AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 dicas para vencer o cansaço pós-almoço

Sair da cama de manhã não é fácil, mas manter os olhos bem abertos depois do almoço também é tarefa difícil. Saiba vencer o cansaço pós-almoço.

5 dicas para vencer o cansaço pós-almoço
Truques simples que o vão ajudar a manter-se produtivo até ao fim do dia

A causa do sono depois do almoço é natural e não é possível evitá-la totalmente, no entanto pode ser minimizada através da adoção e alteração de alguns hábitos, conseguindo desta forma vencer o cansaço pós-almoço.

Comer melhor, dormir melhor e mexer-se depois do almoço, são algumas das alterações importantes a fazer para que o seu desempenho profissional se mantenha produtivo. Se todos os dias é invadido pela sonolência, continue a ler e saiba como vencer o cansaço pós-almoço.
 


5 dicas para vencer o cansaço pós-almoço
 

1. Diminua o consumo de hidratos de carbono e aposte nas proteínas

Hidratos de carbono simples e doces causam picos de açúcar, a proteína fornece energia de forma mais consistente e por isso, mais duradoura. Mas atenção, comer proteína a mais também provoca sonolência e torna mais complicado o objetivo de vencer o cansaço pós-almoço. Não sobrecarregue o seu organismo, coma apenas o suficiente e não mais do que isso.
 


2. Beba mais água e troque o café pelo chá

Um dos sintomas do cansaço é a desidratação, ou seja, beber água é fundamental para o ajudar a vencer o cansaço pós-almoço.

Beber chá é um bom meio para consumir água e como a cafeína presente no chá e no café atuam de maneiras diferentes, beber chá é melhor opção que beber café.

O café atua rapidamente no efeito de estado de alerta, mas a queda é igualmente rápida. No chá existe um aminoácido chamado L-teanina que faz com que a libertação da cafeína seja mais lenta, criando desta forma um efeito prolongado do estado de alerta.
 


3. Faça exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, aumentam a flexibilidade e a agilidade e, para além de prevenirem lesões e contraturas a quem passa 8 horas sentado a uma secretária, são também bons aliados para vencer o cansaço pós-almoço.

Os movimentos dos exercícios de alongamento devem ser sempre lentos e suaves e devem ser acompanhados com a respiração.
 


4. Coma um quadradinho de chocolate preto

Um quadrado e só um quadradinho, não abuse. O chocolate preto, ao contrário do chocolate de leite, tem caraterísticas únicas e pode ser considerado um alimento saudável. Dado aos níveis de gordura saudável e antioxidantes presentes, o chocolate preto está mais próximo dos frutos secos do que dos doces. É uma boa ajuda para vencer o cansaço pós-almoço, pois é um alimento que fornece fibra, magnésio e até cafeína.
 

5. Durma mais de 6 horas por noite

Se mesmo seguindo à risca as dicas anteriores não consegue vencer o cansaço pós-almoço, a razão do seu cansaço pode estar relacionada com as poucas horas de sono que dorme por noite. É pura ilusão pensar que é possível dormir poucas horas e acordar com energia suficiente para o dia.

Tente estabelecer alguns hábitos que o ajudem a dormir mais de 6 horas por noite e faça render o seu sono em energia para o dia seguinte. Se a mudança de hábitos não surtir qualquer efeito sobre os bocejos do pós-almoço, poderá estar a sofrer de algum distúrbio do sono ou, esse cansaço, pode estar relacionado com alguma doença do sono como é caso, por exemplo, da apneia do sono. Se se tratar de uma destas situações, deverá procurar um médico e a ajuda de um especialista para normalizar o seu sono.

Veja também: