Publicidade:

Escapadinhas no Douro: plano para dias perfeitos

Nunca é demais relembrar o quão retemperadoras e incríveis podem ser as escapadinhas no Douro. Atente às nossas sugestões.

Escapadinhas no Douro: plano para dias perfeitos
O que visitar, onde comer e onde ficar hospedado

Do vinho aos socalcos, às paisagens deslumbrantes, à comida deliciosa: aproveite todos estes encantos nas suas escapadinhas no Douro, com as dicas que temos para partilhar consigo. É só mesmo quando se desliza pelas águas tranquilas do rio Douro e nos damos conta de estar rodeados pelos socalcos repletos de vinhedos, resistindo a intempéries e crises, que percebemos realmente o quão bonita é a primeira região demarcada do mundo. Por isso, para muitos, uma visita ao Douro é uma autêntica revelação de que afinal não é preciso muito para ser feliz.

Escapadinhas no Douro: o que fazer?


douro

Não adianta ver fotografias, só mesmo quem visita a região é que percebe os encantos que só o Douro tem, e que nos fazem abrir a alma e o espírito para os verdadeiros prazeres da vida. Descubra o que fazer.

Passear pelo Alto Douro Vinhateiro

O Alto Douro Vinhateiro existe desde 1756, por iniciativa do governo de Marquês de Pombal, e é o exemplo perfeito de uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, seja do afamado vinho do Porto, seja dos mais recentes vinhos de mesa também de grande qualidade.

A produção de vinho não é algo que marca apenas a paisagem, mas também o ritmo de vida da população: o inverno é marcado pela calma e pelo sossego, que parece transparecer nas videiras despidas; o outono traz a azáfama das vindimas, com um descer e subir de cestos e tesouras de poda, nas encostas povoadas por trabalhadores; enquanto que a primavera e o verão chamam os turistas e os curiosos para desfrutar da região.

Passeio de comboio

Se adora comboios, a Linha Ferroviária do Douro é, indiscutivelmente, uma das linhas mais bonitas do mundo, com estações ancoradas nas margens do Douro, em edifícios revestidos a azulejos, apeadeiros perdidos, túneis misteriosos, pontes centenárias e locais que parecem perdidos no tempo, mas que mantêm a beleza de outrora.

A linha do Douro tem início na cidade do Porto, atravessa os concelhos de Ermesinde, Penafiel e Marco de Canaveses, passando para um ambiente mais rural e aproximando-se do Douro Vinhateiro, onde contacta entre as estações de Pala e Mosteirô.

Onde comer?

vinho e queijo

Ir ao Douro e não desfrutar da gastronomia local está totalmente proibido. Zona de pratos ricos e de conforto, com produtos locais e de sabor sem igual.

DOC

O restaurante do chef Rui Paula localiza-se em Folgosa do Douro, entre o Pinhão e o Peso da Régua, e exibe a sua cozinha transmontano-duriense numa estrutura plantada à beira-rio. Aqui também a garrafeira é de respeito: são mais de 600 referências, quase todas produzidas naquelas margens.

Ver restaurante >>

Conceitus Winery Restaurant

Este foi o primeiro “winery restaurante” da região e só por isso já vale a pena a visita. Mas é pelo cuidado que há em selecionar todos os dias os sabores frescos da época para criar pratos muito exclusivos e com muito sabor, sempre recorrendo às tradições e produtos locais.

Ver restaurante >>

Vindouro

Este é um restaurante de cozinha regional contemporânea, de base mediterrânica e que transforma o tradicional e clássico num prato contemporâneo e elegante. Está localizado num local de rara beleza, à beira-rio, e faz-nos sentir como se o rio e as vinhas tivessem sido criados de propósito para nós, para nosso deleite.

Ver restaurante >>

Onde ficar?

douro

E depois de tanto passeio e delícias provadas ao longo do dia, todos queremos um local incrível para descansar. Pois bem, temos três excelentes sugestões, das quais provavelmente já ouviu falar.

Six Senses Douro Valley

Este hotel está situado numa quinta do século XIX, totalmente renovada, numa colina, em pleno vale do Rio Douro. Possui vistas deslumbrantes para as montanhas cobertas de vinhas e para o rio que corre quase sem destino. Possui um spa, restaurantes, Wine Library, piscinas, horta orgânica, quartos, suites e até um villa especial com piscina privada.

Ver alojamento >>

Douro Royal Valley Hotel

O Douro Royal Valley Hotel & Spa proporciona um ambiente relaxante e acolhedor, o que permite a cada hóspede uma relação próxima com a natureza. Em qualquer um dos 70 quartos pode desfrutar de vistas panorâmicas sobre o rio, que lhe oferecem o conforto que precisa e a excelência que merece, proporcionando-lhe uma estadia única, seja em trabalho ou em lazer.

Ver alojamento >>

The Vintage House

O Vintage House Hotel encontra-se idilicamente junto à beira-rio no Pinhão, no verdadeiro coração do Vale do Douro. Por lá, encontrará uma receção calorosa, um excecional nível de conforto e uma atmosfera agradável num elegante refúgio rústico e clássico.

Ver alojamento >>

Tire uns dias para fazer escapadinhas no Douro e verá como se sentirá de energias renovadas!

Veja também: