Publicidade:

Como limpar madeira? Técnicas infalíveis para todas as superfícies

Descubra vários métodos sobre como limpar madeira com pó, manchas ou, mesmo, danificada. Temos soluções para todos os casos.

Como limpar madeira? Técnicas infalíveis para todas as superfícies
Madeira sem manchas e com muito brilho

Seja no pavimento de sua casa, nas janelas ou no mobiliário, a madeira está um pouco por todo o lado e, por isso, saber como limpar madeira corretamente torna-se bastante útil. Aprenda connosco soluções caseiras que vão garantir superfícies brilhantes e recuperadas, sem despender dinheiro em produtos industriais tóxicos e caros. Privilegie as nossas sugestões de como limpar madeira e teste a eficácia das mesmas nos revestimentos aí de casa.

Como limpar madeira, polir e deixá-la com um aspeto super brilhante


como limpar madeiraFonte: PxHere

Polidor de madeira caseiro

Dê lustro à superfície, usando óleo de amêndoas doces. Misture ½ copo de óleo com ½ copo de água fria. Humedeça um pano de algodão nessa solução e verá o efeito brilhante que vai produzir nos seus móveis.

Como tirar manchas da madeira

Neste caso, use um pano humedecido em água e álcool ou acetona na mesma proporção. Passe sobre as manchas, garantindo que o pano não está demasiadamente molhado e que, no final, seca bem toda a superfície. Também pode misturar 1 copo de água morna com 1/2 chávena de detergente líquido e molhar um pano macio nessa solução. Torça-o e trabalhe de baixo para cima, limpando pequenas secções, uma de cada vez. Enxagúe e seque. Se preferir, pode aplicar soluções industriais em óleo, spray ou cera, devendo aplicar numa área pequena da madeira, para assegurar que não causa dano ao revestimento.

Como limpar piso de madeira

Varra o pavimento com uma vassoura de cerdas macias. De seguida, molhe um pano no polidor caseiro e torça bem. Finalize a limpeza, passando um pano seco.

Como limpar janelas de madeira

Use o polidor caseiro ou um limpa-vidros para remover a sujidade e dar brilho.

Como limpar o pó da madeira

Para remover o excesso de poeira ou sujidade, utilize um pano de algodão limpo e macio. Noutras superfícies, pode aspirar, desde que use uma escova macia, para não riscar.

Como limpar madeira esmaltada

Misture um líquido de limpeza com água morna. Molhe um pano na mistura e torça. Limpe a superfície de madeira, enxague com água limpa e morna e seque com um pano limpo e seco.

Dicas para conservar as superfícies de madeira

  • Não deixe o sol bater diretamente na madeira, para evitar que o material fique com uma aparência antiga e gasta.
  • Nunca utilize panos encharcados, palha de aço ou abrasivos.
  • Após a limpeza, seque bem as superfícies para não deixar manchas.
  • Proteja as mesas e móveis de madeira usando toalhas de mesa, porta-copos e bases para pratos e panelas. Assim, evita manchas e aumenta a durabilidade do material.
  • Teste em áreas pequenas e escondidas da madeira os métodos de limpeza utilizados, para certificar-se que não causa qualquer dano.
  • Não tente limpar madeira desencapada, ou seja, que não está fechadoa, pois tal significa que ela irá absorver a água.
  • Não deixe água na madeira.

Siga os nossos truques sobre como limpar madeira, mas tenha também em atenção as nossas dicas para evitar danos e estragos nas superfícies. Teste sempre qualquer solução apenas numa pequena área, de forma a não danificar toda uma superfície. Confie nas soluções caseiras que lhe apresentámos e faça delas as suas melhores amigas na hora de refrescar e renovar o aspeto das madeiras aí de casa, e consiga resultados perfeitos com muito pouco esforço.

Veja também:

Limpeza e Arrumação