Share the post "Ao volante do novo Clio: 35 Anos depois, a revolução continua"
Há histórias que não se contam, vivem-se. Durante 35 anos, o Renault Clio tem sido o companheiro fiel de milhões de condutores europeus, das primeiras viagens até aos quilómetros da vida quotidiana.
Geração após geração, este pequeno-grande francês conquistou corações com uma promessa simples ,mas poderosa: “tout d’une grande” ou todas as qualidades de um automóvel maior.
Agora, ao chegar à sua sexta geração, o Clio não vem apenas renovado. Vem reinventado. Vem provar que um compacto pode fazer o coração bater mais rápido, que a eficiência não tem de sacrificar a emoção, que “pequeno” é apenas uma dimensão, não um limite.
Com 17 milhões de unidades vendidas nas costas e o título de automóvel francês mais vendido de sempre, o Clio chega a esta nova era sem o peso do passado, mas com a confiança de quem sabe reinventar-se.
O novo Clio apresenta-se como um “automóvel superpoderoso” que não pede licença para estabelecer novos padrões. Aqui começa uma nova história no competitivo segmento B europeu. E o Ekonomista sentou-se ao volante.
Clio: proporções sofisticadas e presença marcante

A primeira impressão ao observar o novo Clio revela uma rutura clara com os modelos anteriores.
As dimensões cresceram de forma significativa, com o comprimento a passar para 4,12 m (+67 mm) e a largura para 1,77 m (+39 mm). Esta evolução não é meramente estética. Traduz-se numa presença em estrada mais imponente e numa sensação de robustez que rivaliza com segmentos superiores.
O capot mais longo (+26 mm de vão dianteiro) converge para uma grelha do radiador proeminente com o característico padrão de diamantes graduados da marca.
A nova assinatura luminosa, com luzes diurnas em forma de diamante, reforça o estatuto premium do modelo. Os arcos das rodas pretos (mate nos modelos de entrada, brilhantes nos níveis superiores) e as jantes até 18 polegadas sublinham o caráter desportivo.
A linha do tejadilho fortemente perfilada, semelhante à de um coupé, e a janela traseira inclinada transmitem uma sensação de movimento mesmo parado.
Esta sexta geração do Clio inclui sete cores, destacando-se duas novidades, o Vermelho Absoluto (com verniz colorido) e Verde Absoluto. Completam a gama o Branco Glaciar, Cinza Gunmetal, Cinzento Xisto, Preto Estrelado e Azul Ferro.
Tecnologia e conforto de outro patamar
Ao entrar no habitáculo, a subida de gama torna-se evidente. O destaque vai para o sistema de ecrã duplo de 10,1 polegadas, com o ecrã central inclinado para o condutor.
O volante compacto, inspirado nos modelos Austral e Rafale, oferece uma pegada desportiva e funcionalidade acrescida.
Os materiais revelam atenção ao detalhe e na versão topo de gama (Esprit Alpine), o acabamento em Alcântara e o tratamento “titânio espectral” nas extremidades do painel evocam o escape de um desportivo.
Espaço e praticidade
O Clio destaca-se pela habitabilidade. A distância entre eixos alargada (2,591 m) e o comprimento maior do habitáculo criam espaço generoso para os passageiros traseiros.
O recuo nos encostos dos bancos dianteiros proporciona mais espaço para os joelhos, enquanto os ocupantes traseiros podem facilmente deslizar os pés sob as almofadas dos bancos da frente.
Os bancos dianteiros melhoraram o apoio lateral através de um fio de aço nos suportes laterais. O armazenamento também cresceu, com a consola central a incluir um compartimento com tampa macia dobrável, semelhante à de um tablet.
O equipamento inclui duas portas USB-C à frente, carregador por indução (consoante versão) e tomada de 12V atrás.
A bagageira oferece 391 litros de capacidade total (dependendo da motorização), com uma plataforma de carga 40 mm mais baixa que a geração anterior, facilitando o carregamento. O botão de abertura está integrado na porta traseira.
(Clique na galeria para ver mais imagens do novo Clio)
Ao volante: dinâmica e conforto refinados
O novo Clio baseia-se na plataforma CMF-B do antecessor, mas com vias mais largas, apresentando mais 39 mm à frente (igual ao Captur) e mais 10 mm atrás, para melhor controlo do rolamento.
O diâmetro máximo das rodas aumentou de 17″ para 18″, mantendo a altura da parede lateral para preservar o conforto.
Foram desenvolvidas duas configurações de chassis distintas para acomodar a variação de peso entre 1155 kg e 1316 kg (conforme a motorização). O trabalho centrou-se na barra estabilizadora dianteira e no ajuste dos amortecedores.
Resultado? Comportamento transparente ao volante, independentemente da configuração.
O volante integra também o botão Multi-Sense para seleção do modo de condução. Destaque para o novo modo Smart, que substitui o MySense e alterna automaticamente entre Eco, Comfort e Sport conforme o estilo do condutor.
O trabalho acústico é notável, com retrovisores especialmente desenhados que reduzem o ruído do vento, enquanto os pilares do para-brisas incorporam espuma isolante. O resultado é um nível de silêncio excecional para a classe, rivalizando com segmentos superiores.
OpenR Link com Google e Gemini a caminho
O sistema multimédia OpenR Link representa uma referência sem precedentes neste segmento. Com dois ecrãs de 10 polegadas, oferece experiência completa de infoentretenimento, navegação Google Maps, controlo por voz Google Assistant e acesso Google Play a mais de 100 aplicações.
As aplicações e plano de dados estão incluídos no sistema (2 GB por mês durante 3 anos), eliminando a necessidade de ligar smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay.
Uma futura atualização trará o Gemini, assistente de IA conversacional da Google que substitui o Google Assistant. Estará disponível em todos os Renault equipados com OpenR Link através de atualização over-the-air.
O Clio mantém a liderança de vendas em França e na Europa (primeiro
semestre de 2025), posição que ocupa há décadas. Desde o lançamento
em 1990, o modelo tem sido sinónimo de inovação.
- Clio I (1990): primeiro urbano a cumprir padrões de segmentos
superiores (“tout d’une grande”) - Clio II: conforto tipo “casulo”
- Clio III: qualidade percebida recorde no segmento B, Carminat TomTom
- Clio IV: revolução no design com linhas sensuais
- Clio V: habitáculo construído em torno de grande ecrã central,
motor híbrido E-Tech (30% das vendas na Europa) - Clio VI: nova revolução interior e exterior
Números do sucesso
- 17 milhões de unidades vendidas em 120 países (cinco primeiras gerações)
- Automóvel francês mais vendido de todos os tempos
- Mais de 1000 unidades produzidas diariamente na fábrica de Bursa
- 17 milhões de Clio em fila percorreriam 68.000 km (1,7 vezes a
circunferência da Terra)
Sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS)
O Clio oferece até 29 sistemas ADAS (conforme versão), muitos em estreia.
- Active Driver Assist. Controlo de cruzeiro adaptativo inteligente que ajusta automaticamente a velocidade ao perfil da estrada (curvas, rotundas). Adapta-se não só ao veículo da frente, mas também aos laterais, evitando ultrapassagens acidentais pela direita.
- Assistência à paragem de emergência. Se o condutor não mostrar sinais de atividade, o sistema não apenas desliga o Active Driver Assist, mas desacelera automaticamente com luzes de emergência piscantes até parar completamente.
- Travagem automática de emergência em marcha-atrás
- Alerta de saída segura. Aviso sonoro e visual com luz intermitente no painel da porta.
- Câmara 3D com visão 360°. Imagens de alta definição.
- Câmara interior. Instalada no pilar do para-brisas (padrão GSR2.3) para detetar fadiga ou distração.
Full Hybrid E-Tech 160 cv: a estrela da companhia

O motor híbrido E-Tech, amplamente atualizado pela Horse Powertrain, representa o topo da oferta.
O novo motor de combustão 1,8 l (HR18) com injeção direta e ciclo Atkinson substitui a unidade 1,6 l anterior, oferecendo +22 Nm de binário. A bateria cresce de 1,2 kWh para 1,4 kWh, e a caixa de velocidades multimodo passa de 14 para 15 modos.
O que isto quer dizer em termos de desempenho?
- Potência de 160 cavalos (vs. 145 cv do antecessor)
- Binário de 172 Nm (motor térmico) + 205 Nm (motor elétrico)
- 0-100 km/h em 8,3 segundos (menos 1 segundo que o anterior)
- Consumo combinado de 3,9 l/100 km
- Autonomia: até 1000 km
O sistema permanece em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em condução urbana e extraurbana, maximizando o prazer da condução elétrica. Quando necessário, alterna automaticamente entre quatro modos: Híbrido Dinâmico, E-drive, ICE e Recuperação de Energia.
TCe 115 cv: a nova referência de entrada
O motor de entrada é o mesmo três cilindros 1,2 l do sistema híbrido E-Tech 200 cv do Austral, Espace e Rafale. Com 115 cavalos para 1,2 litros de cilindrada, oferece qualidades de verdadeiro automóvel de estrada desde o nível base, graças à injeção direta e eficiência do ciclo Atkinson.
Quais as suas especificações?
- Potência de 115 cavalos/190 Nm
- Caixa manual de 6 velocidades ou EDC 6 dupla embraiagem
- Consumo combinado de 5,0 l/100 km (manual) / 5,1 l/100 km (EDC)
- Acelera dos 0-100 km/h em 10,1 segundos
A caixa EDC de nova geração opera manualmente através de patilhas no volante e reduz o consumo em 12% comparada com a antiga CVT.
Eco-G 120 cv EDC: Alternativa GPL
Está ainda prevista para o segundo semestre de 2026, a versão Eco-G 120 cv EDC combina o motor três cilindros 1,2 l com alimentação flexível gasolina-GPL e caixa automática EDC.
Representa uma alternativa mais ecológica e económica ao diesel, com custos de funcionamento particularmente baixos.
Preços do novo Clio
TCe 115 evolution: 21.990€
TCe 115 techno: 23.690€
TCe 115 EDC techno: 25.190€
TCe 115 EDC esprit Alpine: 26.890€
full hybrid E-Tech 160 esprit Alpine: 28.990€
Veredito
O novo Renault Clio representa muito mais que uma evolução geracional. Com dimensões de segmento B mas tecnologia, desempenho e conforto de gamas superiores, o modelo redefine genuinamente os padrões da classe.
O conforto da condução, a resposta rápida e o corajoso novo design faz deste modelo um vencedor antecipado. Trinta e cinco anos após o lançamento, o Clio mantém-se fiel ao seu ADN. E nós já temos saudades, mas ele está aí nos alvores de 2026.