Publicidade:

6 fatos que a vão querer fazer aderir à tendência esta primavera

Símbolo da emancipação feminina, os fatos com calças estão de volta e já não se usam só para trabalhar. Reunimos os 6 mais bonitos que vai querer usar esta primavera.

6 fatos que a vão querer fazer aderir à tendência esta primavera
Fatos para usar e abusar

Embora os associemos a ambientes de trabalho formais, os fatos usados por mulheres têm uma longa história. Começaram a usar-se no século XIX, com saia, e na década de 10 do século passado apareceram usados com calças, no feminino. Mas, timidamente, claro. Afinal, as calças eram para homens e a maior parte das mulheres não se atrevia a usá-las.

Foi, contudo, na década de 40, que as estrelas de cinema –  numa atitude tão vanguardista quanto provocadora – popularizaram os fatos com calças para mulheres. Marlene Dietrich foi uma das maiores impulsionadoras do movimento, usando e abusando dos seus fatos, em eventos e no dia a dia.

Mas, a verdadeira revolução aconteceu nas décadas de 60 e 70. Yves Saint Laurent criou o smoking para mulher, dando ao género feminino um papel de destaque numa sociedade claramente em mudança. Afinal, foi naquela época que as mulheres entraram no mercado de trabalho de forma consistente e que, algumas, ascenderam a altos cargos que pediam o fato como código de vestuário. Devemos-lhe a ele, e à sua criatividade, o smoking de bom corte que assenta no corpo de forma perfeita.

Depois de alguns anos arrumados no armário, os fatos chegam-nos agora reinventados. Com um corte mais moderno, feminino ou oversized, em cores tendência e com muita personalidade, é fácil usá-los. E, o melhor de tudo é que são elegantes sem serem demasiado pretensiosos. Pode levá-los para o trabalho ou para uma saída com as amigas. Não acredita? Veja abaixo os que não vai querer perder.

6 fatos para usar na primavera-verão


1.Rosa

O rosa tem sido a escolha de eleição das it girls e instagrammers para usar em fato. E que cor poderia ser mais feminina do que rosa? Perfeita para quebrar o ar masculino do fato, use-o com ténis para sair com as amigas e com saltos para trabalhar.

 

2. Branco

O fato branco é, inevitavelmente, sinónimo de elegância, assumindo-se como um conjunto que todas deveríamos ter no armário. Assim, se tem algum evento em que quer estar elegante, mas não lhe apetece usar vestido ou saia, um fato branco é uma aposta infalível.

 

3. Laranja

O laranja, a par das outras cores neon, tem estado em alta no palco das tendências. Por isso, se gosta, apostar num fato desta cor é uma excelente ideia. Use-o com uma t-shirt para desconstruir o seu ar mais formal, ou com uma camisa de seda para trabalhar. Nos pés, tanto pode optar por sandálias, como por ténis ou stilettos.

 

4. Amarelo

O amarelo não é uma cor consensual, muito menos que agrade a todas. Contudo, tem vindo a conquistar cada vez mais mulheres e, quando se trata de fatos nesta cor, são muitas as que não o dispensam. Se anda à procura de peças alegres para trabalhar (mesmo que num ambiente mais formal), um fato amarelo é a certeza de estar bonita, elegante e original.

 

5. Às riscas

À primeira vista, um fato às riscas pode até parecer ousado. Mas, a verdade é que poucos padrões são tão neutros e atemporais como as riscas. Assim, se é uma mulher mais clássica, mas está cansada de usar sempre preto e branco, arrisque num fato às riscas. É, claramente, elegante, mas com uma pitada de originalidade que deixa o look mais fresco e, de alguma forma, com mais estilo.

 

6. Floral

Os fatos com padrão floral não são, certamente, para todas. Mas, se é romântica e feminina, vai mesmo querer ter um. Para usar em conjunto ou separado, é uma boa forma de ter alguma liberdade, mesmo em looks mais formais. Para um dia de trabalho, combine com uns sapatos de salto alto em nude e, para sair com as amigas, com umas Vans brancas.

 

Agora que já viu as nossas sugestões, vai aderir à tendência dos fatos?

Veja também: