Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
18 Jan, 2018 - 18:44

3 dicas para vender carros para peças

Ana Duarte

Para vender carros para peças tem de levar a viatura a um centro de abate. Só depois é que o veículo pode ser desmantelado e as peças vendidas.

3 dicas para vender carros para peças

Como vender carros para peças? Se tem um carro antigo, muito danificado e que, por isso, se torna difícil de vender, pode considerar vender as suas peças.

Dependendo do mercado e das peças, pode vender os componentes do carro e fazer algum dinheiro com isso, em vez de ter a viatura parada.

No entanto, antes de desmontar o carro, deve levar o mesmo a um centro de abate de veículos em fim de vida. Só assim é que o veículo será legalmente desmantelado e poderá vender as suas peças.

Dicas para vender carros para peças

1. Tenha o veículo avaliado

Sucateiras, centros de abate e compradores individuais estão dispostos a comprar partes que estejam em condições boas. Se o seu carro não estiver funcional, ou se estiver em más condições, pode ter algumas partes na viatura que estarão bem o suficiente para vender para sucateiras ou individualmente.

Para determinar quais as partes viáveis deve pedir a um mecânico para avaliar o carro. Este vai-lhe dizer ao certo que componentes estão em boas condições para venda e quais devem ir logo para a sucata, apenas para usar o seu metal, por exemplo.

placeholder-1x1

2. Procure instalações de ferro-velho locais

Pode ter maiores probabilidades de fazer um melhor negócio a vender peças de carros usados se conseguir trabalhar com sucateiras locais. Estes estabelecimentos oferecem, muitas vezes, mais dinheiro do que vendedores particulares, uma vez que se especializaram nisso mesmo: em vender peças de carros que tiveram acidentes ou foram abatidos, a particulares que procuram uma peça em específico ou estejam a reconstruir um carro.

3. Publicitar as vendas

Outra forma de vender as peças do seu antigo automóvel é publicitar as vendas junto de potenciais compradores individuais. Isto dá um pouco mais de trabalho, uma vez que terá de se manter atento às negociações e ser responsável por tratar as peças. No entanto, esta pode ser uma boa alternativa caso não tenha conseguido vender algumas peças no ferro-velho local.

Uma estratégia para tornar público que está a vender peças de carros usados é coloca-las à venda na internet. Pode usar sites nacionais como o OLX ou o CustoJusto ou, se quiser vender para fora do país, usar sites como o eBay ou Craigslist.

Antes de pôr os anúncios, faça uma investigação online para ter uma ideia de quanto é que essas peças valem na internet, dadas as condições em que se encontram e quantas peças pretende colocar à venda. Se ainda lhe sobrarem peças que já ninguém quer comprar, considere vendê-las para metal numa sucateira.

Veja também: