Publicidade:

Como recuperar ficheiros apagados no PC e no Mac

Eliminou ficheiros que, afinal, não devia. Saiba o que pode fazer para recuperar ficheiros apagados que pensava estarem perdidos para sempre.

Como recuperar ficheiros apagados no PC e no Mac
Onde estão aqueles ficheiros importantíssimos?

Já toda a gente passou pela experiência de apagar, acidentalmente, ficheiros do computador. Então, como recuperar ficheiros apagados? A boa notícia é que existem vários recursos aos quais pode recorrer caso queira recuperar ficheiros que apagou do computador.

Quer seja utilizador de PC ou Mac, veja que medidas pode adotar, caso tenha apagado ficheiros sem querer e os queira recuperar.

Como recuperar ficheiros apagados no PC


acer pcFonte: pexels/kaboompics

1. Verificar a reciclagem

Pode parecer uma medida óbvia, mas é o primeiro passo a tomar quando se pretende recuperar ficheiros que foram apagados. Vá à reciclagem, procure os ficheiros que apagou e, clicando no botão do lado direito do rato, escolha a opção ‘Restaurar’.

2. Recorrer ao backup

Se faz faz backups regulares do seu disco rígido, é provável que consiga lá encontrar os ficheiros que apagou. Caso não faça backups dos seus ficheiros, é uma boa altura para começar a adotar esta prática.

3. Usar software próprio para a recuperação de ficheiros apagados

Existem muitos programas para fazer a recuperação de ficheiros que foram apagados. Veja algumas opções:

O Recuva é uma excelente opção, é eficaz, gratuito e muito fácil de usar. Os outros softwares são também exemplos de ferramentas gratuitas que o podem ajudar a recuperar ficheiros que apagou acidentalmente.

4. Pedir ajuda profissional

Se nenhuma destas soluções foi útil, então leve o computador a um centro de reparações e peça que lhe façam uma recuperação dos ficheiros.

Como recuperar ficheiros apagados no Mac


mac

1. Verificar o lixo

Deve sempre começar pelo mais simples. Antes de tentar tomar medidas mais complexas, vá à pasta do lixo e verifique se os ficheiros que procura estão lá.

Caso os encontre, clique no botão do lado direito do rato e escolha a opção repor ou arraste o ficheiro para uma nova pasta onde pretende que este se passe a localizar.

2. Recorrer à Time Machine

Como o nome indica, a Time Machine é uma ferramenta do Mac que permite ao utilizador fazer cópias de segurança de todos os ficheiros para um dispositivo de armazenamento externo (um disco externo, por exemplo), possibilitando que este depois restaure os ficheiros ou veja as suas versões anteriores.

Caso utilize a Time Machine, deve recorrer a ela para procurar os ficheiros que eliminou e pretende recuperar.

3. Usar software próprio para a recuperação de ficheiros apagados

Há muitas aplicações gratuitas que o ajudam fazer o restauro de ficheiros que foram apagados.

Uma das ferramentas mais completas para este efeito é o Disk Drill. Já o EaseUS Data Recovery Wizard, o Softtote Mac Data Recovery e o MiniTool Power Data Recovery são exemplos de programas que pode usar para tentar recuperar ficheiros que tenham sido eliminados.

4. Pedir ajuda profissional

Caso nenhuma das alternativas listadas acima ajude a recuperar os ficheiros que apagou, leve o computador a um profissional, de preferência a um centro de reparações certificado pela Apple.

Os acidentes acontecem. Principalmente, quando menos espera! Quem é que nunca apagou um ficheiro sem querer? E se fosse um ficheiro importante? Agora já sabe o que fazer para recuperar ficheiros apagados e pode poupar daquele pequeno “ataque de nervos” que costuma ter quando apaga ficheiros importantíssimos até da reciclagem.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.