Miguel Pinto
Miguel Pinto
13 Out, 2025 - 15:59

Alpine A290 GTS: prazer de condução em alta voltagem

Miguel Pinto

Estivemos ao volante do excitante Alpine A290 GTS. Conheça esta fera em pormenor e por que razão foi o carro do ano em 2025.

Alpine A290 azul

É com alguma expectativa que me aproximo do Alpine A290 GTS, a versão mais musculada e premium do novo modelo elétrico da marca francesa que pretende trazer à estrada o espírito desportivo que marcou a história da Alpine.

Ao primeiro contacto, sente-se que não estamos perante um simples utilitário elétrico, mas antes de um desportivo compacto com personalidade, capaz de conjugar herança, tecnologia e prazer de condução.

O A290 GTS impõe-se sem hesitações. A linguagem estética evoca o Renault 5 elétrico (partilham a plataforma AmpR Small), mas com uma identidade própria, mais agressiva, preparada para o desempenho.

Os faróis dianteiros em “X”, iluminação LED que evoca momentos de rali, e entradas de ar bem integradas, anunciam com clareza que ali mora algo diferente.

As cavas de roda alargadas, os para-choques envolventes e as linhas musculadas realçam a postura atlética do carro, enquanto os detalhes em preto brilhante e jantes de 19 polegadas completam essa imagem de vigor controlado.

Na traseira, uma assinatura luminosa tridimensional e um difusor discreto mas eficaz reforçam o caráter para quem olha por todos os ângulos. O conjunto não grita, pelo contrário, seduz com equilíbrio e presença.

Alpine A290: emoção minimalista e foco no condutor

Entrar no A290 GTS é sentir que estamos num espaço pensado para conduzir. Os bancos desportivos oferecem apoio lateral convincente, equilibrando conforto e firmeza em curvas mais exigentes.

O volante de base reta integra botões que denotam ambição: modos de condução, regulação da regeneração de energia e, no seu canto direito, o botão Overtake (OV), que liberta um boost de potência por alguns segundos, ideal para ultrapassagens rápidas.

O painel digital é claro, personalizável e complementado por um sistema multimédia fluido. Os detalhes de acabamento, a escolha de materiais e a atenção ao visual reforçam a sensação de que este não é um elétrico banal.

Há refinamento e emoção entrelaçados no interior, sem excessos ou complicações.

O verdadeiro teste da alma

Foi na estrada sinuosa que o A290 GTS revelou o seu verdadeiro valor. A direção, rápida e precisa, transmite confiança já nos primeiros metros.

A suspensão, afinada de forma mais firme do que o Renault 5 “base”, consegue o equilíbrio, ou seja, segura nas curvas sem penalizar demasiado o conforto em trajetos menos exigentes.

Ao travar, sente-se o conjunto bem dimensionado, fazendo com que o carro se mostre bem apoiado, sem reações bruscas. E, claro, a entrega instantânea do motor elétrico permite retomar com vigor assim que se alivia o pedal de travão.

Atenção que não se trata de um desportivo de circuito. A tração é dianteira e não há pretensão de superar rivais com tração integral.

Mas, dentro das limitações esperadas para um compacto elétrico desportivo, o A290 GTS é extremamente competente e oferece emoções que muitos elétricos mais “genéricos” não conseguem. Os seus 220 cv e 300 Nm são os grandes protagonistas da adrenalina.

Em condução mais moderada, o carro revela uma face prática. Recupera energia de forma eficaz, e o modo de regeneração pode ser ajustado para tornar a pilotagem mais relaxada em trânsito urbano.

traseira do Alpine A290

A290: equilíbrio para o uso prático

O A290 GTS recorre a uma bateria de 52 kWh, montada no piso, o que favorece o centro de gravidade e estabilidade do carro.

Os valores de autonomia mencionados situam-se na ordem dos cerca de 380 km em ciclo combinado WLTP, número ambicioso para o segmento, embora, em condução mais intensa, seja de esperar que esse valor caia.

Em termos de carregamento, o A290 GTS permite até 11 kW em corrente alternada e cerca de 100 kW em corrente contínua (DC).

Isso significa que, numa estação rápida, pode recuperar-se entre 15% a 80% da carga em cerca de meia hora, algo que confere utilidade prática para quem planeia deslocações mais longas.

Limitações e considerações realistas

Apesar de todos os seus méritos, o A290 GTS não é isento de compromissos. O espaço interior não é abundante e a bagageira traseira, com volume modesto, pode revelar-se limitativa em viagens onde se transporte carga significativa.

Além disso, numa utilização muito agressiva, a autonomia inevitavelmente cai. O carregamento rápido, embora competente, não compete com sistemas de ultra-recarga presentes em modelos de gama alta.

E, finalmente, o preço (a partir de 44.900€) torna este modelo mais apelativo para entusiastas dispostos a pagar pela emoção do que para quem tem como prioridade a economia pura.

Veredito: nova geração com alma sport

O Alpine A290 GTS cumpre o que promete. Não é apenas um elétrico com aspeto desportivo, mas sim um desportivo com alma elétrica.

A combinação de design marcante, comportamento dinâmico eficaz e tecnologia moderna resulta num veículo que emociona sem renunciar à usabilidade do dia a dia.

Em Portugal, onde muitos compactos elétricos se focam no pragmatismo, o A290 GTS destaca-se por oferecer uma alternativa centrada no prazer de conduzir. É um desportivo urbano com ligações ao passado da marca e olhos firmes no futuro.

Quem escolher este modelo procura mais do que transporte. Procura envolvimento, caráter e uma identidade forte.

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