Incentivos ao abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) em 2016

Veículos em fim de vida podem dar direito a incentivos, mesmo que no futuro não queira ter outro carro

Incentivos ao abate de Veículos em Fim de Vida (VFV) em 2016
Saiba quanto pode vir a beneficiar com o seu velho carro

Poupe até 250 euros por ano no seu Seguro AutomóvelCom o passar dos anos os carros começam-se a ir abaixo, tornando-se, eventualmente, Veículos em Fim de Vida (VFV). Naturalmente, é reconhecido que isto aconteça, e como tal existem incentivos ao abate destes veículos para que não se acumulem em pilha num canto qualquer.
 

Que veículos são considerados em fim de vida?

São considerados veículos em fim de vida aqueles que já não estão em condições para circular, seja por terem estado num acidente que quase os partiu ao meio, por estarem em demasiado mau estado ou por ficarem inutilizáveis por qualquer outro motivo.

No âmbito da reutilização e da redução da produção de resíduos, existem incentivos ao seu abate. Todos os veículos que chegaram ao final da sua vida útil são considerados veículos em fim de vida, constituindo , por si, um resíduo.

Estes veículos devem ser abatidos em centros de abate, para que estes possam ser devidamente tratados. Assim, obteém-se uma solução amiga do ambiente que impede que acumulemos carros estragados em pilha no meio do nada.

 

Incentivos ao abate

Em 2016, no âmbito da Reforma da Fiscalidade Verde, houve alterações nos incentivos ao abate de veículos em fim de vida.  Como a medida  é amiga do ambiente, os incentivos baseiam-se em abranger carros que não poluam muito.

O incentivo pode vir ou sob a forma de devolução do Imposto Sobre Veículos (ISV), ou sob  forma de um subsídio. Relativamente ao ano passado, desceu em alguns valores, variando agora entre 1000 e 2250 euros.

Os incentivos ao abate de carros, são agora nos seguintes valores no caso de introdução de veículos novos na estrada:
  • €2250 no caso de veículos elétricos novos, sem matrícula (eram €4500 no ano passado)
  • €1125 de redução de ISV na introdução de um veículo híbrido “plug-in”, sem matrícula (€3250 no ano passado)
  • €1000 para veículos quadriciclos pesados elétricos, sem matrícula (sem alterações)
 

Incentivo no caso de não querer outro carro

Se não quiser comprar um carro novo depois do fim de vida do seu último, continua a ter direito a um belo incentivo pelo abate do veículo que chegou ao fim de vida. A reforma da Fiscalidade Verde faz com que quem queira passar a utilizar transportes públicos também tenha direto a qualquer coisa.

Se é o seu caso, tem direito a um vale no valor de €2000, visto que está realmente a deixar de poluir tanto e contribui para a preservação do meio ambiente.

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