Publicidade:

Sabe qual é a companhia aérea mais barata do mundo?

Se é fã do conceito low-cost nas viagens de avião, tem de conhecer a companhia aérea mais barata do mundo: o preço médio dos seus voos é de €0,05 por quilómetro.

Sabe qual é a companhia aérea mais barata do mundo?
A moda dos voos low-cost veio para ficar

O aparecimento do conceito low-cost no mercado das viagens de avião veio revolucionar o turismo e Portugal que o diga. Por todo o planeta há cada vez mais companhias que apostam no segmento dos voos baratos. Mas sabe qual é a companhia aérea mais barata do mundo? E será que opera em Portugal? Nós dizemos-lhe tudo.

A Rome2Rio é uma plataforma internacional de pesquisa e comparação de preços de voos. Todos os anos faz uma análise aos preços praticados pelas companhias e elabora o “Rome2rio Global Flight Price Ranking”, listando as empresas em termos de preços praticados. Em 2018, quem ganhou o título de companhia aérea mais barata do mundo foi a Tigerair, da Austrália.

Conheça a Tigerair, a companhia aérea mais barata do mundo


Onde opera

Avião da TigerairFonte: Commons/RyanBernard22

Se já estava a esfregar as mãos de contente, lamentamos informar que a Tigerair só voa na Austrália. São 13 os destinos domésticos ligados pela companhia, num total de 500 voos por semana. Se um dia for à Austrália, um país com mais de 7 milhões de km2, já sabe: a Tigerair tem voos entre cidades tão carismáticas como Sidney, Melbourne, Camberra, Adelaide ou Cairns.

Preço dos bilhetes

voos low-cost

O estudo demonstrou que, em média, a Tigerair cobra cinco cêntimos por quilómetro. Isto significa que viajar com esta companhia de Sidney para Melbourne, por exemplo, cuja rota mede cerca de 880 km, ficará em média por 44 euros.

Qualidade e segurança

Qualidade do serviço da Tigerair

A companhia aérea mais barata do mundo não se livra de já ter sido considerada “a pior companhia australiana”. No entanto, desde que foi comprada, em 2014, pelo Virgin Australian Group, a Tigerair tem investido para mudar esta imagem e oferecer aos passageiros uma experiência positiva.

Recentemente aumentaram a oferta a nível da comida, com opções vegan e vegetarianas, assim como melhoraram os assentos em várias aeronaves. Ainda assim, lembre-se de que é uma companhia low-cost: não há mantas e outras mordomias.

As tripulações são consideradas simpáticas e os seus clientes variam desde o turista mochileiro ao desportista famoso ou às celebridades australianas.

Relativamente a questões de segurança, a companhia já teve alguns percalços – como fumo detetado na cabine ou algumas aterragens de emergência devido a problemas do motor – mas nunca foi registado nenhum acidente grave.

Outras companhias aéreas baratas

No top5 deste ranking, podemos encontrar ainda a Air Asia X, Indonesia Air Asia, Jetstar e Etihad. Já a Ryanair, a companhia áerea low-cost mais popular entre os portugueses ocupa o 9º lugar.

Veja também: