Teresa Campos
Teresa Campos
26 Mar, 2020 - 13:16

Técnicas de relaxamento para crianças: equilíbrio e saúde

Teresa Campos

As técnicas de relaxamento para crianças podem ser úteis para o bem estar interior do seu filho/a. saiba como pode ajudar a uma vivência mais equilibrada.

Crianças a relaxar

São cada vez mais os estudos que atestam a importância da meditação e de técnicas de relaxamento para crianças. Se, por um lado, atualmente, elas tendem a ser mais espirituais, estão também mais sujeitas a momentos de stress, circunstância transversal a todos os membros da sociedade contemporânea.

Por tudo isto, o equilíbrio e a tranquilidade parecem ser cada vez mais diferentes de alcançar, sobretudo com a profusão de informação e de tecnologias no quotidiano dos mais novos.

Os gadjets, que as crianças aprendem a manusear desde cedo, debitam uma quantidade de dados que é preciso compreender e integrar, aumentando consideravelmente a atividade cerebral dos jovens.

Tal faz com que seja premente atuar na saúde mental e física dos mais novos.

Meditação e técnicas de relaxamento para crianças

relaxamento para crianças
Há várias técnicas que podem ajudar a criança a relaxar

O stress nos mais novos

As causas do stress e da ansiedade nas crianças podem ser várias, mas o que é facto é que estes problemas são cada vez mais frequentes nos jovens. Eis alguns dos motivos para esta circunstância e que exigem um esforço de relaxamento para crianças:

  • Uso de tecnologias durante demasiado tempo.
  • Stress e agitação relacionados com as rotinas do dia-a-dia.
  • Agenda escolar exigente;
  • Pouco tempo para brincar e ser criativo;
  • Poucos espaços verdes para brincar.

Vantagens das técnicas de relaxamento para os mais novos

A prática da meditação pode ter muitos benefícios no relaxamento para crianças e jovens, tais como:

  • ajudar a perceber como atingir momentos de serenidade, bom senso e segurança.
  • tornar a criança mais segura e capaz de resolver mais rapidamente as suas dificuldades.
  • aumentar a qualidade de vida e transformar o cérebro emocionalmente.
  • auxiliar a mente e o corpo, promovendo uma personalidade forte, auto-estima, auto-afirmação, poder pessoal e a criatividade.
  • resolver medos e inseguranças, potenciando a autonomia e o amor como base.
  • ter mais concentração, relaxamento, foco, concentração e sucesso, especialmente em momentos de mais stress escolar como os testes
Suplementos vitamínicos para crianças
Não perca O que sabe sobre suplementos vitamínicos para crianças?

Exemplos de técnicas de respiração e de imagens mentais

Técnica 1

Comece por pedir à criança para inspirar lenta e profundamente. Depois de inspirar, o ar deve ficar retido durante 3 a 5 segundos. Finalmente, pode expirar lentamente.

Ao mesmo tempo que respira, a criança deve pronunciar mentalmente a palavra “relaxado”. Este exercício ajuda a recuperar o controlo do corpo e a sensação de calma.

Técnica 2

Diga à criança para imaginar que tem na sua mão direita uma flor e na sua mão esquerda uma vela.

Depois, ela deve simular que inspira o perfume da flor e, em seguida, que sopra a vela que, ilusoriamente, segura na outra mão. Deve repetir esta sequência de movimento, pelo menos, 10 vezes.

Técnica 3

Nesta técnica de relaxamento para crianças, peça-lhe para imaginar 10 velas acesas que sejam bem bonitas e coloridas. Depois, ela deve apagar uma vela de cada vez, expirando calmamente, de modo a apagar uma vela de cada vez, lentamente.

Este exercício faz com que a criança esteja focada naquelas imagens mentais, enquanto controla a respiração.

Conclusão

Outra grande vantagem é que a meditação é uma “tarefa” simples e rápida, na medida em que ela pode ter lugar em casa, no jardim ou na escola, podendo durar apenas breves minutos. Porém, os seus resultados a médio e longo prazo podem ser incríveis.

Em resumo, a meditação ajuda na criatividade artística e pessoal, no fomento da paz de espírito e no aumento da auto-estima e da auto-disciplina.

Além disso, aprender desde cedo a respirar e a ter pensamento positivo tornará os jovens em futuros adultos mais fortes e conhecedores das suas capacidades e características. O relaxamento para crianças pode ser fundamental para alcançar o equilíbrio desejado.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.