Publicidade:

Estas são as 12 maiores cidades do mundo

Mais de metade da população reside nas maiores cidades do mundo. Saiba quais são e qual a sua tendência de crescimento.

Estas são as 12 maiores cidades do mundo
A Índia concentra três das maiores cidades do mundo

As cidades fazem-se de inúmeras valências que as tornam absolutamente irrepetíveis. Uma cidade é caraterizada pelas suas pessoas, pela arquitetura, pelas lojas, pelos cafés, pelos restaurantes, pelas pessoas que as habitam e por tudo aquilo que é tão intangível e que dá carisma a cada cidade.

Quando falamos nas maiores cidades do mundo, estamos claramente a classificá-las pela densidade populacional. Para quem não sabe, mais de metade da população mundial está distribuída pelas grandes cidade, prevendo-se que em 2050 existam cerca de 23 cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

Top 12 das maiores cidades do mundo

1. Tóquio

toquio

A cidade de Tóquio, no Japão, é atualmente a maior cidade do mundo, contanto com mais de 38 milhões de habitantes. O Japão é um país que tem vindo a evoluir gradualmente, após ter passado um período recessivo há uns anos a esta parte. Em 2025, prevê-se que este número aumente um milhão.

2. Déli

A Índia vai ser repetente neste ranking, como já seria de esperar. Mas  cidade que ocupa o segundo lugar das maiores cidades do mundo é mesmo Déli, com cerca de 26 milhões de habitantesA Índia surge duas vezes neste ranking, tendo três das maiores cidades do mundo. Em segundo lugar aparece Déli, atualmente com 22 milhões de habitantes. Com a tendência de crescimento que se tem vindo a verificar nos últimos anos, prevê-se que em 2025 Déli atinja os 28 milhões de pessoas a residir na cidade.

3. Xangai

E a medalha de bronze é conquistada por Xangai, na China. Contando com quase 25 milhões de habitantes, a colossal cidade Chinesa apresenta uma enorme tendência de crescimento populacional. Os edifícios e arquitetura super moderna contrasta com uma outra parte milenar da cidade.  

4. Mumbai

mumbai
A Índia volta a entrar no ranking das maiores cidades do mundo. Mumbai regista cerca de 21,4 milhões de habitantes e a tendência de crescimento não é pequena. Afinal, ela é também considerada uma das cidades mais baratos do mundo e só por isso já atrai uma grande franja de pessoas.

5. São Paulo

Em quinto lugar está uma das cidades principais do Brasil, São Paulo. Pólo mundial absolutamente fulcral, com excelentes universidades e empresas que recebem pessoas de todo o mundo, esta cidade regista atualmente uma população de cerca de 21,3 milhões de habitantes.

6. Pequim

pequim
E na sexta posição das maiores cidades do mundo está novamente uma cidade chinesa – desta vez é Beijing (Pequim). Com 21,2 milhões de habitantes, esta cidade tem o maior palácio do mundo (“Cidade Proibida”). A capital da China, além de residentes fixos, tem atraído também cada vez mais turistas.

7. Cidade do México

Voamos agora até à América do Sul, especificamente para a Cidade do México, um dos destinos turísticos que se tem afirmado predileto nos últimos anos. A cidade do México conta com cerca de 21,2 milhões de habitantes e a tendência não é para diminuir.

8. Osaka

20,3 milhões de habitantes. É este o número brutal registado pela cidade de Osaka, no Japão, o que comprova uma vez mais que as cidades asiáticas estão no grupo das que mostram maior crescimento e potencial de desenvolvimento populacional.

9. Cairo

No ranking das maiores cidades do mundo entra uma Egípcia. O Cairo regista atualmente um total de cerca de 19 milhões de habitantes e a velocidade de crescimento não parece estar a diminuir.

10. Nova Iorque

nova iorque

Enorme não só pela sua densidade populacional, mas também por aquilo que representa no mundo, Nova Iorque é uma das maiores cidades, com uma população que ronda os 19 milhões de habitantes. Mantendo a tendência de crescimento, em 2025 poderá chegar aos 20 milhões.

11. Daca

Poucas pessoas terão noção, mas Daca, no Bangladesh é das maiores cidades do mundo, com uma população de mais de 18 milhões de pessoas. E não só é uma das cidades com maior número de habitantes, como, em 2015, conquistou o título da cidade com maior densidade populacional: 44,500 por quilómetro quadrado.

12. Karachi

karachi
Em último lugar do top 12, está uma cidade paquistanesa – Karachi. Atualmente com cerca de 17 milhões de habitantes, tem perspetivas de crescimento que chegam a ser assustadoras: prevê-se que em  2030 chegue praticamente aos 25 milhões de habitantes.

Veja também: