Publicidade:

Precisa de um chá para a tosse? Aqui ficam 5

Tosse sem parar, tem a garganta irritada e já não sabe o que fazer para curar este problema? Descubra qual o chá para a tosse que deve beber.

Precisa de um chá para a tosse? Aqui ficam 5
É uma boa forma de evitar os fármacos

Procura o melhor chá para a tosse? Tosse tantas vezes que já lhe dói a garganta e parece não haver alívio possível? A tosse, seja seca ou com expetoração (produtiva), é um daqueles problemas de saúde dos quais todos fugimos a 7 pés, especialmente porque nem durante o sono nos dá tréguas, podendo até originar dores ou vómitos.

Contudo, nem todos gostam de tomar fármacos para tratar estes episódios e preferem optar por medicamentos naturais, pelo que uma boa ideia será saber qual o melhor chá para a tosse para si.

Com o objetivo de expulsar secreções ou intrusos, como pós, a tosse nada mais é do que um sintoma de uma doença, não se tratando de uma doença por si só. Trata-se de uma contração da caixa torácica que pretende combater uma irritação das vias respiratórias, podendo repetir-se durante um período de tempo.

Embora comum e não necessariamente alarmante, a tosse é um sintoma bastante incómodo que pode mesmo provocar formigueiro e dores na garganta. É por isso importante que saiba como pode tratá-la rapidamente e sem sair de casa. Tome nota das nossas sugestões.

Chá para a tosse: 5 opções


Possíveis causas para o aparecimento da tosse é coisa que não falta: desde alergia a constipação ou gripe, passando pelo tabaco, asma, doenças pulmonares ou cardíacas, irritação das vias respiratórias e, até mesmo, stress ou efeitos secundários provocados por medicamentos. Parece, portanto, óbvia a importância de consultar um médico e descartar possibilidades.

Importa ainda referir que existem dois tipos de tosse, no que se refere à sua duração, e que o modo de atuar varia de acordo com essa variação. Isto significa que, dependendo dos casos, pode ou não ser necessário complementar a ingestão do chá com a toma de fármacos ou terapias mais adequadas ao problema.

De forma geral, a tosse aguda surge de forma repentina e associada a infeções respiratórias agudas, como é o caso das gripes e constipações. A sua duração é curta, podendo desaparecer em alguns dias, e não comporta motivos para preocupação. Já a tosse crónica, por outro lado, é mais prolongada e pode ter na sua origem diversas causas, pelo que é aconselhável a observação por parte de um médico.

Chá de hortelã

chá de hortelã é um bom chá para a tosse

Pode surpreendê-lo, mas o chá de hortelã é um ótimo chá para a tosse. A verdade é que esta é uma planta com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, pelo que não deve ser descurada.

A sua principal atuação no que se refere à tosse prende-se com o facto de ser um bom aliado no combate ao muco, dissolvendo-o, limpando as vias respiratórias e, consequentemente, melhorando a respiração. Por outro lado, o chá de hortelã tem propriedades curativas relativamente a inflamações e infeções, o que é uma mais valia na cura dos problemas associados à tosse.

Chá de limão

o chá de limão é um bom chá para a tosse

De certeza que já bebeu em algum momento da sua vida um chá de casca ou sumo de limão, uma vez que esta é daquelas curas caseiras que passam de geração em geração. E a realidade é que parece mesmo ajudar.

O limão é um daqueles alimentos muito ricos em propriedades antibacterianas, ajudando no combate à tosse. Assim, o chá de limão não só funciona como um antibiótico como também reforça o sistema imunitário.

Contudo, por se tratar de um alimento ácido, implica algum cuidado. Para não ser um chá demasiado agressivo, talvez seja boa ideia colocar um pouco de mel na bebida para equilibrar o sabor e reforçar o efeito benéfico.

Chá de canela

o chá de canela é um bom chá para a tosse

A canela possui características medicinais que auxiliam no tratamento da tosse, seja ela seca ou produtiva. As suas propriedades bactericidas são excelentes para combater as bactérias que são culpadas por este sintoma tão incómodo.

Contudo, para potenciar os efeitos do consumo, deve juntar ao chá de canela umas gotas de sumo de limão e uma colher de mel. Caso seja do seu agrado, uma boa sugestão é completar a receita com cravo da Índia.

Chá de gengibre

este é um bom chá para a tosse

Poucos devem ser aqueles que não conhecem os benefícios do gengibre para a saúde. Contudo, fique agora a saber que este ingrediente pode também ser usado num chá para a tosse, deixando-o livre da garganta irritada.

As propriedades anti-inflamatórias desta bebida quente são o seu ponto forte, pelo que a dor provocada pela tosse desaparecerá num piscar de olhos e garganta ficará mais hidratada. Por outro lado, este chá é também um bom aliado na dissolvência do muco que poderá estar a provocar o problema.

Chá de urtiga

o chá de urtiga é um bom chá para a tosse

Se nunca bebeu chá de urtiga então temos a certeza de que vai passar ser fã desta bebida. De facto, pode até dizer-se que é uma das melhores infusões para a tosse, graças à sua atuação no organismo.

Este é, em primeiro lugar, o chá ideal para a tosse provocada por alergias. Acontece que a urtiga tem propriedades anti-histamínicas que prometem eliminar todos os sintomas relacionados com este tipo de problema. Por outro lado, é também um ótimo aliado contra as doenças respiratórias, como a asma (uma das possíveis causas de tosse), melhorando a respiração.

Por último, trata-se de um chá que dissolve e elimina o muco presente nos pulmões e vias respiratórias.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.