Publicidade:

6 sites onde encontrar músicas sem direitos de autor

Se gosta de produzir conteúdo com música, deve saber que o ideal é usar músicas sem direitos de autor. Fique a saber onde pode aceder a essas músicas.

6 sites onde encontrar músicas sem direitos de autor
Saiba onde encontrar músicas que pode usar como quiser

Para usar uma determinada música em produções próprias deve ter autorização dos produtores dessa música. A outra opção é usar músicas sem direitos de autor. Mas onde pode encontrar essas músicas?

Neste artigo, damos a conhecer alguns sites onde pode ir buscar músicas sem direitos de autor para usar nas suas produções pessoais e – quem sabe – ajudar a produzir o próximo vídeo viral da Internet!

Músicas com direitos de autor: o que são?


Músicas com direitos autor precisam de licença e de pagamento aos produtores, autores, compositores e, muitas vezes, estúdios de gravação para serem utilizadas. Logo, só poderá usar estas músicas com a respetiva licença.

Por exemplo, já alguma vez tentou reproduzir uma música no YouTube e apareceu um aviso a dizer que os direitos de autor da mesma não permitiam a reprodução? Então, se gostava de colocar um vídeo criado por si nesta plataforma ou noutra qualquer, o melhor é usar músicas sem direitos de autor.

Outra opção é tratar das licenças das outras músicas com direitos de autor. Pondere se vale a pena o trabalho e os custos.

músicas sem direitos de autor

Músicas sem direitos de autor: o que são e onde encontrá-las?


Estas não são difíceis de compreender. Tratam-se de músicas em que o autores das mesmas abrem mão dos seus direitos de autor. Estes dispensam os direitos para as suas músicas poderem ser utilizadas gratuitamente. Mas onde encontrar estas músicas?

Sites de músicas sem direitos de autor

A Internet veio facilitar o acesso a músicas sem direitos de autor. Há vários sites que disponibilizam estas músicas de forma gratuita, basta apenas encontrar aquele com as músicas mais apropriadas para as suas produções pessoais.

Jamendo

Este site é uma plataforma onde os autores e produtores de música partilham as suas criações na Internet, tendo em conta uma licença da Creative Commons.

As músicas estão disponíveis em formato MP3, basta fazer download de qualquer música para o seu e-mail ou usar redes P2P. Este é um dos sites mais práticos para fazer download de músicas sem direitos de autor, nem precisa de fazer registo.

Se quiser usar as músicas para fins comerciais, deve tornar-se membro Pro Jamengo, tendo uma taxa variável para ter acesso livre a todos os produtos multimédia.

Ben Sound

O ponto forte deste site é a organização e categorização das suas músicas, o que pode ajudá-lo se estiver com dúvidas de que tipo de música precisa para o seu projeto. Mais um site gratuito para obter músicas sem direitos de autor.

Opsound

Tal como no Jamendo, aqui também não precisa de fazer registo para fazer download de músicas sem direitos de autor. Sendo gratuito, todas as músicas de artistas independentes têm uma licença Creative Commons.

Mais uma vez, pode obter estas músicas no formato MP3 e a maior característica deste site é o incentivo ao uso de músicas sem direitos de autor em projetos comerciais.

YouTube AudioLibrary

Esta é uma biblioteca disponibilizada pelo próprio YouTube. Recheada de músicas e efeitos sonoros sem direitos de autor, esta biblioteca promete satisfazer a imaginação dos produtores independentes de conteúdo, sendo que não precisa de submeter os seus projetos no YouTube apenas por esta livraria pertencer ao mesmo.

Free Music Archive

Mais uma vez, o registo não é necessário para obter as suas músicas sem direitos de autor neste site. Pode partilhar as suas criações, mas o uso das músicas para projetos comerciais não é permitido, sendo as músicas em formato MP3.

NeoSounds

Neste site é necessário pagar para ter acesso a estas músicas, porém, estas são criadas por autores e produtores profissionais. As músicas estão disponíveis em formato MP3 e podem ser usadas para projetos comerciais desde que não venda mais de 10 mil cópias, sendo necessário efetuar um registo gratuito na plataforma.

Tenha, no entanto, cuidado e leia as condições de cada site. O uso indevido de músicas nos seus projetos pode levar a que esteja a violar algum direito, além da falta de ética. O YouTube inclusive remove do seu site projetos que usem música com direitos de autor sem as devidas licenças.

Agora dê liberdade à sua imaginação e conquiste os seus amigos e a Internet com os seus conteúdos únicos e recheados de músicas sem direitos de autor.

Veja também: