Publicidade:

5 dicas para aprender inglês sozinho

Se pensa que aprender inglês sozinho é impossível, desengane-se. Saiba que há formas simples de alcançar este feito. Veja as nossas dicas.

5 dicas para aprender inglês sozinho
Saiba como aprender a língua de terras de Sua Majestade

Conseguir aprender inglês sozinho pode ser um desafio que se afigura difícil – mas, não impossível. Na realidade, não é mesmo uma tarefa fácil, exigindo força de vontade e trabalho da sua parte. Contudo, a boa notícia é que aprender inglês sozinho pode estar ao seu alcance e, para isso, basta que dedique a esta tarefa o tempo necessário para criar as bases que lhe permitam falar o idioma de forma fluente e compreender discursos.

Vamos descobrir como, com dicas simples, pode aprender inglês sozinho?

Como aprender inglês sozinho? 5 dicas essenciais


1. Veja filmes ou séries sem recorrer a legendas

aprender ingles sozinho

Se quer aprender inglês sozinho, é importante forçar-se a tentar entender o que dizem pessoas que o falam como língua materna. Por isso, pode ver os seus filmes ou séries favoritas sem recorrer a legendas. No início, poderá parecer muito difícil, mas com o tempo, à medida que for treinando o seu ouvido, tornar-se-á cada vez mais fácil.

2. Pesquise o significado de palavras das suas músicas de eleição

Para ganhar vocabulário em inglês, comece por pesquisar o significado de palavras que fazem parte das letras das suas músicas de eleição. É uma forma de perceber melhor as letras e, ao mesmo tempo, de ganhar mais vocabulário, que poderá vir a usar posteriormente em várias situações.

3. Leia em Inglês

Consulte revistas internacionais, redigidas em língua inglesa, em suporte papel ou digital. Selecione os artigos que lhe interessam, de áreas que o atraem, e tente compreender a mensagem central neles presente. Sublinhe palavras cujo significado não entende e, no final, pesquise o seu significado.

4. Fale em inglês com os seus amigos

aprender ingles sozinho

Tente falar em inglês com os seus amigos e verá que todos ganham com isso. Mesmo que sinta muita dificuldade no início, vai ver que o discurso se tornará mais fluente a pouco e pouco. Recorde-se de que todos aqueles que vão estudar ou trabalhar num país em que a língua de comunicação é o inglês terão, também, de se esforçar por se fazer entender e compreender os outros. Comece desta forma!

5. Pesquise sites para aprender inglês

Há vários sites com atividades que o ajudarão nesta atitude autodidata na aprendizagem do Inglês. Por exemplo, pode visitar,  o Duolingo, o Busuu, ou o FluentU. Verá que estes sites serão uma grande ajuda para si.

Com estas dicas que lhe deixamos, aprender inglês sozinho será, certamente, uma tarefa muito mais fácil de concretizar. Seja resiliente e não desista do seu objetivo de se tornar fluente nesta língua internacional, basilar no mundo atual.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.