Publicidade:

Nike Adapt BB: apertam sozinhas, trazem motor e atualizam-se

O basquetebol foi o desporto escolhido para começar a testar as novas Nike Adapt BB, as sapatilhas que se adaptam ao pé e se apertam através do smartphone.

Nike Adapt BB: apertam sozinhas, trazem motor e atualizam-se
Sapatilhas com carregador que se apertam sozinhas

O futuro é tecnológico e disso não parece haver dúvidas. São cada vez mais as inovações que chegam diariamente ao mercado e chegou a altura da tecnologia ser adaptada às sapatilhas. As Nike Adapt BB são um dos primeiros exemplos disso mesmo, adaptando-se, pela primeira vez, às necessidades de um atleta.

Nike Adapt BB: um motor e umas sapatilhas


Não, não leu mal. O novo modelo da Nike tem um motor incorporado capaz de adaptar a forma das sapatilhas às necessidades de quem as calça. O basquetebol foi o desporto escolhido pela marca para testar as novas funcionalidades e, consequentemente, as suas vantagens.

As Nike Adapt BB são muito mais do que umas sapatilhas que se apertam sozinhas. Aliás, é através de uma aplicação específica que pode ter o controlo total deste par de sneakers que, para além de incluir um motor, está também equipado com luzes LED.

Um nível de conforto superior num desporto exigente

Tendo por base os atletas profissionais de basquetebol, a Nike analisou minuciosamente o comportamento destes e a forma como o seu rendimento era influenciado pelas sapatilhas que calçavam. A marca concluiu que, na verdade, no decorrer de um jogo de basket, o pé de um atleta pode aumentar até meio tamanho.

“As necessidades do pé variam a qualquer momento, dependendo do desporto praticado”, afirmou a empresa de desporto, que confirmou ainda que, aquilo que pode parecer confortável num minuto, deixa de o ser passado relativamente pouco tempo.

Foi sobre essas “alterações de necessidades” que a marca desenvolveu as Nike Adapt BB que, como o próprio nome indica, se adaptam ao pé de um jogador (ou outra pessoa não praticante) consoante as suas necessidades do momento – sentido a sapatilha larga, esta pode ser apertada através de uma app e desapertada no caso da forma estar a apertar demasiado o pé.

A vontade de criar um nível de conforto superior e distinto da oferta que atualmente existe foi o motor principal da Nike. De acordo com Eric Avar, VP Creative Director of Innovation da Nike, o desporto onde este novo modelo melhor se insere é o basquetebol, “dada a exigência elevada que os atletas colocam sobre as sapatilhas que usam”.

nike adapt bb

Fonte da Imagem: Nike/Divulgação

O que é que as Nike Adapt BB têm de diferente?

Praticamente tudo. Ainda que o aspeto exterior se possa assemelhar a outros modelos já existentes, aquilo que estas sapatilhas incluem e possibilitam, em nada se compara com a restante oferta. Para além de incluir luzes LED junto à sola, funcionam com base num pequeno motor, capaz de apertar e desapertar tanto a forma da sapatilha como os próprios atacadores.

Este ajuste pode ser feito de forma automática ou manual, graças à tecnologia FitAdapt desenvolvida pela Nike. Se escolher a primeira maneira, basta um simples toque na aplicação Nike Adapt para que as sapatilhas de ajustem rápida e automaticamente. Caso não seja isso que pretende, pode sempre apertá-las da forma convencional.

Outra das grandes vantagens deste modelo face a outros é o facto de se poder atualizar constantemente. A Nike não fecha as portas à inovação e permite que os atletas que tenham estas sapatilhas evoluam as suas funcionalidades através de upgrades inteligentes.

Evolução contínua

Tudo indica que a Nike não vai ficar por aqui, admitindo que as Nike Adapt BB vão receber atualizações de forma constante à medida que são utilizadas por diferentes atletas. A fase de investigação e teste foi altamente exaustiva, tendo contado com a ajuda de atletas profissionais cujo testemunho e utilização foram imprescindíveis para a comercialização do produto.

Jayson Tatum, dos Boston Celtics, foi um dos escolhidos para testar estas sapatilhas do futuro. Para além do conforto, o jogador apontou como mais-valia o facto de uma pessoa poder ter total controlo sobre aquilo que está a calçar, para além de ter acesso a todas as informações e funcionalidades.

Algumas dos pontos positivos apreciados por Jayson prendem-se com o facto de poder mudar a cor das luzes LED quando quer, ajustar as sapatilhas da forma que precisa e ainda o facto de ter acesso à percentagem de bateria restante.

nike adapt bb

Fonte da Imagem: Nike/Divulgação

Sim, porque importa referir que as Nike Adapt BB têm de ser carregadas de forma a funcionarem corretamente, isto é, com a capacidade de se ajustarem consoante as necessidades da pessoa que os calça. Tudo depende da utilização dada, mas a Nike refere que as sapatilhas devem ser carregadas a cada 12 dias.

Esse carregamento é feito sobre uma plataforma wireless, semelhante àquelas que existem para carregar os smartphones, mas maior e especificamente desenvolvida para o efeito. Claro está que tudo depende da utilização dada, mas a estimativa dada pela empresa está próxima da realidade.

A Adapt BB estão à venda a partir de 350$ (aproximadamente 312,32€) em plataformas como a StockX e já incluem a base de carregamento necessária para garantir a autonomia necessária às sapatilhas.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.