ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
09 Out, 2020 - 12:50

Conheça as peças com maior desgaste num automóvel

Afonso Aguiar

Conheça as peças de desgaste maior num automóvel para que possa saber o que deve ter mais atenção e quais significarão maior despesa.

Motor

Infelizmente as peças de automóvel não são como o vinho do Porto que quanto mais velho, melhor. Quanto mais uso der ao veículo, maior será a probabilidade de ter problemas na sua viatura. Portanto, se quer saber a que componentes deve estar especialmente atento, apresentamos-lhe a lista de peças com maior desgaste num carro.

Antes de as enumerarmos, recorde que o desgaste de qualquer componente do automóvel estará sempre relacionado diretamente com o tipo de condução e da forma como trata o carro.

7 peças de desgaste maior num carro

1

Luzes

Sujeitas a um uso recorrente, principalmente em conduções noturnas ou condições adversas, e até a pequenos toques, essencialmente em cidades, as lâmpadas são peças de desgate rápido, podendo, muitas vezes, fundir. O facto de estarem constantemente a apanhar com raios UV também não ajuda à longevidade.

Apesar de não haver uma forma de precaver o desgaste, deve evitar ligar o carro com elas ligadas, uma vez que a pressão de ligar o motor aumentará a possibilidade de fundir uma das lâmpadas.

Dada a sua importância, convém verificar se está tudo a funcionar convenientemente com alguma regularidade. Assim, até garante que não apanha nenhuma multa por ter um farol avariado.

2

Escovas limpa-vidros

É mais um material usado com bastante regularidade para limpar o vidro do carro, ou afastar a chuva. São essas razões que levam a que sejam peças de desgaste mais rápido.

Para evitar isso, procure usar os melhores produtos limpa-vidros. A sujidade do vidro e o uso a “seco”, com água normal ou com produtos limpa-vidros de baixa qualidade prejudicam a longevidade das escovas.

Quando elas começarem a fazer ruídos ao limpar ou a dar pequenos saltos, é sinal que está na altura de trocar as escovas limpa-vidros.

3

Pastilhas dos travões

As pinças de travão são as peças que acusam maior desgaste dentro de todo os sistemas de travagem. Inseridas dentro dos discos de travão, atuam diretamente sobre os discos diminuindo a sua velocidade.

A pressão a que estão sujeitas sempre que há uma travagem com o pedal, levam a um grande desgaste. Descubra quando e como deve trocá-las.

4

Bateria

bateria como uma das peças de desgaste do automóvel

Também as baterias são sujeitas a um uso recorrente e, portanto, acusam desgaste rapidamente. A bateria tem como principalmente função ligar o carro. Porém, também é responsável por alguns componentes de segurança, como as luzes, a buzina ou a direção assistida.

5

Velas de ignição

Responsáveis por ligar o motor através de pequenas faíscas, as velas de ignição são uma das peças de desgate a que deve ter atenção. Este desgaste é, por norma, bastante rápido. O manual de cada automóvel costuma conter informação acerca da validade das velas.

6

Pneus

Uma vez que são a conexão entre a carroçaria e asfalto, os pneus desgastam-se demasiado rápido para o gosto de qualquer condutor. Tratando-se de um dos elementos mais importantes para a sua segurança, é importante verificar com regularidade o estado dos mesmos.

Manter a pressão correta, normalmente indicada no livrete, evitar subir passeios, terrenos irregulares e travagens e mudanças de direção bruscas são algumas das formas de aumentar a longevidade dos pneus.

7

Para-choques

Principalmente em cidades, os para-choques são sujeitos a embates e choques que lhe vão provocando pequenas “rachadelas”. Sendo, um elemento importante de segurança, a sua falta de integridade levará a uma menor resistência a um embate mais violento. Assim, são peças de desgaste a que deve prestar muita atenção.

Depois de se originarem as primeiras fissuras, o automóvel vai ressentir-se, ainda que ligeiramente, a nível aerodinâmico. Sentirá constrangimentos no carro, enquanto este tenta perfurar o ar e avançar no terreno.

Isso, levará também a que que aumentem o número e tamanho das fissuras, assim como à possível perda de pedaços da peça.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].