Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
22 Mar, 2018 - 11:33

6 hábitos de vida saudável que todos devíamos adotar

Tatiana Carvalho

Ter hábitos de vida saudável é essencial para garantir uma boa saúde e bem-estar. Descubra 6 pequenos hábitos que vão fazer toda a diferença na sua vida.

6 hábitos de vida saudável que todos devíamos adotar

Incorporar hábitos de vida saudável na sua rotina pode ser uma forma de cuidar da saúde sem o compromisso de mudanças drásticas. Alterar pequenos detalhes pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e garantir-lhe uma boa saúde e bem-star.

6 hábitos de vida saudável que vai querer adotar

Tome o pequeno-almoço

placeholder-1x1

O pequeno-almoço é uma refeição importante por diversos motivos, afinal, é o responsável por iniciar a atividade metabólica do corpo e, consequentemente, evita os snacks menos saudáveis.

Estudos mostram que adultos que tomam um pequeno-almoço saudável têm mais probabilidades de terem um dia de trabalho satisfatório. Não sente fome de manhã? Não há problema, opte por alguma coisa leve e nutritiva, como granola com iogurte ou uma peça de fruta.

Planeie as refeições

placeholder-1x1

Planear as refeições é um dos hábitos de vida saudável que exigem um pouco mais de disciplina, mas que valem todo o esforço. Ter as refeições planeadas ajuda a poupar tempo, dinheiro e até um consumo desnecessário de calorias ou gorduras.

A organização pode envolver a preparação prévia da marmitas ou apenas uma ementa organizada. Isto ajuda também a evitar o desperdício de dinheiro com compras extras. Além disso, com snacks saudáveis à mão, torna-se mais fácil resistir ao bolo com café na hora da pausa.

Beba muita água

placeholder-1x1

Estar hidratado é um ponto importante para manter hábitos de vida saudável. Beber muita água ajuda a perder peso e contribui para o funcionamento geral do organismo, com o bónus de também deixar a pele linda. Uma dica para aumentar o consumo de água é dar sabor à bebida com pedaços de fruta como limão e laranja.

Mexa-se

placeholder-1x1

Em vez de se levantar da cadeira apenas para buscar outro copo de café, aproveite esses minutos para movimentar o corpo. Pequenos alongamentos, uma curta caminhada, 30 minutos ao dia são o suficiente para ao menos manter o corpo saudável. Se não tem como se exercitar por 30 minutos de uma só vez, divida esse tempo em pequenos intervalos ao longo do dia.

Viva offline

placeholder-1x1

Quando se fala em hábitos de vida saudável é imprescindível não ignorar a saúde mental. Que tal tentar controlar o impulso de estar sempre a verificar a caixa de e-mails ou as redes sociais? Tente programar um horário para simplesmente colocar o telemóvel de lado e fazer outras coisas, como ler um livro, estar entre amigos, meditar ou praticar uma atividade física, por exemplo.

Aprenda algo novo

placeholder-1x1

Aprender novas coisas mantém o cérebro ativo e saudável. Experimente fazer aquele curso que sempre teve vontade de fazer, mas que sempre adiou começar. Que tal uma aula de dança ou um curso de escrita criativa? Melhor ainda: aprenda uma nova língua. O processo mental faz bem ao cérebro e pode ajudar a evitar doenças como Alzheimer.

Veja também: