PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Retenção de líquidos: como tratar e quais os sintomas?

Descubra quais as principais causas da retenção de líquidos e aprenda a minimizar o desconforto que ela provoca. Elimine este mal estar da sua rotina com passos simples.

Retenção de líquidos: como tratar e quais os sintomas?
O segredo para reduzir a retenção de líquidos está à mesa

Pernas, mãos e abdómen inchados: sinais claros de um transtorno metabólico que pode ser evitado quando o foco está numa dieta equilibrada e na prática regular de atividade física. Sabe qual é alimentação indicada para combater eficazmente os edemas provocados pela acumulação de água no corpo? Descubra neste artigo como tratar e quais os sintomas da retenção de líquidos.
 
A retenção de líquidos nada mais é do que a acumulação de água que ultrapassa as barreiras das veias e passa para o espaço exterior, chamado de espaço intercelular, provocando o inchaço das zonas afetadas. Esta alteração do metabolismo manifesta-se quando a acumulação de líquidos no corpo ultrapassa os 75%.
 

Causas da retenção de líquidos

O problema acontece quando existe uma alteração que provoca o desequilíbrio hormonal, tornando difícil que o corpo regule naturalmente o nível de líquidos para aquilo que é considerado como saudável.

A retenção de líquidos pode ainda ser provocada ou agravada por um défice de proteínas, pelo excesso de sal na dieta ou pela deficiência nos níveis de determinados nutrientes, como as vitaminas B6 e C, o magnésio e o potássio, ou de ácidos gordos com efeitos conhecidos como antioxidantes, como é o caso dos ómegas 3 e 6.
 


Sintomas que denunciam a retenção de líquidos

  • Inchaço
  • Cãibras
  • Fadiga
  • Palpitações
  • Mal-estar geral
  • Queda de cabelo
  • Algumas alergias
  • Unhas quebradiças
  • Alteração do tónus muscular, que fica debilitado
 

Tratamento

Para tratar um quadro incómodo de retenção de líquidos, os especialistas aconselham uma verdadeira mudança de impacto nos hábitos alimentares. Se está a lutar para combater o excesso de água no corpo, aposte numa dieta rica em frutos secos, frutas frescas, verduras e proteínas naturais das aves, peixes e legumes.



Tratamento caseiro para a retenção de líquido: chá

Um excelente aliado para pôr fim à retenção de líquidos é o chá de erva-doce, uma vez que a bebida guarda substâncias importantes que ajudam o organismo a se desintoxicar através da eliminação do excesso de líquidos, por intermédio da urina.
 


Como fazer e como beber o chá de erva-doce? 

Vai precisar de:
  • 1 colher (de sopa) de erva-doce
  • 1 chávena de água
Para preparar:
Misture os ingredientes e deixe ferver por 5 minutos. Após a fervura, reserve o chá e deixe que arrefeça naturalmente. Coe e beba a infusão entre as refeições, três vezes ao dia. Caso sinta falta de adoçar a bebida, opte por fazê-lo com 1 colher de mel.
 
Veja também: