Publicidade:

6 atitudes que o impedem de ser feliz

Muitas vezes, é a sua postura perante a vida que o impede de ser feliz. Veja como pequenas mudanças de atitude e pensamento podem ajudar.

6 atitudes que o impedem de ser feliz
Ser mais feliz pode ser uma questão de atitude

Um dos comportamentos mais normais do ser humano é procurar coisas que o façam feliz. Emprego, lazer, tecnologia, roupas, experiências, casas, carros, joias… O desejo destas coisas tem por trás uma vontade de alcançar um sentimento de realização e felicidade que, infelizmente, muitas vezes não se chega a conquistar.

E se, ao invés de procurar a felicidade nas coisas, começasse a prestar mais atenção a si próprio, à sua visão sobre as coisas que o rodeiam e às atitudes que o impedem de ser feliz?

6 atitudes que deve mudar para ser feliz


Preocupar-se demasiado com o futuro

positivismo

Estar constantemente preocupado com o dia de amanhã é um desperdício de tempo. Não é possível prever ou controlar o que vai acontecer e esta preocupação apenas desvia a sua atenção das coisas que estão a acontecer no momento presente. Foque-se no “aqui e agora”, que é o que realmente importa.

Fazer comparações

ser feliz

Mark Twain disse: “A comparação é a morte do regozijo”. Ao invés de perder tempo a fazer comparações relativamente a outras pessoas, ou a outras fases da sua vida, aceite que as coisas e as pessoas são diferentes e que cada uma delas tem as suas particularidades. É o contraste e a diferença que tornam o mundo um lugar interessante.

Ser ingrato

positivismo

Estar sempre focado no que falta, no que ainda não se tem, pode fazer com que seja fácil esquecer aquilo que já se conquistou. Esqueça as conquistas do seu colega de trabalho: cada um possui uma trajetória de vida, qualidades e defeitos e aptidões específicas.

Nem sempre o que faz o outro feliz é o que trará felicidade para si também, assim como não dá para saber se aquilo que a outra pessoa tem a faz feliz. Faça uma pausa no seu dia para apreciar e agradecer todas as coisas boas que tem e que nem sempre são mensuráveis.

Manter-se na zona de conforto

zona de conforto

O medo de correr riscos é um instinto básico do ser humano, contudo, manter-se sempre na zona de conforto pode ser um dos comportamentos que o impedem de ser feliz. Não se esqueça que até as situações que parecem mais seguras no momento podem acabar sem aviso prévio.

Guardar rancor

relacoes felizes

Quando uma situação fica mal resolvida, ou traz muita mágoa, raiva ou ressentimento, é normal que seja difícil deixar de lado. Mas apegar-se a estes sentimentos não faz bem à sua saúde física ou mental. Procure praticar o perdão e deixar os sentimentos negativos de lado.

Negativismo

positividade

O mundo que nos rodeia é também um reflexo das nossas ações e sentimentos. Tente não assumir uma postura tão negativa e pessimista perante a vida. Isto pode trazer mais felicidade, como numa reação cíclica: à medida que nos sentimos menos negativos, as pessoas à nossa volta irão ser mais positivas e isso vai-se fazer notar também em nós.

Veja também: