Publicidade:

Qual é a melhor altura para comprar roupa e poupar?

Planear idas às compras não significa só aproveitar épocas de saldos sem pensar mais no assunto. Saiba qual é a melhor altura para comprar roupa e poupar.

Qual é a melhor altura para comprar roupa e poupar?
Renovar o guarda-roupa e poupar

Qual é que acha ser a melhor altura para comprar roupa, e ao mesmo tempo, conseguir poupar algum dinheiro? A resposta parece ser óbvia: as épocas de saldos. O que corresponde à verdade, mas que não é uma questão assim tão linear.

O primeiro fator a considerar é que são muitas as lojas e marcas que fazem campanhas especiais em épocas mais ou menos aleatórias durante o ano, não exclusivamente nos saldos. O segundo fator são as compras online, desde descontos exclusivos a determinadas campanhas, preços mais reduzidos, etc. Outro fator importante é o planeamento.

Não é incomum comprar demasiado, mesmo em épocas de saldos. Se decidir gastar só porque as peças lhe parecem muito baratas e um verdadeiro achado, mas que no fundo não refletem o seu gosto e estilo pessoal, acabou por desperdiçar dinheiro.

A melhor altura para comprar roupa

compras

Podemos verificar algumas tendências para quando são feitas determinadas promoções em certos artigos de roupa. O melhor dia do ano para comprar roupa é o dia 26 de dezembro, basicamente toda aquela semana entre o Natal e o Ano Novo. É quando começa a época de saldos de inverno, com excelentes oportunidades de poupança para preparar o inverno seguinte. Afinal, normalmente são as peças mais quentes, as mais caras.

Aposte nesta altura e até ao fim de fevereiro para comprar os casacos de inverno. Tem de ter alguma paciência, as lojas prometem alguma confusão nesta altura, mas vai valer a pena, para poupar na compra deste tipo de peças.

O início do ano, enquanto está frio, também é a melhor altura para comprar fatos. Falamos de fatos de homem mais formais, para casamentos e outros eventos. Os estilos e tendências nunca mudam muito para estas peças de roupa, o que é uma vantagem.

Para comprar fatos de banho e outra roupa de verão, pense de forma oposta. A partir de julho pode conseguir algumas peças e poupar muitos euros. Mesmo antes da época de saldos começar, é normal que se façam algumas promoções.

Saiba também que é normal surgirem algumas promoções de lingerie, roupa interior e roupa para dormir sempre nas trocas de estações, do inverno para a primavera, da primavera para o verão, verão para outono e outono para inverno. Muitas lojas fazem campanhas específicas. Subscreva newsletters e esteja atento nas redes sociais, para não as perder.

Comprar online

comprar online

Qual é a melhor altura para comprar roupa online? Muito provavelmente qualquer dia do ano, em qualquer estação. Não são raras as oportunidades de poupar, exclusivamente nas lojas de roupa online, até em marcas com lojas físicas.

Para comprar online e poupar, tenha em conta alguns aspetos:

1. Conheça bem os seus tamanhos e não ignore as tabelas de medições/conversões;

2. Tenha sempre uma fita métrica enquanto faz compras online;

3. Se tem dúvidas no que diz respeito a proporções, cores ou dimensões, experimente fazer uma pesquisa antes. Por exemplo, para comprar maquilhagem online, é bom consultar um ou dois blogs de pessoas que já tenham experimentado. O mesmo pode ser feito com roupa;

4. Não tenha pressa e deixe o carrinho de compras “descansar”;

5. Consulte sempre as políticas de devolução;

6. Tome nota de como foi a experiência com determinada compra, os tamanhos que comprou, se correu bem, etc,

Comprar nos saldos

As melhor altura para comprar roupa nos saldos é de manhã e durante a semana. Não vá às compras nestas alturas sem preparar previamente a sua carteira e a sua lista. Prepare-se tendo em conta o seu orçamento e o que realmente precisa. Se acaba por comprar apenas por encontrar produtos baratos, acaba por não poupar, que é o objetivo desta época de saldos.

Duas dicas importantes: não pague com cartão, nem o leve, se possível. Escolha pagar com dinheiro, dentro do orçamento que definiu, para evitar gastos extra. Experimente sempre a roupa antes de comprar, para evitar desilusões e porque muitas vezes estas já são peças únicas e já não existem outros tamanhos.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.