As 5 mais deliciosas sobremesas de Natal Bimby

Natal sem doces não é Natal. Por isso mesmo, estas 5 sobremesas na Bimby vão ser as maiores aliadas da sua ceia.

As 5 mais deliciosas sobremesas de Natal Bimby
Receitas típicas, rápidas, fáceis de seguir e muito saborosas

Arme-se em chef pasteleiro e dedique-se às sobremesas natalícias. Todas estas sobremesas de Natal na Bimby são rápidas e fáceis de confecionar, por isso não há desculpas.


Sobremesas de Natal na Bimby de comer e chorar por mais


Filhós

filhós

Ingredientes

3 ovos
250 g de água
80 g de açúcar
1/2 c. de café de sal
300 g de farinha
Casca de 1 laranja
50 g de vinho do Porto
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar


Modo de preparação
Coloque a casca da laranja no copo da Bimby e programe para 10 segundos, na velocidade 9. Depois junte todos os ingredientes, exceto as claras e programe a velocidade 3 durante 3 minutos. Reserve e deixe repousar durante 20 minutos. Lave muito bem o copo, coloque a borboleta e bata as claras em castelo, programando a velocidade 4 durante 4 minutos.

Junte as claras ao preparado anterior e envolva com a espátula. Aqueça o óleo numa frigideira e mergulhe o molde de filhós; quando a forma estiver bem quente, retire, escorra o óleo e mergulhe o molde na massa preparada. Volte a colocar no óleo e, para assegurar que fritam solte as filhós, sacudindo a forma. Repita o processo até terminar a massa. Misture o açúcar e a canela e passe as filhós ainda quentes por essa mistura.
 

Sonhos

sonhos

Ingredientes

250 g água
50 g manteiga
1 c de sopa de banha
1 pitada de sal
1 c. de chá de açúcar
1 c. de chá de fermento
170 g farinha
4 ovos grandes
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar


Modo de preparação
Esta sobremesa de Natal na Bimby começa por colocar no copo do robot de cozinha a água, a manteiga, a banha, o sal e o açúcar e programar tudo na velocidade 1 a 100 graus durante 7 minutos. Adicione a farinha de uma só vez e programe para 15 segundos, na velocidade 4; deixe arrefecer, tirando o copo da base. Numa tigela bata os ovos com um garfo e programe para 15 segundos na velocidade 4 enquanto vai adicionando os ovos através do bocal da tampa. Deixe repousar a massa durante alguns minutos.

Aqueça muito bem o óleo, que deve ser abundante, e vá colocando pequenas colheres de massa dentro do mesmo, deixando fritar até que os sonhos fiquem dourados. À parte, misture o açúcar e a canela, passando os sonhos ainda quentes por essa mistura.
Nota: também pode acompanhar com calda de açúcar.
 

Mexidos

mexidos

Ingredientes

130 g amêndoas, sem pele
400 g açúcar
200 g água
100 g passas de uvas
1 pau de canela
15 g manteiga
50 g vinho do porto
12 leite
200 g pão de cacete - só o miolo
12 gemas 

Modo de preparação
Com o copo seco, coloque a amêndoa e programe 15 segundos na velocidade 9; retire e reserve à parte. Sem lavar o copo, verta o açúcar e a água e programe 10 minutos na função Varoma, na velocidade 1. Adicione a amêndoa ralada, as passas, o pau de canela, a manteiga e o vinho do Porto e programe 5 minutos a 100 graus, na velocidade 1. Retire o preparado e reserve.

Sem lavar o copo, verta o leite e programe 2 minutos a 50graus na velocidade 1. Junte agora o miolo do pão e programe 30 segundos na velocidade 7, até que fique uma papa bem desfeita. Junte o preparado anterior e programe 10 minutos a 100 graus na velocidade 1.

Encaixe a “Borboleta” nas lâminas e junte as gemas previamente desfeitas. Programe 12 minutos a 100 graus na velocidade 1 e esta sobremesa de Natal na Bimby está quase terminada. Deite num prato fundo e polvilhe com canela.
 

Tronco de Natal

tronco

Ingredientes para a torta

250 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. de chá de fermento
6 ovos
Recheio e cobertura: 200 g chocolate culinária negro 
200 g natas


Modo de preparação
Comece esta sobremesa de Natal na Bimby por colocar os ovos e o açúcar no copo, programando 5 minutos na velocidade 4 a 37 graus. No final do primeiro ciclo volte a programar para mais 5 minutos na velocidade 4. Junte a farinha e o fermento e bata tudo na velocidade 5 durante 15 segundos. Coloque a massa num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Entretanto, coloque no copo da Bimby (bem lavado) as natas e bata-as na velocidade 3 durante 3 minutos e a 70 graus de temperatura. Coloque o chocolate a amolecer dentro das natas durante cerca de 2 minutos, na velocidade 4 e a 37 graus.

Desenforme o bolo em cima de um pano previamente polvilhado com açúcar e barre o lado de cima com o creme de chocolate; enrole com a ajuda do pano; corte uma faria larga da torta para fingir um tronco cortado e barre com o creme de chocolate. Utilize um garfo para criar os efeitos estriados do tronco e decore a gosto.
 

Bolachinhas de Natal

bolachas

Ingredientes

1 ovo
1 gema
1 chávena de chá de açúcar
180  g de manteiga
4 chávenas de farinha
1 c. de café de essência de baunilha
1 c. de sopa de água
2 c. de sopa de farinha custard


Modo de preparação
Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha no copo da Bimby e misture tudo durante 1 minuto na velocidade 4. De seguida acrescente o ovo, a gema, a água e a farinha e volte a bater tudo na velocidade 4 durante 30 segundos. Junte depois a farinha custard e bata tudo durante 20 segundos na velocidade 6, seguidos de 2 minutos na função “espiga”. Retire a massa e envolva em película aderente, levando ao frigorífico por cerca de 3 horas. 

Retire e, com a ajuda de um rolo, estenda a massa – utilize os cortantes para ir fazendo as bolachinhas nos formatos que mais lhe agradarem. Coloque as bolachas num tabuleiro untado e polvilhado e leve ao forno aquecido a 180 graus, até que alourem.

Estas são apenas 5 das muitas sobremesas de Natal na Bimby que pode utilizar para deixar os seus convidados de água na boca. Pode ver estas e outras receitas no site da Bimby. Boas Festas!

Veja também: