5 sinais de que precisa de ir ao dermatologista

Seja um pequeno sinal, uma ferida que custa a passar ou perda de cabelo, conheça 5 sinais de que precisa de ir ao dermatologista e não os ignore.

5 sinais de que precisa de ir ao dermatologista
Não ignore estes sinais e procure um especialista

Quantas vezes não negligenciamos um novo sinal na pele, uma ferida que demora mais tempo a sarar ou até mesmo a perda de grandes volumes de cabelo? Estes são apenas alguns sinais de que precisa de ir ao dermatologista.

De acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), existem em Portugal cerca de 300 especialistas nesta área. Os dermatologistas dedicam-se a diagnosticar e a aconselhar em todos os assuntos relacionados com a pele. Assim sendo, esteja atento aos sinais, pois a prevenção é sempre o melhor remédio.

Sinais de que precisa de ir ao dermatologista

1. Feridas que demoram a sarar

Este é um dos motivos para ir ao dermatologista. Uma ferida que demore semanas ou até meses a sarar é um indicativo de que algo está errado. Esteja atento ao aspeto geral da ferida, à cor do sangue e ao estado da pele em torno da ferida.

2. Sinais no corpo

Se reparou no aumento ou na mudança de cor dos sinais do seu corpo ou no aparecimento de novos sinais, está na altura de visitar o dermatologista. Esse pode ser um sinal de cancro de pele que não deve ser ignorado: quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Só em 2015, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) detetou 77 casos suspeitos e 112 sinais que seriam potencialmente cancerígenos.

sinais pele

3. Unhas frágeis

Se as suas unhas começam a escamar, a perder o brilho e a ficar quebradiças, pode sofrer de alguma deficiência nutritiva (normalmente o organismo não está a absorver as quantidades necessárias de ferro) ou estar a desenvolver artrite psoriática (uma doença crónica inflamatória das articulações).

4. Perda de cabelo

Todos nós perdemos cabelo ao longo da nossa vida. Ainda assim, se tem reparado num aumento substancial dessa condição, saiba que esse é um dos motivos para ir ao dermatologista.

Este médico será capaz de avaliar o problema e despistar qualquer doença inflamatória que esteja a afetar o couro cabeludo. A perda de cabelo também pode estar associada a uma mudança hormonal e, nesses casos, o mais indicado é ser consultado por um especialista em endocrinologia.

5. Suor em excesso

Se tem suado em demasia, saiba que pode sofrer de hiperidrose. Procure um dermatologista, descubra as causas para o suor em excesso e siga às riscas os conselhos do especialista (diabetes e problemas da tiróide também podem estar na origem destes casos).

Veja também: