Publicidade:

Como estudar inglês: 5 dicas práticas

Dominar línguas estrangeiras é requisito obrigatório em várias áreas. Siga estes passos e saiba como estudar inglês sozinho.

Como estudar inglês: 5 dicas práticas
Melhore a sua fluência no idioma

Saber falar inglês é praticamente obrigatório para os novos profissionais que vão agora integrar o mercado de trabalho ou para aqueles que procuram novas oportunidades de carreira. Este requisito deve-se, essencialmente, à globalização da economia mundial que fez com que as empresas adotassem o inglês como língua universal do mundo dos negócios. Se a língua inglesa não é o seu forte, siga as nossas dicas de como estudar inglês e melhore a sua fluência no idioma.

Conseguir ser fluente em inglês exige muita disciplina, dedicação e esforço, pois aprender um nova língua ou “desenferrujar” os conhecimentos antigos pode ser uma tarefa complicada. No entanto, se lhe servir de motivação para estudar, saiba que ter conhecimentos de língua inglesa pode ser suficiente para marcar a diferença e aumentar as possibilidades de conseguir um emprego.

Como referimos atrás, para além das várias empresas que escolheram o inglês como língua “corporativa”, o inglês é também o idioma mais falado do mundo, sendo a língua nativa mais falada e o segundo idioma mais falado fluentemente.

Claro que, dependendo de pessoa para pessoa, podem surgir algumas dificuldades de aprendizagem, seja pela dificuldade em assimilar uma nova gramática ou pela falta de tempo para se dedicar ao estudo. Mas não desespere, tendo em conta estas e outras dificuldades, reunimos para si alguns truques que o vão ajudar a saber como estudar inglês. Sim, é possível estudar inglês sozinho e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Ao seguir as dicas que aqui listamos, vai conseguir melhorar todas as competências necessárias para comunicar em inglês: speaking, listening, writing e reading.

Como estudar inglês sozinho: 5 dicas para aplicar já


Inglês: como treinar a gramática online

É provável que tenha alguma dificuldade em saber por onde começar. Gramática, tradução, conversação e interpretação são tópicos importantes na aprendizagem de qualquer língua estrangeira. A verdade é que a união destes quatro tópicos vai ajudar a dominar a língua inglesa:

  • a gramática permite organizar ideias e construir frases;
  • a tradução ajuda a memorizar o vocabulário, treinar a leitura e a escrita;
  • a conversação ajuda a melhorar a pronúncia;
  • a interpretação de textos ajuda a aplicar todos os conhecimentos da língua.

1. Organize o seu tempo de estudo

Faça um plano semanal com os seus horários disponíveis para estudar. É importante lembrar que quanto maior a dedicação, melhor será a aprendizagem. Procure ferramentas que o possam ajudar a aprender como, por exemplo, livros em inglês ou dicionários para consulta de palavras ainda não conhecidas. Seja consistente com os seus tempos de estudo, mantenha o ritmo.

Sempre que consiga algum tempo livre extra, dedique-se e aproveite para ler pequenos textos, ver filmes ou ouvir músicas em inglês.

2. Prepare o material de estudo

Seja qual for a área ou tema de estudo, é sempre necessário ter material de apoio à aprendizagem. Se estiver a frequentar um curso de inglês, provavelmente vão fornecer-lhe material ou acesso a informação disponível online para o ajudar. Mas se está a estudar inglês por “conta própria e risco”, pesquise textos, notícias e livros em inglês.

Verifique sempre que se tratam de materiais confiáveis e que estejam ao nível do seu conhecimento do língua. Quanto maior for a variedade de material disponível, melhor será a sua aprendizagem.

3. Conheça as expressões idiomáticas

O inglês é uma das línguas que mais possui gírias. Por isso, é necessário que pesquise essas palavras e seus significados. Muitos cursos de inglês não ensinam estas expressões por não serem consideradas palavras padrões do idioma. No entanto, em qualquer conversa com um nativo da língua, estas expressões e palavras vão surgir. Por isso, saiba o significado dessas palavras e como são aplicadas. Além disso, como em todas as línguas vivas, há sempre novas expressões e palavras a surgir, é importante que atualize com frequência o seu vocabulário.

Saiba mais sobre as expressões idiomáticas em inglês >>

4. Aprenda a gramática do idioma

Não podíamos falar em como estudar inglês sem referir a importância da gramática. Aprender a gramática de uma nova língua pode ser um sacrifício para muita gente. Mas não podemos pensar em ser fluentes em inglês e esquecer a gramática. Em qualquer língua, ter conhecimento da gramática é essencial para uma boa conversação. Dedique-se ao estudo, aplique as palavras e expressões corretamente.

5. Pratique a conversação

Para além de estudar a gramática da língua inglesa, é importante que treine a conversação para conseguir uma boa fluência no idioma. Ouça e cante músicas em inglês, veja filmes e procure conversar com nativos de língua inglesa para aperfeiçoar a sua fluência.

Mantenha-se motivado

Agora que já sabe como estudar inglês, comece já hoje a praticar estes ensinamentos e para se manter motivado, crie um cronograma com os objetivos que pretende atingir e vá riscando à medida que os alcança. Estes objetivos podem ser, por exemplo, ver um filme em inglês sem legendas, ler um romance em inglês ou passar férias num país onde a língua inglesa seja a língua oficial.

Veja também: