Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
03 Jul, 2017 - 09:29

Celulite: receitas caseiras para eliminá-la

Ana Luisa Santo

Chegou o verão! Mas o cenário nem sempre é perfeito por causa da celulite. Descubra como pode combater este problema com sugestões simples e caseiras.

Celulite: receitas caseiras para eliminá-la

A celulite é um problema para a maioria das mulheres. Estima-se que 8 em cada 10 mulheres desenvolvem esta afeção após a puberdade, atingindo com maior predomínio as regiões da coxa, glúteos e abdómen.

Caracteriza-se pelo aspeto de “casca de laranja” e a sua causa é multifatorial, pois está associada a fatores genéticos, desequilíbrios hormonais, má circulação, hábitos alimentares, sedentarismo e stress.

Surge pelo aumento do depósito de gordura na camada subcutânea, agravada por distúrbios linfáticos, redução da taxa metabólica, causando um congestionamento do tecido, afetando a aparência externa da pele e manifestando-se por irregularidades, aspeto baço e sem brilho.

Nem sempre é sinónimo de excesso de peso, ou seja, as pessoas com peso adequado também podem apresentar celulite, comprometendo a harmonia estética corporal.

placeholder-1x1

Clinicamente, a celulite pode ser classificada em três graus de evolução:

  • O Grau I é o estágio em que ainda não é visível, somente através da compressão do tecido entre os dedos ou pela contração voluntária;
  • No Grau II a celulite já é visível à inspeção, pois as depressões são percebidas mesmo sem a compressão dos tecidos ou contração do muscular;
  • O Grau III é a fase em que já se pode observar o comprometimento do tecido, mesmo no relaxamento, apresentando a área da pele enrugada e cheia de relevos.

Esta inevitabilidade estética é alvo de perseguição das mulheres e a caça aos melhores, mais inovadores tratamentos está na ordem dos dias de verão, sol, praia e mar! É sempre assim!

Como eliminar a celulite

Para além da correção alimentar, com redução do consumo de hidratos, gorduras e doces, o exercício físico é determinante para converter a celulite.

Existe ainda a aplicação de máscaras e cremes anticelulíticos, que pode preparar em casa e aplicar diariamente com resultados bastante favoráveis à eliminação da celulite. Pode também tomar uma infusão drenante para eliminar a acumulação de líquidos nos tecidos. Vamos por partes.

Gel anticelulítico

Misture gel de centelha asiática com gel de aloé vera, adicione 5 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: laranja amarga, limão e alfazema.

Máscara anticelulítica

Misturar argila branca ou rosa em pó com um pouco de água e adicionar uma colher de sopa de gengibre em pó e pimenta caiena em pó. Envolver com película aderente durante 30 a 40 minutos. Retirar com água.

Se quiser, pode ainda fazer uma máscara de argila verde em pó misturada com um pouco de água, obtendo uma consistência cremosa. Aplique cerca de 30 minutos e retite com água.

Infusão drenante

Esta infusão potencia o tratamento caseiro e deve beber ao logo do dia. Misture num litro e meio de água uma colher de sopa de:

  • Chá verde;
  • Cavalinha;
  • Dente-de-leão;
  • Pés-de-cereja;
  • Casca de laranja amarga.

Todos os ingredientes poderá adquirir em lojas dietéticas e ervanárias.

Veja também: