Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em todo o território

Todo o território de Portugal continental, da Madeira e as ilhas Terceira e Faial, nos Açores, estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em todo o território
Proteja-se com óculos de sol, chapéu, guarda-sol e protetor solar

Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O tempo para hoje

O IPMA prevê para hoje uma pequena subida das temperaturas (máxima e mínima), céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral entre cabo Raso e o rio Douro até meio da manhã e para o final do dia.

Durante a tarde, aumento temporário de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos. O vento vai soprar moderado (20 a 30 km/h), em especial durante a tarde e no litoral oeste, sendo por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 55 km/h a sul do cabo Carvoeiro.

A cidade mais quente vai ser Évora, com 33º, seguida de Beja (32º) Castelo Branco (31º) e Santarém (30º).

Abaixo dos 30º ficarão Faro e Portalegre (29º), Braga e Vila Real (28º), Bragança (27º), Lisboa e Coimbra (26º) e a cidade do Porto (23º).

Na Madeira o céu vai estar muito nublado e a temperatura máxima prevista para o Funchal é de 24º e para os Açores estão previstos períodos de chuva em todas as ilhas, pontualmente fortes nas Flores e no Corvo, e os termómetros não devem ultrapassar os 21º (Ponta Delgada).

Veja também: