PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como preparar em casa solução salina para a sinusite

Saiba como preparar em casa uma solução salina para a sinusite.

Como preparar em casa solução salina para a sinusite
Lavar as fossas nasais com solução salina ajuda a aliviar os sintomas

A sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores, fossas e cavidades nasais, que pode ter origem numa infeção, alergia ou inalação de poluentes. Dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de obstrução nasal são alguns dos desagradáveis sintomas da sinusite.

O tratamento da sinusite pode ser feito através da lavagem nasal. Existem algumas opções de compra no mercado para o efeito, mas também pode preparar em casa uma solução salina para a sinusite que o ajudará a limpar e a desobstruir as fossas nasais. Saiba como preparar com ingredientes que tem em casa, de forma rápida e barata, uma solução salina para sinusite.


Ingredientes para uma solução salina para a sinusite

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio - este ingrediente é facultativo, ou seja, não é indispensável na preparação da solução salina;
  • 2 colheres de chá de sal de cozinha ou sal marinho - não utilize outros tipos de sal. O sal usado na preparação da solução salina para a sinusite deve ser o mais puro possível, não iodado, e sem quaisquer aditivos. Estas substâncias poderão irritar a pele e as mucosas do nariz;
  • 250 ml de água.


Modo de preparação

Para preparar a solução salina, ferva os 250 ml de água. Se utilizar o fogão, deixe a água ferver durante 15 minutos. Se utilizar o microondas para ferver a água, basta um ou dois minutos, dependendo da potência do aparelho.

Adicione o bicarbonato de sódio e o sal à água previamente fervida. Reserve e deixe arrefecer a solução salina.


Modo de utilização

Pode aplicar a solução salina para a sinusite nas narinas com a ajuda de um conta-gotas. Também pode recorrer a uma seringa ou pulverizador para uma limpeza mais profunda das narinas.

A aplicação deverá ser feita pingando algumas gotas da solução salina no nariz, inspirando para que, quando chegar à garganta, seja cuspida. Esta água não deve ser engolida, pois cumprindo o seu propósito de lavagem, estará suja. Este procedimento pode ser feito duas a três vezes por dia enquanto durar a crise de sinusite, ou poderá mantê-lo como uma forma de manter a higiene nasal.


Modo de conservação

A solução salina para a sinusite, se for necessário, pode ser guardada durante dois ou três dias para aplicações futuras. Coloque-a num recipiente esterilizado de vidro e devidamente fechado. Mantenha este recipiente guardado em ambiente seco e à temperatura ambiente.

Veja também: