Publicidade:

10 livros para ler na adolescência que não vai querer deixar escapar

Existem muitas obras que de alguma forma retratam esta época especial da vida. Conheça o nosso top 10 dos livros para ler na adolescência.

10 livros para ler na adolescência que não vai querer deixar escapar
Livros para quem está na flor da juventude

Alguns mais sérios, outros mais leves, outros de “ajuda” sem que se perceba que o são: há de tudo um pouco nas escolhas dos melhores livros para ler na adolescência.

Livros para ler na adolescência: leituras obrigatórias


1. O Diário de Anne Frank, de Anne Frank

Este é, sem dúvida, um dos melhores livros para adolescentes, ou não tivesse sido escrito por uma. O livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e revela ao mundo o dia a dia, no decurso de dois longos anos, de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um outro grupo de judeus, durante a ocupação nazi. O final da história não é propriamente feliz – os ocupantes daquele pequeno anexo secreto acabam por ser todos presos e a Anne Frank morre num campo de concentração, a menos de dois meses do final da guerra. É, por isso, um excelente retrato da realidade para qualquer adolescente aprender a relativizar os seus problemas.

 

2. A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne

A Volta ao Mundo em 80 Dias conta a aventura de Phileas Fogg, um jovem cavalheiro britânico que leva uma vida regrada e solitária. Certo dia, ele aposta com os membros do seu clube que é possível dar a volta ao mundo em oitenta dias. E assim, juntamente com o seu fiel criado Passepartout, começa a aventura de uma vida. Adaptada para filmes, BDs, videojogos e desenhos animados, este é um dos melhores livros para adolescentes, misturando aventuras reais com q.b. de fantasia e sonhos.

 

3. O Diário Secreto de Adrien Mole, de Sue Townsend

Não há nenhum adolescente que não passe por uma crise que roce o apocalipse. E é por isso que “O Diário Secreto de Adrien Mole” é um dos melhores livros para adolescentes, transformando as tempestades da adolescência em aventuras tão dramáticas quanto divertidas. Esclarecendo, estas tragédias são borbulhas indesejadas, amores não correspondidos, as crises matrimoniais dos pais, e por aí fora.

 

4. Se Vir um Ovni, Peço-lhe Boleia, de Nurb

Se vir um Ovni, Peço-lhe Boleia é, literalmente, um manual de sobrevivência para o fim da adolescência e início da idade adulta, escrito por um conhecido youtuber e cantor. Até pode ser uma leitura interessante para os pais, para se relembrarem e se conseguirem colocar no lugar dos filhos.

 

5. Diário de uma Peste, Virginy Sam

Este livro para adolescentes conquista logo nas primeiras páginas. Qualquer teen se vai identificar com esta “peste”, os seus problemas, curiosidades e questões existenciais. Além disso, a obra está cheia de dicas divertidas, sempre com uma ponta de ironia e travessura, fazendo com que a leitura seja muito estimulante.

 

6. Por 13 Razões, de Jay Asher

Depois do estrondoso sucesso na Netflix, é mais que merecida a leitura do livro que lhe deu origem. A protagonista da história é Hannah Baker, uma jovem que cometeu suicídio, deixando para trás cassetes com as 13 razões por que o fez. Clay é o nosso narrador e é através dele que ficamos a perceber o que é que aconteceu. Ora, este livro pode ser um bom quebra-gelo para conversar sobre bullying, abuso sexual e suicídio.

 

7. O Estranho Caso do Cão Morto, de Mark Haddon

Christopher Boone, um jovem de 15 anos e autista, é o protagonista desta história. Ele é um génio da matemática, percebe imenso de ciência, mas zero de interação humana. Um dia, Christopher encontra o cão da vizinha morto no meio do jardim, e a partir desse momento fica obcecado pela busca de um culpado. O interessante disto tudo é precisamente a perspectiva de Christopher, a maneira de como o autor nos permite colocar no lugar de um autista, ou lá próximo.

 

8. O Deus das Moscas, de William Golding

Durante uma evacuação em tempos de guerra, um avião despenha-se numa ilha deserta do Pacífico, e os únicos sobreviventes são uns jovens rapazes. Jack, um deles, tenta reorganizar o grupo, distribuir tarefas e responsabilidades, mas a histeria por não haver adultos por perto e a vontade de dominar acaba por dividir o grupo em facções e trazer ao de cima a barbárie que vai dentro do coração humano.

 

9. A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Quase a fechar a nossa lista de livros para ler na adolescência, encontramos a história de Marta, a melhor amiga de Joana, que morreu devido a uma overdose. Para somar ao trauma, Joana sente que a família a negligencia e que os amigos não a compreendem. Não tarda, por isso, que ela caia no mesmo círculo vicioso que Marta. Também no Plano Nacional de Leitura, este livro para adolescentes pode funcionar como um ótimo desbloqueador de assuntos sérios.

 

10. Ética para Um Jovem, de Fernando Savater

Menos que as teorias da ética filosófica, este livro procura abordar a ética de uma perspectiva do dia-a-dia. Fala sobre liberdade, socialização, ser consciente, a importância dos nossos actos na nossa definição e empatia. É, talvez, o livro para adolescentes mais difíceis de ler nesta lista, uma vez que não conta nenhuma história propriamente dita. Mas é uma leitura necessária, que se deve fazer lenta e reflectidamente.

 

Chegámos ao fim das nossas sugestões de livros para ler na adolescência! Já teve oportunidade de os ler?

Veja também: