Publicidade:

Como limpar madeira sem danificar: todos os truques e dicas

Torne-se num verdadeiro expert na temática de como limpar madeira, com as nossas dicas e truques. Temos soluções para todos os casos!

Como limpar madeira sem danificar: todos os truques e dicas
Porque cada superfície é especial

Seja no pavimento de sua casa, nas janelas, portas ou até mesmo nas diferentes peças de mobiliário, este material está um pouco por todo o lado! Por isso, saber como limpar madeira corretamente torna-se bastante útil.

Aprenda connosco soluções caseiras que vão garantir superfícies brilhantes e recuperadas, sem despender de dinheiro em produtos industriais tóxicos e caros. Privilegie as nossas sugestões de como limpar madeira e teste a eficácia das mesmas nos revestimentos aí de casa.

É o material que mais reina em casa de todos! Afinal, basta fazer um pequeno teste. Olhe à sua volta e identifique pelo menos 5 coisas que sejam de madeira:

  • Cadeiras? Check
  • Portas? Check
  • Cama? Check
  • Estantes? Check
  • Prateleiras? Check
  • Armário da televisão? Check

E assim poderíamos continuar ao passar pelas diferentes divisões da casa.

No entanto, se este material não for bem estimado e tratado rapidamente pode acabar por ganhar um ar de velho e gasto e estragar o ambiente decorativo que pretende para sua casa. E é claro que um dos grandes segredos está na prevenção, mas saber como limpar madeira também pode ser uma excelente ajuda.

Aprenda a fazê-lo de diferentes formas e em diferentes superfícies, nós vamos ajudá-lo!

Como limpar madeira: diferentes objetivos, diferentes soluções


como limpar madeira

Polir madeira de forma natural

Se o seu objetivo de saber como limpar madeira é para a polir, então saiba que o óleo de amêndoas doces faz um trabalho excecional. Basta misturar ½ copo de óleo com ½ copo de água fria, humedecer um pano de algodão nessa solução e admirar o efeito brilhante que vai produzir nos seus móveis.

Remover manchas da madeira

Para o caso de querer remover manchas da madeira, pode utilizar um pano humedecido em água e álcool ou acetona na mesma proporção. Passe o pano sobre as manchas, garantindo que não está demasiado molhado e que, no final, seca bem toda a superfície.

Como alternativa, pode também misturar 1 copo de água morna com 1/2 chávena de detergente líquido e molhar um pano macio nessa solução. Torça-o e trabalhe de baixo para cima, limpando pequenas secções, uma de cada vez. Enxague bem e seque.

Se preferir opções de compra, pode aplicar soluções industriais em óleo, spray ou cera, devendo aplicar numa área pequena da madeira, para assegurar que não causa dano ao revestimento.

Como limpar chão de madeira

Para limpar um chão de madeira, o primeiro passo é sempre o de varrer o pavimento com uma vassoura de cerdas macias. De seguida, molhe um pano no polidor caseiro e torça bem. Finalize a limpeza, passando um pano seco.

Deixar janelas de madeira a brilhar

Os umbrais das suas portas e das janelas já não têm aquele brilho que tinham antigamente? Experimente utilizar a solução de polidor caseiro que partilhamos anteriormente consigo ou, então, um produto limpa-vidros para remover a sujidade e dar brilho.

Acabar com o pó nas superfícies de madeira

Para remover o excesso de poeira ou sujidade, utilize um pano de algodão limpo e macio. Noutras superfícies, pode aspirar, desde que use uma escova macia, para não riscar.

Como limpar madeira em superfícies especiais


As dicas anteriores são dicas gerais para superfícies de madeira. No entanto, existem alguns tipos que exigem cuidados especiais para que não saiam danificadas. Confira.

Especial madeira com esmalte

No caso de ter peças com madeira pintada, deve experimentar o seguinte truque: misture um líquido de limpeza com água morna. Molhe um pano na mistura e torça. Limpe a superfície de madeira, enxague com água limpa e morna e seque com um pano limpo e seco.

MDF

Hoje em dia, o MDF é um dos materiais mais comuns nas nossas casas, sobretudo no mobiliário por ser um tipo de madeira mais acessível. No entanto, ele é bastante mais sensível do que a madeira pura e exige cuidados especiais.

Para remover manchas nestas superfícies, utilize um pano levemente humedecido numa solução de álcool e água em partes iguais. Se o seu objetivo é apenas limpar, um pano com um pouco de spray para o pó é suficiente.

Laminados

Os chamados móveis de fórmica também exigem alguns cuidados extra. Em primeiro lugar, nunca deve utilizar materiais abrasivos como uma esponja de aço ou abrasiva uma vez que certamente os vai riscar. Para limpar os laminados, utilize um pano levemente humedecido com um produto à base de amoníaco, álcool ou detergente neutro.

Dicas gerais para manter a sua madeira como nova


Anote bem estas dicas para que nunca falhe na tarefa de limpar madeira:

  1. Não deixe o sol bater diretamente na madeira, para evitar que o material fique com uma aparência antiga e gasta;
  2. Nunca utilize panos encharcados, palha de aço ou abrasivos;
  3. Após a limpeza, seque bem as superfícies para não deixar manchas;
  4. Proteja as mesas e móveis de madeira usando toalhas de mesa, porta-copos e bases para pratos e panelas. Assim, evita manchas e aumenta a durabilidade do material;
  5. Teste em áreas pequenas e escondidas da madeira os métodos de limpeza utilizados, para se certificar que não causam qualquer dano;
  6. Não tente limpar madeira desencapada, ou seja, que não está fechada, pois tal significa que ela irá absorver a água;
  7. Não deixe água na madeira.

Siga os nossos truques sobre como limpar madeira, mas tenha também em atenção as nossas dicas para evitar danos e estragos nas superfícies. Teste sempre qualquer solução apenas numa pequena área, de forma a não danificar toda uma superfície.

Confie nas soluções caseiras que lhe apresentámos e faça delas as suas melhores amigas na hora de refrescar e renovar o aspeto das madeiras aí de casa, e consiga resultados perfeitos com muito pouco esforço.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação