5 gestos diários que contribuem para sabotar a pele

É possível que esteja a sabotar a pele sem o saber ao fazer coisas tão simples como usar o smartphone na rua ou remover a maquilhagem com demasiada força.

5 gestos diários que contribuem para sabotar a pele
Saiba o que está a fazer mal

A pele é o maior órgão do corpo humano. É a camada que protege todo o organismo de agentes externos e requer cuidados especiais.

Geralmente, no verão, adotamos mais cuidados com a pele, por causa das idas à praia e da maior exposição solar, mas também devemos ter cuidados no inverno. E mesmo com todos estes cuidados, corremos o risco de sabotar a pele com alguns pequenos gestos.

Descubra se está a sabotar a pele


cuidados com a pele

1. Usar o smartphone na rua

Pode parecer estranho, mas usar o telemóvel na rua pode causar danos à pele. Por isso, tenha cuidado da próxima vez que estiver a verificar a sua caixa de email, publicar fotos e a responder a mensagens.

De acordo com um estudo recente, a luz UV é refletida nos pequenos ecrãs – incluindo smartphones, iPads, eReaders e computadores portáteis – e depois atinge a pele, o que acaba por provocar danos.

2. Colocar demasiada maquilhagem

A maioria das mulheres não se sente confortável em sair de casa sem maquilhagem. No entanto, é preciso notar que maquilhagem em demasia é algo muito prejudicial para a pele. Isto porque a pele precisa de contactar constantemente, da forma mais livre e natural possível, com o ambiente.

A maquilhagem interfere nesse processo, ao intervir no ciclo normal do funcionamento celular e ao diminuir a capacidade de regeneração natural da pele. Um truque para saber se colocou maquilhagem em demasia é verificar se consegue ver a própria pele através da maquilhagem.

3. Aplicar máscaras com demasiada frequência

As máscaras faciais têm vindo a adquirir muita popularidade mas têm de ser aplicadas na medida certa. É recomendável que tenha atenção às máscaras com opção de esfoliação, uma vez que o excesso de esfoliação pode resultar na produção excessiva de proteína por parte da pele, o que prejudica os poros e faz com que a pele fique envelhecida. Deve usar a máscara de esfoliação apenas uma vez por semana, complementando com a aplicação de creme hidratante.

4. Tirar a maquilhagem com demasiada eficácia

Deve sempre remover a maquilhagem com suavidade e sem pressa. Se esfregar a pele com demasiada força pode provocar irritações, inflamações e acelerar o processo de desenvolvimento de rugas.

Remova a maquilhagem usando algodão embebido no produto que retira a maquilhagem e passar o algodão delicadamente pela pele, sem esfregar.

5. Usar demasiados produtos

Usar muitos produtos para a pele é um erro bastante comum. Pessoas com pele normal devem usar apenas um produto básico de limpeza de pele e um creme hidratante. Caso tenha outros problemas de pele, deve consultar primeiro um dermatologista antes de usar vários produtos diferentes.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.