Publicidade:

Como aproveitar a época de saldos: 8 dicas essenciais

A época de saldos é uma altura de grande afluência às lojas e centros comerciais. Conheça as datas oficiais dos saldos e algumas dicas sobre esta época.

Como aproveitar a época de saldos: 8 dicas essenciais
Saiba como agir nesta época de boas oportunidades de compra

época de saldos é um período sempre esperado, quer pelos consumidores que desejam encontrar artigos pretendidos a preços mais baixos, quer pelos comerciantes que esperam aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, escoar produtos de uma estação já a terminar.

Assim, para que  consiga negócios vantajosos, deve conhecer estas dicas de como aproveitar a época de saldos.

8 dicas para aproveitar a época de saldos da melhor forma


1. Faça uma lista do que realmente precisa e conheça o seu orçamento

Verifique, antes de sair de casa, o que realmente precisa e o orçamento disponível para gastar. Saindo para as compras com tudo organizado e sabendo exatamente quanto pode gastar, direcionará as suas compras de forma correta e sensata, para aquilo que realmente precisa.

Se não seguir esta dica, poderá ir comprando tudo de que gosta, e quando chega ao que realmente precisa, pode já não ter orçamento disponível e não aproveitar essas grandes promoções! Tem de saber como poupar na suas compras.

2. Verifique os preços nas etiquetas

Tenha particular atenção em verificar nas etiquetas o preço anterior e o preço atual, já com o desconto feito ou a percentagem do mesmo. Esta comparação de preços ajudá-lo-á a perceber se esse é, de facto, um bom negócio.

3. Certifique-se de que o produto está em bom estado

No meio da confusão habitual dos saldos, muitas vezes, compramos um produto sem verificar o estado do mesmo, ou seja se está danificado ou se tem defeito de fabrico.

Assim, evitará comprar algo em mau estado, que acabará por ser um prejuízo e não a oportunidade que procura nesta época de saldos.

compras

4. Procure ir às compras em alturas mais tranquilas

Mesmo na época de saldos, existem alturas do dia em que há menos confusão nos centros comerciais e nas lojas. Assim, se possível, aproveite os saldos em dias da semana, preferencialmente na parte da manhã.

Desta forma, poderá escolher com mais calma e paciência tudo o quer comprar, encontrando, também, as lojas mais arrumadas e os funcionários mais disponíveis.

5. Experimente sempre as peças que quer comprar

Seja pelo cansaço ou pela confusão, não caia na tentação de comprar uma peça sem a experimentar. Mesmo sendo o seu tamanho habitual, a verdade é que pode não lhe servir ou não gostar de se ver com ela.

Lembre-se de que, apesar de as lojas, normalmente, mesmos nestes casos, efetuarem trocas, não são obrigadas a tal. A troca só é obrigatória se o produto apresentar algum defeito e se não houver indicação expressa de que a diminuição de preço se deve a defeito.

6. Invista nas peças certas

As melhores peças em que pode investir na época de saldos são os artigos de qualidade, devido à sua durabilidade e a não estarem acessíveis a todas as carteiras fora desta época de saldos.

Pode também procurar artigos intemporais, porque nunca ficam “fora de moda”, artigos específicos para determinadas ocasiões futuras que se aproximem, como casamentos para os quais já foi convidado, e, finalmente, artigos que se vão usar nas próximas estações, após uma pesquisa prévia sobre o assunto.

compras

7. Para conseguir aquela peça que tanto quer, vá logo no primeiro dia

Se há uma peça de que gostou e está à espera da época dos saldos para a comprar, vá logo no primeiro dia, ou poderá já não a encontrar! Não deixe a sua grande oportunidade escapar por entre os dedos.

8. Se for algo não urgente, arrisque deixar para comprar mais para a frente

Se quiser arriscar, deixe algumas coisas de que não precisa urgentemente para os segundos saldos, em que sabe que uma nova descida garantirá, pelo menos, 50% de desconto.

No entanto, numa terceira fase, há ainda coisas que são devolvidas ou que resistem inexplicavelmente, com descidas que podem estar na ordem dos 70%. Grandes oportunidade, sem dúvida!

Quais são as épocas de saldos?


A partir do verão de 2015, com a novo Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração, os saldos e as promoções deixaram de ter um período específico, podendo as lojas escolher as datas em que poderão vender os seus produtos a preços reduzidos.

Efetivamente, as duas épocas tradicionais de saldos deixaram de se aplicar de forma obrigatória. No entanto, para não confundir o consumidor, as grandes cadeias de lojas continuam a respeitar, de forma geral, o calendário habitual de saldos.

Assim, os saldos de verão duram, tradicionalmente a partir de meio/fim de julho, durando até meio de setembro. Já os saldos de inverno estão, habitualmente, marcados para começar a fim de dezembro, prolongando-se até fim de fevereiro.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.