Publicidade:

O que faz um empresário de futebol?

O empresário de futebol é uma figura de extrema importância no mundo da bola. Mas o que faz? Saiba tudo sobre esta função, que pode render milhões.

O que faz um empresário de futebol?
Conheça melhor esta função, que pode ser milionária

Seja um jogador menos conhecido ou um jogador popular em todo o mundo, a verdade é que todos são representados por um empresário de futebol. Este, mediante os jogadores que representa, pode ganhar verdadeiras fortunas, tornando-se, ele próprio, uma figura mediática do mundo do desporto rei. Saiba o que faz exatamente um empresário de futebol, confira nomes de alguns deles, e saiba por que razão se tornam indispensáveis a todos os jogadores.

Saiba mais sobre a função de empresário de futebol


empresario de futebol

1. O que faz?

Este profissional possui carteira FIFA, a entidade que regula o futebol mundial, e representa os interesses dos jogadores e dos treinadores, podendo mesmo ser intermediário de negócios, através de procuração dos clubes. O seu trabalho é defender o melhor para os profissionais da bola, com assinatura de contratos de representação exclusiva até ao limite máximo de dois anos, havendo cláusulas por objetivos. Desta forma, gere a carreira desportiva dos futebolistas que representa, procurando melhores clubes e salários.

2. Quantos existem no mundo?

Por todo o mundo, existem cerca de 5000 empresários do futebol, sendo que 53 deles se encontram sediados em Portugal.

3. É um negócio lucrativo para todos os agentes?

Na verdade, se para uns este é de facto um trabalho milionário, para outros nem tanto, dependendo dos jogadores que representam.

4. Como ganha dinheiro?

Um empresário de futebol provavelmente não ganha salário mensal. Contudo, se conseguir uma transferência, pode lucrar até 10% do valor total englobado no negócio, ou então uma percentagem do rendimento líquido anual dos jogadores de futebol que representa.

Paralelamente, os agentes com maior poder financeiro investem no passe dos jogadores, aguardando depois a valorização dos ativos. Muitos deles fazem mesmo parcerias com empresários do estrangeiro para conseguir alcançar melhores mercados.

empresario de futebol

5. Alguns exemplos de nomes de empresários de futebol

Jorge Mendes: português, proprietário da Gestifute, é um empresário de futebol que representa de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, liderando o ranking mundial de agências de futebolistas, possuindo uma carteira de jogadores, avaliada em centenas de milhões de euros.

Mino Raiola: empresário polémico, representando nomes como Paul Pogba, Henrikh Mkhitaryan, Zlatan Ibrahimovic, Romelu Lukaku e Mario Balotelli. Esteve no topo do mercado em 2016, quando conseguiu a transferência milionária de Paul Pogba, da Juventus para o Manchester United.

Constantin Dumitrascu: é líder da Mondial Sport Management, tendo importantes ligações à Premier League, particularmente ao Chelsea. Os principais jogadores que representa são Philippe Coutinho, Philippe Coutinho, Edinson Cavani, Dimitri Payet e Riyad Mahrez.

Pere Guardiola (irmão de Pep Guardiola) e Jaume Roures: sócios, estão à frente da Media Base Sports, representando Suárez, Iniesta, Thiago Alcantara e Pedro Obiang.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.