A Batalha de Dieppe teve lugar a 19 de agosto de 1942. Foi uma tentativa por parte das forças aliadas de tomarem o porto ocupado pelos nazis na Segunda Guerra Mundial. Não resultou, mas ficou a semente para o desembarque final que, pouco anos depois, iria chegar às praias da Normandia.
E a semente da Alpine foi lançada naquelas bandas por Jean Rédélé, então o mais jovem concessionário Renault. Corria o ano de 1955 e é precisamente em Dieppe que se inicia uma longa história, já com 70 anos, repleta de glórias, e alguns fracassos, mas que cravaram a marca no imaginário popular, em especial junto dos amantes do desporto automóvel.
E se a resiliência da Alpine é, no mínimo, admirável, muito se deve à obstinação em não deixar cair uma referência automóvel. O projeto Dream Garage é a base em que assenta este renascimento e para fazer companhia aos celebrados modelos A110 e A290, eis que vai chegar ao mercado o Alpine A390.
Fomos até Dieppe conhecer este novo modelo e confirmar o que se previa: algumas marcas já estabelecidas no mercado, em especial no segmento C, terão razões para estarem preocupadas.
Alpine A390: silhueta inconfundível
Com este SUV desportivo totalmente elétrico, a Alpine entra numa nova era. O A390 é um fastback desportivo de cinco lugares, combinando elegância e desempenho. Com uma silhueta aerodinâmica e baixa, o modelo mantém a agilidade e o espírito do icónico A110.
A carroçaria elegante e os detalhes refinados refletem o ADN da Alpine, oferecendo uma experiência de condução empolgante em modo 100% elétrico.
A aerodinâmica, um dos aspetos principais para a autonomia elétrica, foi cuidadosamente considerada em cada detalhe, desde a espetacular lâmina esculpida do capot até ao difusor traseiro.
A forma segue a função com um ângulo de 17° no tejadilho, “flaps” nas rodas traseiras, passagens de ar guiadas nas rodas e um ângulo de 8° para o difusor, inspirado nos protótipos Le Mans Daytona h (LMDh).
Um discreto spoiler preto integrado na base do vidro traseiro completa as caraterísticas aerodinâmicas da traseira deste fastback desportivo. Por fim, no canto do para-brisas, esconde-se um pequeno ovo da Páscoa: a lendária silhueta do Alpine A110.

Volante desportivo
O volante desportivo integra os comandos dos diferentes modos de condução, da assistência ao condutor, do telefone e assistente de voz.
Dois botões específicos em alumínio colorido, inspirados na Fórmula 1, controlam o nível de regeneração (botão rotativo azul RCH para Recharge), o modo One Pedal e o modo de ultrapassagem e controlo de arranque (botão vermelho OV para Overtake). Além disso, existe um painel de comando específico para os controlos áudio.
A consola central elevada, inspirada no design do A110, incorpora os caraterísticos comandos da transmissão Alpine RND. O A390 está ainda equipado com bancos Alpine Sport, bastante confortáveis, com bom apoio lateral, regulação elétrica e aquecidos.
Três motores elétricos
Equipado com três motores elétricos (um na dianteira e dois na traseira) o A390 estreia o sistema de tração integral (AWD) na gama Alpine.
Esta configuração permite o desenvolvimento do sistema Alpine Active Torque Vectoring (distribuição ativa de binário), melhorando a dinâmica, a segurança e a agilidade do veículo.
Construído sobre a plataforma AmpR Medium este modelo beneficia de uma arquitetura modular e eficiente. A bateria de 89 kWh, produzida pela empresa francesa Verkor, proporciona uma autonomia WLTP de aproximadamente 555 km.
Além disso, o A390 suporta carregamento rápido até 190 kW e oferece funcionalidades de carregamento bidirecional V2G, integrando-se num ecossistema elétrico abrangente desenvolvido pela Mobilize Power Solutions.
Tecnologia e funcionalidades
No que diz respeito à tecnologia, inclui um sistema de infotainment com base em Android Automotive, oferecendo Google Maps integrado, assistente Google por voz, Integração com apps como Spotify e YouTube Music e ainda um interface desenvolvido pela Alpine, personalizada, e com modos de condução e gráficos desportivos
O painel de instrumentos é totalmente digital, com gráficos inspirados no universo da competição, incluindo dados em tempo real como forças G, vetorização de binário, e modos de regeneração de energia.
O A390 está ainda equipado com a última geração de sistemas de assistência ao condutor (ADAS) e e novas funcionalidades: monitorização da atenção do condutor na travagem de emergência progressiva, travagem de emergência automática alargada, aviso de saída da faixa de rodagem e, ao estacionar, a saída segura para os ocupantes.

Duas versões disponíveis
Existem dois níveis de acabamento, GT e GTS, cada um correspondendo a uma configuração técnica específica. O A390 GT, com 400 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h.
A versão GTS desenvolve 470 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h. Conta com jantes forjadas de 21 polegadas e pneus de alto desempenho Michelin Pilot Sport 4S.
Estão disponíveis seis cores de carroçaria: Preto Profundo, Azul Abysse, Azul Alpine Vision, Prateado Mercure, Branco Topaze e Cinzento Tonnerre Mat (Atelier 2025).
Dependendo da versão, o tejadilho pode ter a mesma cor da carroçaria ou adquirir a cor preta. As saias laterais e as cavas das rodas são em preto brilhante.
Conforme o acabamento, o A390 é equipado com jantes exclusivas Cristal, inspiradas nas corridas de Endurance
Preço aproximado
O Alpine A390 é concebido e fabricado em França, na histórica fábrica Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé e a marca espera ter o modelo no mercado a partir do quarto trimestre de 2025.
O preço? Ainda não há um número exato, mas a perspetiva é de que fique num intervalo entre os 65 e os 76 mil euros. Como já referimos, a concorrência que se cuide.