Publicidade:

O que é o Isofix e como funciona

Sabe o que é o Isofix? Este sistema de segurança ajuda a aumentar a segurança das crianças mais pequenas durante viagens de carro.

O que é o Isofix e como funciona
Um sistema de segurança

A segurança rodoviária dos mais pequenos é sempre uma preocupação de qualquer condutor, especialmente sendo pai ou mãe das crianças. Se acha que podia fazer mais pela segurança dos seus filhos, sabe o que é o Isofix? Este sistema inovador, usado a nível mundial, tem sido uma inovação neste sentido.

O que é o Isofix

O Isofix é um sistema internacional de fixação de cadeiras para crianças e bebés, que prende os assentos das crianças ao carro. E prende corretamente, quer a cadeira esteja virada para a frente ou para trás. Certifica-se que a cadeira não se solta em caso de acidente. É um apoio à utilização do cinto de segurança, que nunca deve deixar de ser usado.

Como funciona o sistema Isofix?

O sistema baseia-se em dois pontos, duas linguetas, que se encaixam no carro e na cadeira. Normalmente estão disponíveis apenas nos bancos traseiros, mas já existem modelos em que se encontram também no banco de passageiro da frente. Podem até estar escondidos atrás de capas removíveis nos assentos.

O sistema tem confirmação sonora e visual de que está bem instalado, e os modelos mais modernos têm também uma fixação superior ou um pé de apoio, o que contribui para uma maior estabilidade. Basta pressionar os clipes ou encaixes das cadeiras, nas peças montadas nos carros.

Podem existir três pontos de fixação no total, sendo que o superior é denominado de Top Tether e deverá estar assim identificado, nos automóveis mais recentes, no piso da mala ou nas traseiras do banco. Pode ainda instalar uma perna de apoio. É sempre importante verificar os respetivos manuais de instruções para uma correta instalação.

À partida, hoje em dia, o sistema Isofix é universal, mas ainda há certos modelos de cadeirinhas que não encaixam nos conjuntos de montagem. Verifique se a sua cadeira é compatível com o seu carro. Se preparar a chegada de um bebé, faça questão de comprar uma cadeira de viagem compatível.

Quanto aos automóveis, praticamente todos os veículos lançados depois de 2006 dispõem do sistema Isofix. Desde fevereiro de 2013, todos os carros novos têm os dois pontos de ancoragem Isofix e o Top Tether.

O que é o Isofix: vantagens

1. É um complemento ao cinto de segurança, não é uma alternativa, nem um sistema mais eficaz;

2. A instalação da cadeirinha é mais rápida e não permite erros, visto existir um alerta sonoro e visual;

3. Em caso de travagem brusca ou acidente, a criança está mais segura, não sofrendo tanto o impacto;

4. Em testes de segurança, provou ser excepcionalmente seguro.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: