motor de criatividade no trabalho, para outros, ela distrai e desconcentra, por exemplo. Seja como for, há truques que todos podem e devem experimentar.

Ter dificuldades em concentrar-se além de diminuir a sua produtividade, pode também prejudicar as suas relações de trabalho com erros descuidados e compromissos esquecidos e, por isso, é importante que não deixe a distração levar a melhor.

Espreite aqui algumas estratégias que podem ajudar a manter o foco no trabalho e experimente quais aquelas que podem funcionar melhor para si.

7 ESTRATÉGIAS PARA O AJUDAR A MANTER O FOCO NO TRABALHO

homem concentrado a trabalhar ao computador
1

Estabeleça prioridades

Se está cheio de trabalho e não sabe por onde começar, estabeleça prioridades. Se não vai mesmo conseguir fazer tudo, organize-se e comece por realizar as tarefas que não podem ser adiadas.

Defina, por exemplo, três objetivos para o dia e foque-se neles, não se disperse. Se for necessário, escreva uma pequena lista, use um post it ou um lembrete no telemóvel para que não se esqueça e possa manter o foco.

2

Elimine distrações

Elimine as distrações, sejam elas quais forem: barulho, música, colegas conversadores, Internet, redes sociais, telemóvel, mesa de trabalho desarrumada, etc.

Conheça os dois tipos de distrações

  • Distrações sensoriais

São distrações externas, são as coisas que acontecem à nossa volta, ou seja, colegas a conversar, telefones a tocar, movimentação de pessoas, música a tocar, etc.

  • Distrações emocionais

São distrações internas, ou seja, são os pensamentos que desviam a atenção do que se está a fazer, por exemplo, lembrar-se de um telefonema que tem que fazer, pensar na próxima reunião, etc.

Aprenda, também, a dizer “não” e concentre-se nos seus objetivos. Tem de haver determinação para alcançar o que pretende.

Em relação à Internet, experimente utilizar o RescueTime. Esta ferramenta monitoriza o tempo gasto com distrações e apresenta relatórios com métricas sobre os minutos despendidos em cada site.

3

Organize e organize-se

Se é daquelas pessoas que perdem tempo a procurar documentos, em suporte papel e no computador, talvez seja porque não os tem organizados de forma lógica, permitindo-lhe um fácil e rápido acesso.

Se for o caso, organize com nomenclatura adequada os seus e-mails, arquivos, papéis, agenda e, claro, arrume o espaço de trabalho. Acredite que menos é mais. A confusão e a falta de espaço não ajudam a manter o foco no trabalho. Experimente!

4

Recorra à técnica pomodoro

De certeza que já ouviu falar na técnica pomodoro, pois bem, a Focus Booster é uma aplicação com base nesta técnica que consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles.

Existem várias aplicações e ferramentas que trabalham com o pomodoro, mas a Focus Booster será uma das melhores. Com esta aplicação terá acesso a relatórios para identificar a sua evolução e o que ainda pode ser aprimorado. Assim, será muito mais fácil manter a concentração nas tarefas, fazendo render o seu dia e aumentar a produtividade.

5

Faça pausas

Pequenas pausas para respirar, caminhar um pouco, mudar de posição, comer ou beber algo podem trazer um novo fôlego e energia, prevenindo-se assim a distração e o cansaço.

6

Ponha a leitura em dia

Também os livros podem ser uma boa ajuda para conseguir eliminar a dispersão no trabalho e aumentar a sua produtividade. Aqui ficam alguns livros que poderá ler:

7

Cuide da sua saúde

Dentro e fora do local de trabalho é importante que cuide de si e da sua saúde. Opte por refeições e lanches saudáveis, hidrate-se, exercite-se, durma bem, relaxe, e crie ambientes agradáveis para trabalhar e descansar.

Defina uma hora de dormir e desligue os dispositivos eletrónicos uma hora antes para ter uma boa noite de sono. Alimentos ricos em gordura e açúcar também podem deixá-lo sonolento, por isso, opte por opções mais saudáveis como amêndoas, salmão e a couve que aumentam a energia.

Ninguém consegue manter o foco no trabalho se estiver cansado, com sono, com fome e sem energia.

Bom trabalho e mantenha o foco!

Veja também